terça-feira, 25 de setembro de 2007

É amanhã o dia da Banda

Banda polaca, o quarto livro de Dante Mendonça
Mara Andrich
Humor e conhecimentos históricos. É a isso que o leitor terá acesso ao conhecer o quarto livro do cartunista e escritor Dante Mendonça, Banda polaca. Depois de conhecer um pouco da história dos polacos em Curitiba, o leitor será convidado a entrar no mundo dos “causos” dessa etnia, que não tem poucos representantes no Sul do País.Mendonça conta que o nome do livro foi dado em função de uma banda “verdadeira” que existia na cidade no período entre 1976 e 1982, da qual ele fazia parte (mas o nome “banda” no livro se refere a “lado” ou “margem”). A banda, chamada de Banda Polaca, tocava músicas de Carnaval. Embora Mendonça não seja polaco (ele é descendente de italianos, nascido em Nova Trento, Santa Catarina), o escritor pretende mesmo contar, com muito bom humor, um pouco da vida dos polacos no Sul do País. “Quem nasceu aqui cresceu ouvindo histórias de polacos, e nunca ninguém pensou em reuni-las em um livro”, comentou. Para escrever o livro, o escritor não só ouviu muitos representantes da etnia, como também fez várias pesquisas históricas sobre o assunto. Na obra, Mendonça aborda as dificuldades dos polacos em se adaptar à nova terra, a língua diferente com a qual tinham que se acostumar e os preconceitos que tiveram que enfrentar. Há 35 trabalhando no jornal O Estado do Paraná, Mendonça faz as charges da publicação e ainda mantém uma coluna. No ramo das charges, ele é um dos pioneiros a publicá-las, em cores, na capa de um jornal. Hoje, dividido entre escrever suas crônicas e fazer charges, Mendonça diz que lê um pouco de tudo, principalmente sobre história, e que não considera ter influências para escrever. “Sou um leitor compulsivo”, comenta. Pai de dois filhos, veio para Curitiba na década de 70, de onde não mais saiu. O livro conta com o apoio do jornalista Ulisses Iarochinski, Roberto Gomes, Nireu Teixeira, Ernani Buchmann, além do posfácio do escritor paranaense Wilson Bueno. A resenha da capa é do jornalista Toninho Vaz. Serviço Lançamento do livro Banda polaca, de Dante Mendonça, dia 26 de setembro, às 18h, na Casa Romário Martins (Rua São Francisco, 30 - Largo da Ordem). Telefone: (41) 3321-3255.


CONVITE DO ISIDÓRIO DUPPA


Também será lançado conjuntamente o CD de músicas do "Polskiego Pochodzenia" que atende pelo nome artístico de Duppa com dois Ps para não confundir com nádegas em polaco.
Este é o convite bem apolacado de Isidório:
"Iéu ta convidando vosse pro lansamento do Livro Banda Polaca do Dante Mendonça, que junto vai çer lansado ieden Cd, com 10 musicanti do Trator envenedado (de uma zioada na capa do Cd no albu de fotograsfia de iéu) Vai ser na Casa Romário Martim, no Largo da Orde nas Curitiba, dia 26 dos setembro a parti das 18 ora da tarde. Yéu vai tar lá pra nóis prosiá, intón, trate de atrelá os cavalo na carossa e vamo junto tomá gasosão vermelha. Recado do Isidório: Veja tambéi o cripe de fizérô do Trator Envenedado nos meus vidio e iéu nem sabia, mais acho bacana pra buro, dizê que já ta a mais de um ano no iotubo e qui nem marido traído, iéu foi urtimo a sabê. Inda mais ... se vosse quizé baxar as música do trator envenenado é só ir na cumunidade “Semo Polaco Non Semo Fraco” que tem um linque pra ponhar as música do teu cumputador.Um Grande abrasso do Isidório. (Zido pros mais chegado)."


Nenhum comentário: