sábado, 18 de setembro de 2010

Chopin na Cinemateca Curitiba



A Fundação Cultural de Curitiba e o Consulado Geral da Polônia em Curitiba, promovem a MOSTRA CHOPIN 2010, de 22 a 26 de setembro, na Cinemateca de Curitiba. A mostra faz parte das comemorações dos 200 anos de nascimento de Fryderyk Chopin.
Fazem parte da mostra uma seleção de filmes e cartazes sobre o poeta do piano. Os filmes estão em sua versão original em polaco com legendas em português. Classificação 12 anos para todos os filmes.




PROGRAMAÇÃO:

Dia 22:
às 15h45 – “A Noite que Sonhamos”
às 18h00 – “de Origem Varsoviense”
às 19h15 – Abertura e Exposição
às 20h15 – “A Vontade de Amar”

Dia 23:
às 15h45 – “Varsóvia de Chopin”, “Chopin em Paris”, “Estudos Coloridos de Chopin”, “de Origem Varsoviense”
às 18h00 – “Juventude de Chopin”
às 20h15 – “A Noite que Sonhamos”

Dia 24:
às 15h45 – “A Noite que Sonhamos”
às 18h00 – “Varsóvia de Chopin”, “Chopin em Paris”, “Estudos Coloridos de Chopin”, “de Origem Varsoviense”
às 20h15 – “Juventude de Chopin”

Dia 25:
às 15h45 – “Juventude de Chopin”
às 18h00 – “A Vontade de Amar”
às 20h15 – “de Origem Varsoviense”, “Estudos Coloridos de Chopin”, “Varsóvia de Chopin”, “Chopin em Paris”

Dia 26:
às 15h45 – “A Noite que Sonhamos”
às 18h00 – “Juventude de Chopin”
às 20h15 – “A Vontade de Amar”


COMENTÁRIOS SOBRE OS FILMES

A NOITE QUE SONHAMOS (1945 – 112’). Direção: Charles Vider, com Cornel Wide, Merle Oberon.

Inicialmente Chopin é apresentado como uma criança prodígio tocando uma peça de Mozart, mas pára de tocar quando ouve, através da janela, as notícias de que o povo polaco foi feito prisioneiro pelas autoridades russas. O filme também mostra Chopin fazendo parte de atividades dirigidas ao salvamento da Polônia, com seus amigos. Se destaca o patriotismo como o maior motivo para Chopin tocar piano. Quando Chopin chega à Paris surge a figura de George Sand que é retratada como destrutiva na vida do compositor, que o seduz e o distrai sobre os assuntos polacos. No fim do filme, ele faz um apaixonado concerto em “tour” pela Europa, e em um desses concertos, Chopin parou, sangrando.

A JUVENTUDE DE CHOPIN (1952 – 121’ – p&b). Direção: Aleksander Ford. Assistência de direção: Olga Fordowa, Zbigniew Kuźmiński, Hybert Drapella. Roteiro: Aleksander Ford. Roteiro - história: Jerzy Broszkiewicz, Gustaw Bachner, Stanisław Hadyna. ... (a história “Os traços não apagados”, ganhou dois prêmios em 1948 durante um concurso de história para filme sobre o Chopin). Um filme musical, histórico, biográfico. Nesta abordagem o compositor torna-se um personagem muito “humano” e próximo, ligado ao específico período histórico, que o inspira em sua criatividade musical. Isto também é graças ao ator, Czeław Wollejko, que interpreta o papel de Chopin. A apresentação do complicado mundo interior do artista, a complexa imagem psíquica de Chopin, foi uma tarefa incrivelmente difícil e responsável. O jovem Fryderyk interpretado por Wollejko é ao mesmo tempo um homem dinâmico e sensível e um grande compositor cheio de inspirações. A interpretação musical foi confiada as grandes artistas polacas – a pianista Halina Czerny-Stefańska, a violinista Wanda Wiłkomirska e a cantora Stefania Wojtowicz. Suas excelentes interpretações de obras de Chopin, Bach, Mozart e Paganini enriqueceram o filme.

CHOPIN. A VONTADE DE AMAR (2002 – 123’ – colorido - dvd). Direção: Jerzy Antczak. Roteiro: Jerzy Antczak, Jadwiga Barańska. Uma história que ultrapassa os limites do tempo sobre a impossibilidade de entendimento entre as pessoas, sobre seu desesperado desejo de amar, que é tão difícil de conquistar e tão fácil de perder. Em conseqüência, todos os personagens perdem no final. Somente a imortal música de Chopin sai vitoriosa...

A VARSÓVIA DE CHOPIN (2010 – 30’ – colorido - dvd). Direção: Kordian Piwowarski
Fryderyk Chopin morou em Varsóvia durante 20 anos. Estão aqui muitos lugares associados a ele. A residência onde viveu a família Chopin, a Universidade de Varsóvia onde se formou, igrejas e as salas dos palácios onde se apresentou, os cafés onde frequentou e ainda, a igreja da Santa Cruz, onde de acordo com o último desejo de Chopin, repousa o seu coração.
Apesar do passar dos anos, a destruição de Varsóvia durante a II Guerra Mundial, muitos destes lugares se salvaram e estão localizados da Av. Krakowska Predmieści. O filme apresenta estes lugares como são hoje e leva o espectador para uma viagem ao século XIX, ou seja, lugares que o jovem compositor conheceu.

CHOPIN EM PARIS (1969 – 15’ – p&b - dvd).Direção: Stanisław Grabowski.Roteiro: Stanisław Grabowski. Fotografia: Janusz Czecz. Produção: Wytwórnia Filmów Oświatowych – Łodż, 1969. Mesmo que o túmulo de Chopin, encontre-se no cemitério parisiense Père-Lachaise, seu coração descansa na igreja de Santa Cruz em Varsóvia. O filme apresenta os passos, não apagados, da presença de Chopin em Paris, a cidade que se tornou sua segunda casa depois da sua saída da Polônia 1830. Junto com a câmera fazemos um passeio sobre a capital francesa, em busca dos lugares onde Chopin morava, tocava, editava novas peças e se encontrava com os amigos. Visitamos também Hotel Lambert – a sede dos emigrantes depois da Levante, e o Museu de Mickiewicz, onde foram reunidas preciosas lembranças do compositor. Visitamos Plafon de Homer no Palácio de Luxemburgo – aqui o pintor Delacroix retratou o Dante com o rosto de Chopin, e Aspasia – com o rosto de Georges Sand. Em comentário ao filme, o escritor Jarosław Iwaszkiewicz enfatiza que o poeta Norwid descreveu Chopin da melhor forma:
“De origem - varsoviensse, de coração - um polaco, e pelo talento - cidadão do mundo”.

...DE ORIGEM VARSOVIENSE (1995 - 56’ – colorido - dvd). Direção: Maria Kwiatkowska. Roteiro: Maria Kwiatkowska. Imagens: Jacek Knopp. Produção: APF, WFDiF, TVP2. Uma montagem cuidadosamente elaborada sobre a história de Concursos Internacionais de Chopin em Varsóvia desde o seu início até o ano de 1995. Para a realização do filme foram utilizados muitos materiais de arquivos como: fotos, fragmentos de crônicas e outras filmagens.
As extensas partes de apresentações dos finalistas permitem conhecer as mais destacadas interpretações de música de Chopin e a atmosfera que acompanha os concursos.

ESTUDOS COLORIDOS DE CHOPIN (1944 - 11’ – p&b - dvd). Direção: Eugeniusz Cękalski Roteiro: Krystyna Swinarska, Eugeniusz Cękalski. Fotografia: Eugeniusz Cękalski, L. Lillys, J. Rescher. Execução musical: Witold Małcużyński. Dança: Natalia Krassowska, Jerzy Łozowski. Produção: PIC Films Inc., Polish Information Center – New York. Uma fantasia de imagens sobre as três peças de Fryderyk Chopin: Noturno op. 15 nº2, Mazurca op. 7 nº3 e Estudo Revolucionário. A música é acompanhada por imagens da natureza, dança, rotações de figuras e cubos geométricos. Particularmente impressionante é a terceira parte, com fundo musical do Estudo Revolucionário. Os acordes crescentes dramaticamente juntam-se as imagens de explosões de chamas. Foram utilizadas as fotos de soldados e bombardeios flamejantes. Elementos visuais das partes anteriores foram intencionalmente repetidos – um espantalho, trigo e uma capela no campo. Estes requisitos acabam em cinzas. A primeira versão de 1937 (extraviada) recebeu um prêmio na Biennale de Filmes em Veneza.