sábado, 19 de outubro de 2013

Varsóvia se tornará a capital global da paz

O primeiro-ministro polaco Donald Tusk e Lech Wałęsa recebem Dalai Lama
Agraciados com o Prêmio Nobel da Paz chegaram à Polônia onde passarão os próximos três dias discutindo sobre os direitos humanos e os principais problemas globais.
Mais de seis mil participantes da Polônia e do exterior se inscreveram para participar do evento. A Cúpula Mundial de Agraciados com o Prêmio Nobel da Paz, realizada pela primeira vez na Europa Central e Oriental, é guiada pelo lema "Solidários pela paz - Tempo de agir (Stand in solidarity for peace - time to act)". Piotr Gulczynski, Presidente do Conselho Executivo do Instituto Lech Wałęsa, enfatiza que o lema deste ano tem um significado especial: "Há trinta anos, o Presidente Lech Wałęsa recebeu o Prêmio Nobel por seu compromisso para com a resolução pacífica dos problemas enfrentados pela Polônia.
Suas ações foram uma expressão do sentimento único de solidariedade que a nação polaca apresentou em sua luta pela liberdade e independência. Hoje, na época de conflitos violentos, o mundo necessita da ideia da solidariedade tão urgentemente quanto a Polônia necessitava há três décadas.
Durante a Cúpula, os participantes internacionais se unirão aos Agraciados com o Prêmio Nobel da Paz em um debate sobre as principais questões relacionadas com a redução das desigualdades sociais globais.
Os seguintes Agraciados estarão participando das sessões de debates: Sua Santidade Dalai Lama XIV, o ex-Presidente da África do Sul Frederik Willem de Klerk, a advogada iraniana Shirin Ebadi, as ativistas da paz irlandesas Betty Williams e Mairead Corrigan, Muhammad Yunus,o autor do conceito do microcrédito e a ativista social da Libéria Leyman Gbowee.
O debate também terá a participação de representantes de organizações agraciadas com o Prêmio Nobel da Paz: Gabinete Internacional Permanente da Paz (Permanent International Peace Bureau), Anistia Internacional (Amnesty International), Comitê Americano da Sociedade dos Amigos (American Friends for Service Committee), Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change), as Nações Unidas e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Mais informações:
Wojciech Chatys: wojciech.chatys@ilw.home.pl; +48-797-030-584. http://www.nobelforpeace-summits.org, http://www.facebook.com/nobelforpeace

FONTE:  Lech Wałęsa Institute Foundation