domingo, 7 de junho de 2009

Eleições europarlamentares na Polônia

A partir das 8,00 da manhã de ontem, sábado, todos os locais de votação na Polônia já estavam abertos. Os polacos votam para eleger seus representantes junto ao Parlamento Europeu. Segundo o vicepresidente da PKW, Stanisław Kosmala, "Houve alguns atrasos nas comissões eleitorais das seis seções de Olsztyń".
Os postos de votação funcionam também neste domingo para eleger 50 deputados de um total de 1301 candidatos. Entre estes, estão 306 mulheres e 995 homens, o mais novo candidato tem 21 anos e o mais idoso 81 anos. Estão aptos a votar cerca de 30 milhões de polacos, inclusive em urnas espalhadas pelos consulados de todo o mundo. No Brasil, existem seções em Brasília, São Paulo e Curitiba. Podem votar inclusive brasileiros, que receberam cidadania polaca e se inscreveram no consulado para tal e portarem no momento da votação o passaporte polaco.
Estas eleições não acontecem apenas na Polônia, mas também em todos os 27 países membros da União Europeia.

Antimísseis na Polônia

A manchete principal deste fim de semana do jornal Gazeta Wyborcza é:
PATRIOT NESTE ANO
A reportagem fala sobre a instalação na Polônia da base norteamericana antimíssil Patriot, no norte do país. Segundo o jornal, no entanto, tudo depende das negociações polaco-norteamericanas sobre o pagamento do imposto VAT (imposto de valor agregado) por parte de turistas dos Estados Unidos em passeio pela Polônia. Os norteamericanos não querem mais pagar o imposto comum em toda União Europeia, especialmente em território polaco.