quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lula recebe prêmio Wałęsa na Polônia


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na Polônia, onde amanhã, 29 de setembro recebe o Prêmio Lech Wałęsa (pronuncia-se lérrrhh vauensa), em Gdańsk.
O prêmio que leva o nome do líder do Sindicato Solidariedade foi instituído por ele próprio em 2008, quando da comemoração dos 25 anos de Lech ter recebido o Prêmio Nobel da Paz.
Wałęsa, através da Fundação que leva seu nome, ao instituir o prêmio quis recompensar os indivíduos e instituições que a apóiam a liberdade, a solidariedade, a democracia e a cooperação.
A reunião, em Gdańsk, de Lech Wałęsa e Lula da Silva é a oportunidade de reconciliação depois de anos de relutância e mesmo de alguma hostilidade entre ambos.
Eles se reuniram uma vez, em Roma, em 1980 e imediatamente discordaram dos posicionamentos um do outro. Enquanto o polaco ostentava sua luta contra o socialismo soviético, o outro é um admirador confesso do comunismo.
Lula é a quarta pessoa a receber o prêmio concedido por Wałęsa. Anteriormente, foram agraciados o rei da Arábia Saudita, um jornalista iraniano e Janina Ochojska.
O Prêmio inclui ainda 100 mil dólares americanos e o nome do vencedor foi escolhido por uma comissão que inclui, o ex-presidente da República Tcheca Vaclav Havel, o ex-presidente do Alto Conselho da Bielorrússia Stanisłau Szuszkiewicz, do ex-presidente da Romênia Emil Constantinescu, do ex-ministro das Relações Exteriores da França Bernard Kouchner, Jan Krzysztof Bielecki, Władysław Bartoszewski e Zbigniew Jagiełło, presidente do Banco polaco PKO BP. O principal patrocinador do prêmio é o BP PKO.

Emmy para a polaca Skoczkowska


Enquanto o Carlos Schroeder e Willian Bonner recebiam o Emmy para o JN na categoria notícia, a cenógrafa polaca Ewa Skoczkowska recebia o Emmy, também, na categoria notícia e filme documentário.
O prêmio foi conquistado pelo documentário "Hindenburg: The Untold Story", sobre o famoso dirigível alemão que explodiu em 1937.
O filme de Sean Grundy é uma produção televisiva e foi realizado para o Canal 4 da TV britânica.
A polaca Ewa foi a responsável pela réplica do interior do "Hindenburg". Também criou uma réplica de um esqueleto queimado. Estes trabalhos foram realizados na Polônia, incluindo o aeroporto de Modlin. O filme tenta recriar o último vôo da aeronave.

Grotowski revivido em Goiânia

Em comemoração aos 10 anos de festival, o GOIÂNIA EM CENA 2011 - Festival Internacional de Artes Cênicas amplia sua abrangência internacional por meio de ações que proporcionam à cena local o contato com a cena mundial das Artes Cênicas. O festival acontece de 14 a 26 de outubro em Goiânia.
Este ano, a programação de cursos de qualificação destinados a profissionais das Artes Cênicas, apresenta o Workshop Internacional Grotowski/Flaszen - Teatro e Espiritualidade - A saga de Grotowski, com Ludwik Flaszen (Polônia/França).
Ludwik Flaszen é um dos convidados especiais da décima edição do Goiânia em Cena. Foto: arquivo pessoal.

Ludwik Flaszen é dramaturgo, ensaísta, crítico. Co-fundador e co-anfitrião do Teatro Laboratório de Grotowski (1959-1984). Editor literário, com papel vital na direção artística e desenvolvimento do "teatro pobre". Participante ativo e testemunha de um dos episódios cruciais do drama do século XX. É quase o último da geração fundadora do Teatro Laboratório em Wrocław. Vive em Paris desde 1985. Ensina em diversos países e realiza oficinas de teatro baseadas principalmente em textos de grandes escritores, incluindo Dostoiévski, Kafka e Beckett.

Jerzy Grotowski, ator polaco, é um dos principais nomes do teatro do século XX, estando entre os três maiores diretores do século XX, juntamente com o russo Stanislavski e o alemão Bertold Brecht. Suas teorias e práticas influenciaram e seguem influenciando inúmeros atores e grupos em todo o mundo