segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Wawel: Quarta maravilha da Polônia

Foto: Wojciech Gorgolewski
Resta falar da quarta maravilha da Polônia, elegida pelos leitores do jornal "Rzeczpospolita": Wawel.
A colina de Cracóvia, na margem do rio Vístula, .com uma altitude de 228 metros acima do nível do mar é o símbolo de maior significado da Polônia. É aí que se encontra o Castelo Real e a Catedral Metropolitana de Cracóvia - verdadeiro panteão nacional. Não só estão enterrados aqui os reis e suas famílias, mas também os principais heróis da Pátria como Jan Sobielski, Tadeusz, Kosciuszko, Józef Pilsudski, Adam Mieckiewicz, Władysław Sikorski e os santos Estanislau, Casimiro e Edvirges. Apenas os restos mortais de Mieszko I e dos reis Bolesław I e August Poniatowski não estão aqui.
Arqueólogos acreditam que as formações rochosas da colina são da era jurássica e que o ser humano começou a habitar a região no período Paleolítico. Foram encontrados vestígios da fixação do homem que datam do século 4. Já os eslavos são documentados aqui no século 7. Uma das muitas lendas sobre Wawel diz que o rei Krakus, fundador da cidade, teria dado a mão de sua filha a princesa Wanda ao jovem Skuba, que matou o terrível dragão que se escondia na caverna embaixo da colina.

Maja no novo "Rzeczpospolita"

Maja Ostaszewska, na cena, com o ator Artur Źmijeswski. Foto: produção do filme
"O senhor Andrzej dependia disto, que se nós déssemos à interpretação uma áurea de homenagem trágica aos assassinados. Assim interpretamos com a emoção verdadeira de pesssoas contemporâneas e não um monumento ao cemitério. Existiu para cada um que participou do filme, um profundo motivo pessoal. Em Katyń meu bisavô foi assassinado. Na minha casa muito se falou sobre isso. Quando li o roteiro, ocorreu-me, que meu personagem lembrava muito minha bisavó, que ficou sozinha com sua filhinha e não se conformou com a mentira sobre Katyń. Mas para mim Katyń é um filme universal. Hoje, tal tragédia atinge mães, esposas e filhas no Tibet, Chechênia e África, porque por diferentes causas a verdade sobre a morte do pai, do marido e do irmão é incômoda para os políticos". Fragmento da entrevista de Maja Ostaszewska, atriz principal do filme "Katyń" de Andrzej Wajda (andjei vaida), para o jornal "Rzeczpospolita" (jetchpospolita - república) desta segunda-feira. O tradicional jornal polaco sai hoje nas bancas com o formato reduzido, "berliner", seguindo a tendência de „The Wall Street Journal”, „The Guardian”, „Frankfurter Allgemeine Zeitung”, „Die Welt” e dos jornais brasileiros como "Tribuna do Paraná", "O Estado do Paraná", em Curitiba. Na Polônia, os jornais "Gazeta Wyborca" e o "Dziennik Polski" possuem o formato "tablóide", o mesmo do jornal "Zero Hora" de Porto Alegre. A manchete principal "Tusk celuje w dwie debaty" (tusk tsseluie v dvie debati - Tusk objetivo no segundo debate") fala sobre o candidato Donald Tusk, presidente do Partido "PO - Platforma Obywatelska" (platforma obivatelska - plataforma da Cidadania) que lidera as pesquisas de opinião pública nas grandes cidades da Polônia, para as eleições parlamentares antecipadas deste 22 de outubro. Acesse o jornal em idioma polaco em: http://www.rp.pl
P.S. O filme "Katyń" continua batendo recordes de bilheteria na Polônia