terça-feira, 7 de abril de 2009

Stelmachowski nie żyje

Foto: Jerzy Gumowski

O ex-presidente do Senado da Polônia e presidente da Wspólnota Polska, Andrzej Stelmachowski faleceu ontem em Varsóvia.
ex-ministro da educação da Polônia, esteve várias vezes ao Brasil, na condição de presidente do senado e da Wspólnota e muitas realizações culturais e folclóricas junto aos brasileiros descendentes de Polacos contou com seu apoio, financeiro inclusive.
Andrzej Stelmachowski, reconhecido jurista e político, nasceu em 1925 em Poznań. Durante a segunda guerra mundial lutou com junto os resistentes da Armia Krajowej. De 1962 a 1969 foi professor na Universidade de Wrocław. Após se formar em direito lecionou em escolas superiores em Poznań, Varsóvia, Wrocław e Białymstok. Em 1969 recebeu o título de professor pela Uniwersytet Warszawska. Em 1980 fez parte do Sindicato Solidariedade e em 1990 criou a Wspólnota Polska, entidade nos moldes de um Instituto Cervantes, Instituto Camões e Instituto Goethe.

Festa de polacos em Curitiba


Quadro do pintor Paul Garfunkel, "Festa de Polacos", pintado em 1979, em Curitiba.
Garfunkel nasceu em Fontainebleau, na França e emigrou para o Brasil aos 27 anos, e como disse Luiz Roberto Soares "explicitou e reiterou a descoberta do Brasil como ponto de partida daquilo que Valéry denominou o "imprevisto" no processo de criação. Daí haver considerado a seqüência de acidentes que se seguiram à sua chegada - a revolução de 30 e o desemprego, as novas tentativas empresariais em Santos, Mallet, Cruz Machado, no interior do Paraná, até a fixação em Curitiba, na década de 40 - como concorrentes insólitos para que tivesse início sua carreira de artista. Mas será a terra, sempre a terra, a paixão que acabaria transformando Garfunkel no "pintor brasileiro", identificação indissociável e auto-definição absolutamente precisa."