segunda-feira, 9 de junho de 2008

Entrevista com o polaco Kubica

Foto: Agência AFP

A vitória do polaco Kubica (kubitssa) pode ter surpreendido a muitos, inclusive para aqueles que vivem seguindo o circo da Fórmula 1 pelos quatro cantos do mundo. Geralmente estes jornalistas e comentaristas só têm olhos e atenção para as grandes equipes. E estas há alguns anos se resumem a duas apenas: Ferrari e Mclaren. Com uma breve exceção causada pela Renault. Assim não importa muito quem são os pilotos. Pois senão vejamos, David Couthard que chegou neste Grande Prêmio do Canadá em terceiro, fazia muito tempo que não ganhava espaço na imprensa mundial. E isto não se deve ao fato de que seja bom, ou mal piloto, afinal já foi vice-campeão mundial. Ocorre que desde 2000 e tantos não é piloto da gigante Mclaren. Dessa forma seria exigir muito de colunistas e do público que semanalmente acompanha o campeonato através dos textos e reportagens destes "especialistas" que fazem uma cobertura quase sempre tendenciosa e equivocada do que ocorre nos bastidores, nos treinos, classificações e provas. Basta fazer uma leitura dos principais jornais do mundo e dos comentários dos leitores para perceber que tanto uns quanto outros não conseguem entender aquilo que a tela da televisão está mostrando e de forma quase automática, deixam-se guiar pelos que falam ou escrevem estes "especialistas" em Fórmula 1. Mas nem tudo está perdido! Prova disto é que o jornal El País, da Espanha, que patrioticamente incessa o asturiano Fernando Alonso destacou Manel Torres para entrevistar às vésperas do Grande Prêmio do Canadá o piloto da Polônia, ROBERT KUBICA. A seguir a tradução (informal) desta entrevista publicada em idioma espanhol na edição desta segunda-feira, 09 de junho. Reproduzo esta, por que não encontrei nenhuma outra nos jornais brasileiros pela Internet e tampouco em ornais de outros países.
Inicialmente o jornal traz um texto de apresentação da entrevista exclusiva dizendo que, "A vida mudou para Robert Kubica. Após uma brilhante carreira nos Karts, em que frequentemente superava Lewis Hamilton e Nico Rosberg, e logo em em seguida ser recuperado para o automobilismo por Joan Villadelprat, que lhe deu um volante para a World Series em Epsilon Euskadi, o polaco, de 23 anos (Cracóvia, 7 de dezembro de 1984), se converteu em um dos personagens mais carismáticos do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 e ontem, no Grande Prêmio do Canadá, conquistou sua primeira vitória. Em sua terceira temporada com a BMW, a qual também ganhou sua primeira corrida desde que estreou em 2006, Kubica subiu quatro vezes ao pódio e já é o líder, com 42 pontos, á frente do britânico Lewis Hamilton (McLaren Mercedes) e do brasileiro Felipe Massa (Ferrari), ambos com 38. Esta entrevista foi realizada antes de sua vitoriosa corrida de ontem."

Foto: Agência AFP


Torres - O que mudou tanto para que você consiga estes resultados? O carro, ou você?

Kubica - O carro é o mesmo do anos passado. Meu problema era que não conseguia colocá-lo no ponto e não podia tirar o máximo dele. Esta temporada mudei de engenheiro (o espanhol Antonio Cuquerella assumiu o posto), fizemos algumas modificações e tudo acabou funcionando muito melhor.

T - Você já se sente o primeiro piloto da equipe?

R - Não creio que o seja, nem tenho necessidade de o ser. O único que me importa é fazer bem meu trabalho, correr tudo o que possa e tratar de melhorar a cada dia. No final, isso é o que conta: mantener-se concentrado em seu trabalho para poder ganhar corridas.

T - Fernando Alonso sempre te elogia. Assegura que, da nova generação, você é o melhor. E ainda acrescenta que você já ganhava de Hamilton e Rosberg quando vocês competiam com karts.

K - Sou muito amigo do Fernando e gosto que ele diga isso. Eu o aprecio muito como piloto e também como pessoa. E sei que quando ele diz algo é porque pensa realmente nisso. Não é alguém que se prenda a imagem, a mercadotécnica, ou simplemente, para ficar bem. Se um bicampeão mundial afirma isso sobre mim, é para sentir-me satisfeito.

T - Vocês mantém uma boa relação, não é mesmo?

K - Sim. Jogamos baralho muitas vezes e ele é o único piloto do paddock com quem me encontro, inclusive fora das corridas para ir jantar ou para conversar. Embora, quase nunca falamos sobre Fórmula 1 em si mesma.

T - Pode-se ter amigos no paddock?

K - É difícil porque cruzas com muita gente que dá muito mais valor a competição do que ao aspecto humano. Sinto-me bem com Fernando e o considero um amigo. Evidentemente, cumprimento e trato de me dar bem com todo mundo. Mas só com ele mantenho contato fora dos circuitos.

T - Na pista, a rivalidade é notória.

K - Não só com ele, mas com todos os demais. Contudo acredito que ele é um destes pilotos que pode fazer diferença. Tenho muito respeito e creio que ele também tem em relação a mim. Quando vejo vir por trás, tanto nos treinos de classificação como nas provas, tento estar muito atento porque sei que, se me descuido, ele me ultrapassará.

T - Você gostaria de ter Alonso em 2009 como companheiro na equipe BMW?

K - Para mim, não haveria nenhum problema. Gostaria. Não sei o que nos oferece o futuro. Mas se viermos a compartilhar a mesma equipe BMW, poderemos nosdivertir muito.

T - Atualmente, a Renault anda atrás da BMW e tua escuderia não consegue alcançar a Ferrari.

K - Começamos muito bem a temporada e em Barcelona parecia que tinhamos um ritmo muito semelhante ao da McLaren. Contudo na Turquia algo falhou e a McLaren se distanciou de nós e se aproximou bastante da Ferrari. Acredito que recuperamos o terreno com algumas modificações na embreagem. Mas o que não se pode mover é que a Ferrari sempre está três ou quatro décimos à frente de todos.

T - Você acredita que a Renault pode prejudicarlhes depois da melhoria de Barcelona?

K - É uma escuderia que ganhou dois títulos mundias com o Alonso. Melhoraram muito no que diz respeito ao início da temporada e penso que mais tarde, ou mais cedo vão conseguir chegar.

T - A mudança de pneus Michelin para os da Bridgestone costou tanto para você como para o Alonso. Os dois tiveram que mudar a forma de conduzir. Também te afetou a perda do controle de tração?

K - Não tanto. A mudança maior fiz ano passado com a exigência de apenas um jogo de pneus Bridgestone. Estava acostumado a pilotar com Michelin. Ao Fernando acontecia o mesmo. Éramos rápidos na trajetória. Buscávamos o ângulo e logo girávamos e com Bridgestone isso era impossível. Tivemos que nos acostumar a fazer a manobra de modo mais suave. Agora, sem o controle de tração, a diferença é mínima: mas é necessário ser ainda mais suave.

T - De volta ao Canadá, como você se lembra do acidente que sofreu em Montreal (o bólido foi atirado vários metros virado de cabeça pra baixo e com o cock-pit roçando o muro de proteção indo se chocar a 230 km/h) ano passado?

K - Lembro-me de tudo. E constato que quando alguém entra num monobloco já se sabe que está correndo riscos. Em Montreal foi comigo. Mas, felizmente, a segurança dos pilotos melhorou de forma substancial nos últimos dez anos. Em momento algum tive a sensação de que havia sido tão impactante. De fora, visto pela televisão, pareceu impresionante. Mas eu não vivi da mesma forma. Enquanto ocorria o acidente, eu não podia facer nada. E depois, quando o carro parou, mexi todas as pontas do corpo para comprovar que não tinha quebrado nada e fiquei trânqüilo. Recuperei a calma e pensei que, apesar de tudo, não tinha acontecido nada comigo.

T - Voltar a Montreal te refrescou a memória?

K - Não. Em todo caso, o acidente voltou a minha cabeça quando voltei a competir duas corridas depois daquilo. E não me afetou em nada. Em Magny Cours, inclusive, fiquei surpreso porque não pensei nele em nenhum momento. Sou consciente do que me aconteceu, mas não teve nenhuma repercussão no meu modo de dirigir.

T - Sua chegada a Fórmula 1 produziu uma grande explosão na Polônia?

K - Sim. Há apenas quatro anos, a Fórmula 1 era totalmente desconhecida em meu país. Nem se podia ver os grandes prêmios pela televisaõ. Este ano o interesse cresceu ainda mais em função dos meus resultados. E tudo isto despertou um movimento em direção a este esporte. Existem muitas crianças agora querendo pilotar. Mas são poucos os recursos e mínimas possibilidades de dessenvolvimento. Nos falta ainda muita cultura automobilística.

T - Como se vive com fama?

K - É difícil. Gostaria de ter mais tempo para mim mesmo, não sofrer o assédio das pessoas que me perseguem pedindo coisas. Mas entendo que ser um piloto de Fórmula 1 também significa tudo isto.

Polaco - 2 X 0 - Polônia

Foto: Piotr Nowak
O polaco Podolski fez dois, a Polônia não fez nenhum gol. Resultado: Polaco dois Polônia zero. O goleiro da Polônia, Artur Boruc cumprimentou o jogador da Alemanha que fez os gols. Podolski, alegria dos alemães, entretanto, não comemorou seus tentos. No segundo, ainda esboçou um sorriso quando envolvido pelo abraço do outro polaco, Klose, companheiro de equipe. Encerrada a partida, Podolski estava com a camisa branco-vermelha com o número 18 de Lewandowski, outro polaco, mas jogador da seleção da Polônia. Ao lado, por outras razões evidentemente, um carioca e um paulista também trocavam as camisas. O controvertido passaporte polaco Roger Guerreiro, há dois anos em Varsóvia, dava sua camisa branco-vermelha número 20 para Kuranyi. Este apesar de nascido no Rio de Janeiro, portanto cidadão brasileiro é filho de pai alemão (mas com origens húngaras) e de mãe panamenha. Embora torcedor do Flamengo e dono de um RG de carteira de identidade brasileira será mesmo brasileiro? E Roger? Este parece ser mesmo brasileiro, pois as suas origens são as mesmas de todos os cidadãos da República Federativa do Brasil: uma mistura de raças e etnias, a começar pela portuguesa. O que está por detrás destas confraternizações, infelizmente, o "analfabeto funcional" não percebe. A questão subliminar é que enquanto alguns dão valor ao que está escrito em Malaquias "...recordai-vos dos feitos que vossos antepassados realizaram em seu tempo e merecereis uma grande glória e um nome eterno" ( 1 Mac.2:51), ou que conseguem se guiar pelo que escreveu o filósofo-psicólogo Carl Jung quando disse que "Pensar que o homem nasceu sem uma história dentro de si próprio é uma doença. É absolutamente anormal, porque o homem não nasceu da noite para o dia. Nasceu num contexto histórico específico, com qualidades históricas específicas e, portanto, só é completo quando tem relações com essas coisas. Se um indivíduo cresce sem ligação com o passado, é como se tivesse nascido sem olhos nem ouvidos e tentasse perceber o mundo exterior com exatidão. É o mesmo que mutilá-lo.", outros, sem consciência de suas origens, acham normal e absolutamente plausível que a cidadania de alguém possa ser vendida, ou usada, para defender a sua pátria, ou a de outros. E a FIFA, organização, que está por cima dos canônes da ONU, dos Estados, das leis nacionais e internacionais e principalmente dos indivíduos reconhece que tanto faz se alguém nasceu, ou etnicamente pertence a uma nação ou outra. O campeonato europeu, sul-americano, mundial de seleções de países passa por cima das cores e brasões dos estandartes das nacionalidades. Assim, um jogador de futebol só não pode jogar por duas seleções diferentes, como fez o brasileiro Mazola e depois Altafini para os italianos nas décadas de 50 e 60, o resto pode tudo. Afinal, o que importa são os cifrões advindos dos espetáculos. Etnia, nacionalidade, origem, paixão, patriotismo são meros adereços para aqueles que embalados pelo neo-liberalismo só pensam em lucro e riqueza. Para resolver a questão basta vender uma certidão de cidadania e um passaporte e está resolvida a questão. Controle de imigração, deportação de ilegais... isto tudo é coisa para Bruxelas e Strasburgo, não para Zurique. Pena daqueles que mesmo tendo avôs europeus precisam provar e esperar por funcionários de provincias, departamentos, regiões e voivodas decidirem se têm direito a cidadania ou não. Perdoem a divagação, pois o assunto aqui é futebol, mas é que na leitura dos jornais polacos desta manhã pós derrota na Euro2008, as entrelinhas não são tão obscuras, ao contrário estão bem nas linhas.
A imprensa polaca, desta segunda-feira faz menção ao fato de que jogar numa seleção de futebol européia, há algum tempo, não significa estar jogando pela pátria. Não discordam daquela expressão bem brasileira, a seleção canarinho do Brasil é a pátria de chuteiras, ao contrário, parece que a endoçam. O jornal Rzeczpospolita, um dos dois maiores da Polônia, traz escrito o texto: "no primeiro jogo na Euro nos venceu o nascido em Gliwice, Łukas Podolski, o qual marcou dois gols. Podolski emigrou da Polônia quando crianças. Nunca quis jogar para a Polônia, mas sempre falou calorosamente sobre seu país natal. Em Klagenfurt até depois de seu segundo gol, o qual significou o fim das esperanças polacas, não demonstrou nada além de um tímido sorriso. Seus colegas também não demonstraram qualquer euforia. Os polacos não quiseram pensar sobre o fato de que a Polônia poderia perder. Os jogadores, por alguns momentos até que jogaram bem. Dois anos atrás, houve um outro encontro bastante diferente em Dortmund. A equipe de Leo Beenhakker quis vencer e não só se defender. [...] Depois do segundo gol ficou claro, que não ajudaria aos polacos, nem Roger, o qual começou como reserva e entrou no lugar do capitão Maciej Żurawski, e os branco-vermelho das arquibancadas."
No Gazeta Wyborcza, o outro grande jornal da Polônia, não foi diferente. Uma das manchetes foi: "Łukas Podolski: Desejo que a Polônia se classifique conosco no grupo" . No texto está escrito que o atacante da representação alemã de origem polaca fez dois gols contra nós no primeiro jogo dos polacos na Copa Européia. "Ganhei depois do jogo muitas camisas da seleção polaca, pois tenho uma numerosa família também na Polônia. E claro, uma até vesti". Disse Łukas Podolski ao repórter da TV Polsat Sport e completou dizendo: "Vi que ía ser duro, mas ganhamos muito bem. Poderíamos fazer mais gols. Jogamos apenas no contra-ataque. Agora desejo que a Polônia junto com a gente passe para a próxima fase, embora os próximos jogos devam ser muito mais duros. A Áustria é forte e vai jogar em casa."

No mais, falam que de repente, no estádio de Klagenfurt, os 70 mil torcedores polacos trocaram o refrão de "Jogamos com vocês, Polacos, jogamos com vocês", por "Kubica, Kubica!”. Numa evidente demonstração de que o grande orgulho da Polônia, no momento atende pelo nome de Robert Kubica (pronuncia-se cubitssa) e estava bem longe daquele estádio, subindo no lugar mais alto do pódium do autódromo de Montreal, no Canadá. Este sim, se não pôs o coração no bico da chuteira, botou as mãos no volante do BMW (curiosamente um carro alemão), com sangue frio, regularidade, mas nem por isso com menos paixão. Paixão pela pátria polaca, que Podolski também demonstrou ter.
O polaco voador enviou imeditamente após a vitória uma menssagem a Mario Theissen, diretor da equipe BMW: “Estou em primeiro agora, o que é fantástico para nossa equipe, para mim, meu país (a primeira vitória na Fórmula 1), os fãs. Espero contar com 100% de apoio de nosso time até o final.”

Foto: Jim Young /Reuters

E no terceiro jornal, o Dziennik, a manchete não poderia ser mais explicita como a deste texto do meu blog: "Perdemos para Podolski 0:2. Leo, por que ?" A resposta parece ser óbvia, o treinador holandês da seleção polaca deveria ao invés de pressionar pelo passaporte polaco para o paulista Roger, ter solicitado às autoridades polacas e a FIFA que permitissem o polaco Podolski de Gliwice jogar com a camisa alvi-rubra e não alvinegra. Talvez aí, o resultado seria o contrário.

O Jogo

Local: Estádio Wörthersee, em Klagenfurt (Áustria)
Data: 8 de junho de 2008, domingo
Horário: 20h45
Árbitro: Tom Henning Ovrebo (Noruega)
Assistentes: Geir Age Holen e Jan Petter Randen (ambos da Noruega)
Cartões amarelos: Schweinsteiger (Alemanha); Smolarek e Lewandowski (Polônia)
Gols: Podolski, aos 19 minutos do primeiro tempo e aos 27 minutos do segundo tempo.

ALEMANHA: Lehmann; Lahm, Metzelder, Mertesacker e Jansen; Frings, Ballack, Fritz (Schweinsteiger) e Podolski; Gómez (Hitzlsperger) e Klose (Kuranyi).
Técnico: Joachim Low

POLÔNIA: Boruc; Wasilewski, Zewlakow, Bak e Golanski (Zaganowski); Dudka, Lewandowski, Krzynowek, Lobodzinski (Piszczek) e Zurawski (Roger Guerreiro); Smolarek.
Técnico: Leo Beenhakker

Na outra partida do grupo B, a Croácia venceu a co-anfitriã Áustria por 1 a 0. O gol foi anotado aos quatro minutos do primeiro tempo por Luka Modricque. A próxima rodada do grupo será disputada na quinta-feira (dia 12) com os seguintes jogos: Alemanha x Croácia e Áustria x Polônia.