terça-feira, 30 de novembro de 2010

Poster polaco - obra de arte

Poster de Lex (Drewiński) de 1996 do filme "Antoniusz i Kleopatra".


Esperando Godot, Samuel Beckert, Imaginarium Theatr

 
Não resta a menor dúvida de que existem muitas áreas da ciência, das artes e da cultura, que devem muito Polônia e isto não é de hoje, há muito tempo os polacos vêm contribuindo decisivamente, não só para o desenvolvimento da família europeia, mas de todo o mundo.
Uma destas importantes contribuições é no campo do design gráfico e, especialmente, as realizações de artistas polacos no domínio da arte do cartaz.
Um poster de arte, como é o caso da maioria dos cartazes polacos, age como um fenômeno que pode ser considerado como a mais pura forma de linguagem, onde imagens são suscetíveis a análise semântica e comunicação de conteúdo.
Jan Lenica, um proeminente gráfico polaco do cartaz dizia: "A simplicidade e economia de valor artístico no cartaz não é a sua pobreza, mas sim a sua força."
Ao se descrever o cartaz polaco contemporâneo não se pode ignorar as conquistas de muitas gerações de arquitetos famosos, pintores e artistas gráficos que trabalharam na Polônia, desde os primórdios desta arte se abriu o caminho para seu desenvolvimento.
Embora o fenômeno do poster polaco tenha se desenvolvido e moldado sua prática após a Segunda Guerra Mundial, não se pode esquecer, que ele tem suas raízes em um movimento da juventude polaca de Cracóvia. No início do século XX, logo após o fim da I Guerra Mundial quando a Polônia recuperou sua independência, em 1918, o cartaz polaco já começava a ter pretensões de ser arte e seus criadores buscaram inspiração em muitas fontes. Inspirou-se na xilogravura japonesa e no estilo Art-Nouveau.