terça-feira, 2 de junho de 2009

Há 30 anos ele beijou a terra da Polônia

Foto: Ireneusz Radkiewicz

Vendo, hoje, esta foto acima, fica difícil entender aquele momento a partir dos acontecimentos atuais. Afinal só há 20 anos, o comunismo foi derrubado na Polônia
Naquele 2 de junho de 1979, exatos trinta anos atrás, a decisão do polaco Karol Wojtyła de visitar pela primeira vez sua terra na condição de Papa João Paulo II soava como provocação a Moscou. Muitos louvaram sua coragem, pois todos tinham quase certeza que os tiranos da Praça Vermelha iriam matar o líder da Igreja Católica Apostólica Romana.
O dois de junho caiu num sábado de muito sol e céu azul. A temperatura estava quente não só nos termômetros, mas também no coração de milhares de polacos, que em peregrinação de todos os cantos da nação acorreram a praça Pilsudski de Varsóvia, transgredindo a ordem vigente.
A pista o aeroporto de Okęcy ficou coberta com flores brancas, vermelhas e amarelas. Cores da Polônia e do Vaticano. Apenas uma lista negra de asfalto ficou livre para a descida do avião papal. Ali mesmo, ele fez o gesto que se tornou famoso em todas suas viagens. E foram tantas em seus quase 28 anos de papado. Só ao Brasil, o papa "da una paese  lontano" foi duas vezes. 
Naquele sábado varsoviano, o filho de Wadowice, tão logo pisou no solo, ajoelhou-se e beijou a terra sagrada da sua Polônia.

Wisła Kraków campeão da Polônia

Foto: Krzysztof Karolczyk

E o que parecia impossível após a parada de inverno chegou de forma dramática. O centenário time de Cracóvia, o Wisła Kraków (atenção Galvão, a pronúncia correta é em polaco e não em inglês: vissúa cracúf) é o campeão da temporada 2008-2009.
Finalmente se fez justiça e ganhou o melhor. Mas nem todos em Cracóvia, desde o proprietário, os fãs e jogadores estão totalmente felizes. Eles esperam por algo muito maior que o bicampeonato polaco. Eles querem o triunfo de levantar a taça da Liga dos Campeões da Europa. Isto porque, o vizinho ucraniano Szachtar Donieck já conquistou a Copa UEFA. Seja como for, a estátua do poeta Adam Mickiewicz, na praça central de Cracóvia - Rynek - amanheceu vestido, no domingo, com uma camisa vermelha com estrela branca no peito.
O campeonato não foi fácil, o clube chegou a ficar 5 pontos atrás do líder. Já estavam todos pensando que desta vez o campeão seria o Lech. O clube de Poznań liderou o campeonato até quatro rodadas do final. Mas neste sábado com os 2 X 0 sobre o Śląsk Wrocław, ele deixou para trás o arquirrival Legia Warszawa e o Lech Poznań. O Legia mesmo vencendo o Ruch por 4:1, sagrou-se apenas vice-campeão, enquanto o Lech empatou com o Cracóvia em 2 a 2.
Estes são os heróis do título: Mariusz Pawełek - Peter Singlar, Antonio Marcelo, Arkadiusz Głowacki, Piotr Brożek - Wojciech Łobodziński, Piotr Ćwielong, Junior Diaz, Radosław Sobolewski, Marek Zieńczuk, Tomas Jirsak, Patryk Małecki, Paweł Brożek e Mauro Cantoro. Além do criticado treinador trener Maciej Skorża.
Mas o clube às margens do rio Vístula, onde se ergue o panteão nacional do Wawel, mais uma vez demonstrou que organização, dinheiro e proposta de jogo ainda é o melhor caminho para se levantar um caneco.
A estrela branca está brilhando novamente em plena glória. Este é o sétimo triunfo do Wisła kraków desde sua aquisição por Boguslawa CUPIAŁ. O proprietário não esconde sua alegria.
Assim os jornais da Polônia registraram nesta segunda-feira o triunfo dos companheiros de Beto e Marcelo, os jogadores brasileiros do campeão, no último sábado.

Metro: "Um no céu, o outro inferno" 

Dziennik Polski: "Cracóvia foi dormir tarde no sábado à noite" 

Rzeczpospolita: "décima-segunda Coroa" 

Dziennik: "A sétima vitória de CUPIAŁ" 

Super Express: "Festa no Vístula"