domingo, 4 de novembro de 2007

O Olho do Mar da Polônia

Morskie Oko (olho do mar) é o maior e mais conhecido lago das Montanhas Tatras, no vale de Rybi Potok, entre os picos de Mięguszowieckie Szczytów, no Sul da Polônia.
O nome Morskie Oko está relacionado com uma antiga lenda, que fala que ele está ligado subterraneamente com o Mar Adriático. Ao Norte do lago está construído o albergue PTTK, numa altitude de 1405 m acima do nível do mar. O albergue é considerado o mais antigo dos Tatras, pois foi construído em 1890. A mais antiga citação sobre o lago Morskie Oko é de 1575. O Rei Władysław IV (vuadissuaf - ladislau), em 1637, cedeu por decreto real o lago e o seu entorno para o pastor Władysław Nowobilski. O lago está a uma altitude de 1395 m acima do nível do mar. Suas coordenadas geográficas são: 49°13' N, 20°04' E. O lago tem origem no pós-glacial e possui 34,93 ha de superfície, 862 m de comprimento por 566 m de largura. Sua maior profundidade é de 50,8 m.

Explode coração verde e branco do Brasil

Foto na Gazeta: Marcelo Elias
Que me perdoem os torcedores de outros times, mas o Coxa está em meu coração. Que saudade me deu das arquibancadas do estádio do Alto da Glória! 2008 verá o mais verdão dos verdões na primeira divisão. Coritiba Football Club que me espere. A torcida coxa-branca mais uma vez mostrou porque é a maior do Paraná. Sim, porque mesmo na série B lota estádio, ao contrário das outras que "compram" institutos de pesquisa e ficam em casa assistindo pelo tubo..."Cori, Cori, Cori...Coritiba!!!" "La no alto está brilhando o coxa-branca, meu Coritiba é o campeão do povo... Como é bom ser feliz de novo!". O mais tradicional do Paraná, nasceu verde e branco já em 1909. Portanto, que me perdoem palmeirenses, guaranis, goianos, juventudinos, sporting, betis, celtic e todos os outros verdes do Brasil e do Mundo, mas VERDÃO só existe um: CORITIBA!!!!! 32 vezes campeão do Paraná, fita azul internacional, campeão do torneio do povo, primeiro paranaense campeão do Brasil (1985). Várias vezes roubado pelos árbitros e CBF está de novo no seu devido lugar: desta vez não deu pros inimigos, o Coxa está na primeira divisão!!!

Para ouvir o hino oficial do Coritiba clique no link: http://www.coxanautas.com.br/audios/hinooficial.mp3