segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Casa Amon Goeth colocada à venda

Foto: Jakub Ociepa

O proprietário da mansão que serviu de moradia do comandante do campo de concentração em Płaszów, em Cracóvia, Amon Goth, colocou à venda. A prefeitura de Cracóvia não tem intenção de comprar a casa, para não expor uma pessoa a guerra criminosa.
Jan Grabiec, proprietário da Sociedade Czerwonego Domu colocou o imóvel à venda. O anúncio está disponível na internet e em jornais. "Quase todo dia vem uma excursão visitar este lugar. Turistas perguntam se a casa vai ser reformada e se terá uma parte para exposição do museu, ou sucursal do mudeu da fábrica de Schindler, em Zabłoce. Guias de forma gratuita e sem fazer propaganda de seu negócio, porque eu os trato como educação relacionada à missão social com o público. Por quase 10 anos, mantenho a Fundação Instituto Schindler e minha casa com recursos próprios", diz Grabiec. Ele acrescenta, que a venda da casa significa o fim do atual conselho e da diretoria do Instituto Schindler.
Grabiec, empresário de Maków Podhalanskie, em 1992, encontrou um anúncio no jornal de venda da casa e acabou comprando-a como um investimento. Os militares interditaram o destino do edifício, quando a casa começou a ser preparada para ser cenário do filme "A Lista de Schindler". No filme de Spilberg, o sádico comandante Amon Goeth dava tiros da varanda da casa nos prisioneiros que faziam trabalhos forçados no campo de concentracão de Płaszów.
"Em 2003, decidi fazer um trabalho social e educacional relacionada com o campo e criei o Instituto Schindler. Queria transformar a velha Vila Amon Goth na sede da organização. Como não podia levantar fundos para a restauração coloquei-a sob a proteção do Instituto. Tentei então conseguir um plano de paisagismo, que começaria no antigo campo, mas obtive uma resposta negativa, ", afirma Grabiec.
O proprietário está confiante que a cidade compre o prédio e usá-lo para fins educacionais, e que está disposto a vender o imóvel, pois ele é muito atraente para a cidade. Quanto ao preço, ele não quis revelar por quanto.