quinta-feira, 28 de junho de 2012

O que vai restar da Euro na Polônia

Irlandeses com uniforme da seleção nos tramwaj de Poznań
O que resta após a Euro. Os irlandeses ainda estão nas mentes dos moradores da cidade de Poznań, uma das sedes polacas do torneio europeu de seleções. Na capital da voivodia da Wielkopolska, o jogo que realmente mexeu com todos foi entre italianos e croatas. 
Mas foram poucos os torcedores italianos que vieram até a cidade. Os croatas comemoraram de forma calorosa os poucos dias que passaram pela cidade. 
Os irlandeses, no entanto, ficaram duas semanas em Poznań. Pintaram a cidade de verde. Não só a área ao redor do centro. Mas também nos vários campings na periferia da cidade onde secavam as camisas verdes sobre as barraca, ou nas janelas dos pequenos hotéis. 
Nos fóruns e grupos das redes sociais na Internet, os irlandeses escreviam que estavam na Polônia, e do prazer de estar em Poznań. Eles gostaram de tudo, desde os sorridentes e solícitos moradores, da cidade velha, dos tramwaj (verdes!), cerveja e até mesmo do Kebab (saduíche turno com carne assada em espeto giratório) da cidade. 
O prefeito Ryszard Grobelny calcula que a organização da sede da copa, custou aos cofres públicos mais de 20 milhões złotych. 
O dinheiro foi empregado na área dos fãs, nos ônibus adicionais que servem o estádio, expansão de terminais de bancos, na nova estação ferroviária, na reconstrução das principais vias urbanas, reparação de calçadas no centro e na promoção da cidade. 
Os números apontam que perto de meio milhão de pessoas consumiram 156 mil canecas de cerveja, comeram 19 mil zapiekanka (sanduíches polacos com cogumelos) mil kebab. 
O sociólogo prof. Rafał Drozdowski aponta outra vantagem para a cidade: mudança na mentalidade das pessoas que tomaram as ruas para se divertir juntos com os fãs de outros países. 
Com efeito, durante o Euro, os polacos abriram-se aos outros, os poznanianos ficaram muito feliz em ajudar os fãs e visitantes da Irlanda. Muitos comentaristas esperavam que a cidade recebesse mais turistas. 
No entanto, parece que, se os três jogos da Euro, vão mudar algo em Poznań, é acima de tudo a mente dos moradores.