sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Morreu o ator polaco Kolberger

Morreu um dos mais importantes atores do teatro e do cinema da Polônia. Aos 60 anos, Krzysztof Kolberger após um longo martírio causado pela doença faleceu ontem em Varsóvia.


Kolberger nasceu em Gdansk, aos 13 dias de agosto de 1950, e começou sua carreira de ator em 1972 em Katowice. Sua estréia no cinema se deu em 1974.
No Teatro Nacional de Varsóvia, desempenhou muitos papéis, quase sempre do par romântico. Entre seus espetáculos mais marcantes estão, "Dziadky", "Wacław dziejach", "Wesele","Niech no tylko zakwitną jabłonie", "Apetyt na czereśnie", "Dzieci mniejszego Boga" e "Cierń proroczy". O ator também era conhecido por papéis em diversos filmes. Ele apareceu, entre outros, em "Kontrakt" de Krzysztof Zanussi, "Na straży swej stać będę" de Kazimierz Kutz e "Ostatnim promie" de Waldemar Krzystki. Na televisão desempenhou papéis em "Romeo i Julia", "Popiół i diament", "Najdłuższa wojna nowoczesnej Europy", "Rzeka kłamstwa", "Ekstradycja" e "Sfora".
No teatro pode ser visto no palco nas peças, "Krakowiaków i górali", "Nędzę uszczęśliwioną", "Żołnierza królowej Madagaskaru", "Królewnę Śnieżkę i siedmiu krasnoludków" e "Wielka Pani".
Foi ele que leu o testamento de João Paulo II no momento de luto, após a morte do papa, em abril de 2005. Kolberger considerava que esta foi uma das tarefas mais importantes de sua carreira de ator. Ele também participou da dublagem para polaco no filme "Papa João Paulo II", emprestando sua voz ao personagem principal interpretado por John Voight. O ator Kolberger era conhecido intérprete de poesia. Além das obras de Karol Wojtyła recitou versos de Miłosz, Goeth, Iwaszkiewicz, Eliot, Norwide, Słowacki e Mickiewicz.
Em 1999, ele apareceu no papel do poeta Adam Mickiewicz no filme de Andrzej Wajda "Pan Tadeusz".
Uma grande perda para as artes da Polônia, sem dúvida!