domingo, 10 de agosto de 2008

Rússia critica Polônia por rechaçar guerra

Foto: AFP
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia criticou os países do Ocidente por se manifestarem a respeito de sua intervenção na Osetia do Sul, região pertencente milenarmente a Geórgia. A diplomacia russa afirmou que Polônia, Lituânia, Letônia e Estônia estão sendo cínicas. "A tragédia na Osetia do Sul no mundo novo em que vivemos desempenha um papel de parceria internacional. Demonstram um cinismo que beira a insegurança ao afirmarem que a atitude russa é a véspera de uma guerra, este cinismo caracteriza alguns países que querem chamar a atenção para si, respondendo aos demais membros da sociedade internacional como se tivessem alguma razão." Foi esta a declaração de Grigorij Karasin, vice-ministro russo de relações exteriores.
Karasin avalia que o Ocidente está incomodando seu país, a Rússia, ao se meter, "na operação que tem como único objetivo restabelecer a paz".

Exército russo invade a Geórgia e mata georgianos. Foto: AFP




P.S.. Com a queda da União Soviética, as antigas repúblicas socialistas que fizeram parte do bloco soviético comandado pela Rússia, ou seja, as antigas nações (milenares na sua maioria) finalmente puderam estabelecer um Estado Independente. O natural era que cidadãos de outros Estados retornassem a suas nações e Estados. Mas muitos russos optaram por permancer em território do novo Estado da Geórgia. Passados alguns anos, esta população que deveria ter voltado para a Rússia quis formar uma província em terras da Geórgia ,mas sob o mando de Moscou e não de Tiblisi. Desde então estes russos passaram a contar com o apoio das forças armadas russas. O conflito que se estabeleceu agora e que beira a um estado de pré-guerra é que a Rússia decidiu invadir a Geórgia para dizimar georgianos e garantir a Osetia para os moradores russos que ficaram para trás quando da queda da União Soviética. A questão é simples: basta estes moradores russos deixarem a Osetia e irem imediatamente para terras da Rússia e não querer tirar da Geórgia o que lhe pertence desde sempreSoldados georgianos procuram ajudar a população que teve suas casas bombardeadas pelos soldado do exército russo. Foto: AFP