quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Alemão reconhece pai nazista

Foto: Arquivo Museu Nacional Auschwitz-Birkenau

Chocante é a expressão que pode traduzir a visita de um turista alemão a Auschwitz neste fim de semana. Um morador de 65 anos de Düsseldorf, reconheceu numa das fotos seu pai no soldado nazista que controlava a entrada dos prisioneiros judeus recém-chegados ao campo de concentração de Auschwitz. "A princípio ele pensava que poderia encontrar em fotos alguém da família, mas nunca como um soldado nazista", disse ao jornal "Gazeta Wyborcza", o funcionário do Museu, Jacek Lech, a respeito do turista que ele atendeu. A fotografia foi feita no próprio campo, em 1944. Na fotografia se observa o transporte de judeus húngaros na plataforma de trens em Birkenau. O oficial da SS seleciona os que vão para a câmara de gás. "Este jovem de uniforme SS é meu pai", confirmou o turista alemão. A fotografia faz parte do álbum de sobrevivente Lili Jacob, húngara judia que tinha 18 anos e perdeu toda sua família em Auschwitz. O turista contou que nasceu em Berlim em 1942 e que sua mãe falava no seu pai como sanitarista que ajudava os doentes nos campos de concentração. Ao encerrar a guerra ele ficou preso durante dois anos pelas forças inglesas. Liberto, em seguida, tornou-se pastor protestante e acabou morrendo em 1988. Infelizmente o funcionário do museu não anotou o nome do turista nem seu endereço na Alemanha.

Tusk visita Berlim

Foto: Wojciech Surdziel / AG
A visita oficial a Alemanha do primeiro-ministro polaco Donald Tusk, nesta terça-feira, marcou um novo relacionamento entre os dois chefes de governo e os dois países. Tusk e Merkel estavam mais sorridentes do que nos encontros anteriores de Angela Merkel com o ex-primeiro ministro Jarosław Kaczyński (iarossuaf catchinhsqui). Mas os assuntos tratados não foram menos espinhosos que antes, aliás continuam os mesmos... o gasoduto russo alemão no mar Báltico e o polêmico Museu da Segunda Guerra Mundial, que os alemães estão decididos a criar em Berlim.
Sempre sorrindo Tusk disse a Merkel que a cidade de Gdańsk (cidade natal do premier) é o local mais indicado para tal museu. Como se sabe, a cidade polaca de Gdańsk, durante dezenas de ocupassão prussa-alemã teve seu nome mudado para Dantzig e foi uma das que mais sofreu os horrores das guerras entre as duas nações. "É fácil resolver os assuntos de mãos dadas. Apenas precisamos de um pouco mais de tempo" definiu Tusk sua conversa de pouco mais de duas horas com a chanceler Angela Merkel. Inclusive, disse ele, sobre assuntos difíceis. Por isso ele protestou contra o gasoduto russo, dizendo que se trata de uma chantagem energética por parte de Moscou. Por isso ele acredita que uma conversa entre a Polônia e a Alemanha pode chegar a bom termo.