domingo, 13 de junho de 2010

Erro russo impede Prêmio à Wajda


Andrzej Wajda provavelmente não terá - ao contrário de notícias publicadas - Prêmios da Federação Russa.
Terça-feira, que passou, o cineasta polaco Wajda foi mencionado por diversas fontes como o laureado deste ano com o Prêmio Estatal da Federação da Rússia por sua contribuição na luta pelos direitos humanos. Essa informação foi publicada pelo site "The Daily Beast". A honraria esperava assinatura do presidente Dmitry Miedviediev sobre concessão de prêmios - incluindo Wajda - foi informada também pelo maior canal de notícias de televisão de Moscou, a TV Russia Today (que transmite em idioma inglês).
A revista semanal Polityka, editada em Varsóvia, conseguiu junto a familiares do cineasta confirmação de que Wajda estava se preparando para partir para Moscou onde receberia o prêmio em uma cerimônia especial de 12 de junho.
Mas se descobri que a concessão de subvenções é o problema russo para não concretizar a entrega do prêmio. É muito provável que a divulgação sobre a premiação do polaco, que causou uma enorme polêmica em alguns círculos políticos radicais (incluindo os comunistas russos que negam o massacre de Katyn) tenha feito Miedviediev recuar. Por isso, é muito provável que o prêmio da luta pelos direitos humanos, de forma geral, não será concedido este ano.