quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Oscypek polaco vence na Comissão

A guerra pelo nome do queijo-nome a Polônia desferiu contra seu vizinho sulista, a Eslováquia acabou formalmente. Bruxelas no fim da semana passada formalmente decidiu conferir o status de "DOC - Denominação de Origem Controlada" para o Oscypek, um queijo resinoso e defumado produzido nas Montanhas Tatras, que usa leite de ovelha não pasteurizado no seu preparo. A decisão da União Européia pretende assegurar aos consumidores adquirem um produto que seja genuinamente produzido em sua região tradicional, e não uma imitação que se faça em qualquer outro lugar. "O Oscypek só pode ser produzido em algumas comunidades no lado polaco do Tatras. Os eslovacos poderão continuar fazendo a sua própria variedade, que eles chamam de Ostiepok”, explicou Jan Janczy, líder da Associação dos Criadores de Ovelhas e Cabras da região Sul da Polônia, que havia entrado com o pedido de proteção do nome junto a UE. A Comissão Européia acrescentou o Oscypek à lista de 161 queijos, a qual inclui nomes internacionalmente renomados como o francês Roquefort, o italiano Gorgonzola e o inglês Stilton Azul.
Entretanto, a Eslováquia decidiu usar seu poder de veto junto à UE para bloquear o movimento, temendo que tal decisão pudesse impedir sua própria produção e comercialização de queijo. Bratislava decidirá em maio se derrubará sua oposição às pretensões polacas. De acordo com Janczy, o Oscypek e o Ostiepok são fundamentalmente queijos diferentes, apesar dos nomes semelhantes e aparência. O queijo polaco é feito artesanalmente, enquanto seu primo eslovaco é produzido em processo mecanizado. Além disso, enquanto os produtores de Oscypek só podem adicionar ao leite de ovelha um máximo de 40 por cento de leite de vaca, os fabricantes de Ostiepok praticamente usam mais de 80 por cento de leite de vaca. Não podendo ser por isto considerado um queijo de leite de ovelha como é o tradicional queijo polaco Oscypek. Janczy disse que proteção conferida pela UE ajudará na melhoria da qualidade do Oscypek e sua expansão no mercado, já que apenas 70 por cento do que é atualmente vendido com este rótulo merece o nome. Oscypek é produzido pelos montanheses do Tatras desde o século 15. Ele impressiona pela beleza em forma de madeira esculpida. De onde justamente ganha o nome de Oscypek, pois este ato de fazer fendas na madeira vem do verbo Rozszczepić (roschtchpitch - fender, rachar). Depois da ordenha das ovelhas, o leite é colocado em baldes de madeira e após o coalho é vertido através de panos de linho. A massa do queijo conseguida é colocada em formas de madeira entalhadas, o que dará o formato de madeira esculpida, uma vez que ele seja defumado. A Polônia é o único país do Leste Europeu que conseguiu a proteção da União Européia para seus queijos até agora. Antes do Oscypek, a mesma Associação de já havia conseguido a "DOC-Denominação de Origem Controlada" para outro queijo da região das montanhas do país, o "Bryndza Podhalanska". Estes produtos polacos se unem a lista de 800 nomes da União Européia que inclui especialidades como o presunto italiano Parma e azeites da Grécia e Espanha, além de 12 tipos de cerveja alemã.

Reforma Ortográfica Português - 20

BASE XIX - DAS MINÚSCULAS E MAIÚSCULAS

1º) A letra minúscula inicial é usada:
a) Ordinariamente, em todos os vocábulos da língua nos usos correntes.
b) Nos nomes dos dias, meses, estações do ano: segunda-feira; outubro; primavera.
c) Nos bibliónimos/bibliônimos (após o primeiro elemento, que é com maisúcula, os demais vocábulos, podem ser escritos com minúscula, salvo nos nomes próprios nele contidos, tudo em grifo): O Senhor do paço de Ninães, O Senhor do paço de Ninães, Menino de engenho, Árvore e Tambor ou Árvore e Tambor.
d) Nos usos de fulano, sicrano, beltrano.
e) Nos pontos cardeais (mas não nas suas abreviaturas): norte, sul (mas: SW sudoeste).
f) Nos axiónimos/axiônimos e hagiónimos/hagiônimos (opcionalmente, neste caso, também com
maiúscula): senhor doutor Joaquim da Silva, bacharel Mário Abrantes, o Cardeal Bembo; santa Filomena (ou Santa Filomena).
g) Nos nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com
maiúscula): português (ou Português), matemática (ou Matemática); línguas e literaturas modernas (ou Línguas e Literaturas Modernas).

2º) A letra maiúscula inicial é usada:
a) Nos antropónimos/antropônimos, reais ou fictícios: Pedro Marques; Branca de Neve, D. Quixote.
b) Nos topónimos/topônimos, reais ou fictícios: Lisboa, Luanda, Maputo, Rio de Janeiro; Atlântida,
Hespéria.
c) Nos nomes de seres antropomorfizados ou mitológicos: Adamastor; Neptuno/ Netuno.
d) Nos nomes que designam instituições: Instituto de Pensões e Aposentadorias da Previdência Social.
e) Nos nomes de festas e festividades: Natal, Páscoa, Ramadão, Todos os Santos.
f) Nos títulos de periódicos, que retêm o itálico: O Primeiro de Janeiro, O Estado de São Paulo (ou S.
Paulo).
g) Nos pontos cardeais ou equivalentes, quando empregados absolutamente: Nordeste, por nordeste do Brasil, Norte, por norte de Portugal, Meio-Dia, pelo sul da França ou de outros países, Ocidente, por ocidente europeu, Oriente, por oriente asiático.
h) Em siglas, símbolos ou abreviaturas internacionais ou nacionalmente reguladas com maiúsculas, iniciais ou mediais ou finais ou o todo em maiúsculas: FAO, NATO, ONU; H2O, Sr., V. Exª..
i) Opcionalmente, em palavras usadas reverencialmente, aulicamente ou hierarquicamente, em inicio de versos, em categorizações de logradouros públicos: (rua ou Rua da Liberdade, largo ou Largo dos Leões), de templos (igreja ou Igreja do Bonfim, templo ou Templo do Apostolado Positivista), de edifícios (palácio ou Palácio da Cultura, edifício ou Edifício Azevedo Cunha).
Obs.: As disposições sobre os usos das minúsculas e maiúsculas não obstam a que obras especializadas observem regras próprias, provindas de códigos ou normalizações específicas (terminologias antropológica. geológica, bibliológica, botânica, zoológica, etc.), promanadas de entidades científicas ou normal izadoras, reconhecidas internacionalmente.