quinta-feira, 25 de agosto de 2016

13 Coisas sobre a Polônia

TREZE COISAS SOBRE A POLÔNIA
QUE É PRECISO EXPLICAR AOS ESTRANGEIROS

Texto de Karolina Góralska



1. A Polônia não está localizado no círculo polar.
Não existem ursos polares a vaguear livremente através das planícies cobertas de neve. Não é muito frio durante todo o ano. E não, nós todos não usamos aqueles ridículos chapéus de pele com protetores de orelha. (Bem, não o fizemos antes que se tornaram moda.) A Polônia tem um clima moderado, com quatro estações bem marcadas e no verão aqui realmente fica quente.

2. Nós não somos todos os comunistas.
Caso você tenha perdido esse momento da história, há mais de 25 anos a Polônia transformou rapidamente e com sucesso de um regime comunista para uma república democrática. Nossos pais e avós experimentaram as graves repercussões de uma tentativa fracassada de colocar as nobres fundamentos de Marx e Engels em prática através de uma imposição violenta. E assim, a maioria dos polacos atualmente odeiam um pouco a simples menção ao comunismo.

3. Como nós não nos cansamos de comer batatas todos os dias.
Porque há tantas maneiras de comer batatas! Cozidas e polvilhadas com endro fresco, acompanhando kotlet; cozida e coberta com um cogumelo selvagem num molho cremoso; feita como panqueca salgada e coberto de goulash; pierogi, kopytka, pyzy - como poderia alguém se cansar de tantas variedades?

4. A Polônia não é um país minúsculo.
A Polônia é o nono maior país da Europa, tanto em termos de população como de território. Sua área é apenas um pouco menor que o da Alemanha e maior do que o Reino Unido ou a Itália.

5. A Polônia não é um país empobrecido.
A turbulenta história polaca afetou a economia do país, mas hoje a Polônia é um dos países de mais rápido crescimento na Europa Central, com uma educação de qualidade, mercados estáveis e fortes investimentos estrangeiros. A pobreza relativa ainda toca cerca de 7,4% da população, mas este número é semelhante aos níveis de pobreza relativa de qualquer outra nação desenvolvida.

6. Nós todos não vivemos em Varsóvia.
Há 38 milhões de pessoas na Polônia e a população de Varsóvia é inferior a 2 milhões. Então, da próxima vez que você encontrar alguém da Polônia, não pergunte: "Oh, você é de Varsóvia?", apenas porque essa é a única cidade polaca que você já tenha ouvido falar. Há uma grande chance do polaco na sua frente ser um daqueles 36 milhões que vivem em outros lugares.

7. Mas também nem todos vivem no campo.
Embora fazendas e florestas cubram 90% do território polaco, a maioria da população polaca vive em cidades e vilas. Cada um de nós não possuí um burro animal de estimação, mas a maioria de nós tem um parente com um pedaço de terra e nós adoramos passar fins de semana com eles, rodeados por campos e florestas.

8. Nós não somos todos os alcoólatras.
Não começamos nosso dia com uma dose de vodca no café da manhã. Sim, estamos orgulhosos de o quanto é boa a vodca polaca, especialmente porque é tão barata. E sim, nós bebemos muita vodca e somos orgulhosos do quanto podemos suportar seus efeitos. Mas, sério, nós realmente só bebemos em ocasiões especiais.

9. Sim, a Polônia tem praias e sim, tem montanhas.
Quase 800 km de litoral e 3 grandes cadeias de montanha (Cárpatos, Sudetos e Santa Cruz) divididas em 44 faixas, exatamente. Onde você imaginou gelo-desertos, existem diversas paisagens. Dunas móveis na região da Pomerânia é uma curiosidade à escala europeia. Chamamos Mazuria "A terra de mil lagos", apenas porque há tantos. A Polônia também tem o único deserto da Europa Central, Pustynia Błędowska. Há zonas úmidas no parque nacional Biebrzański, desfiladeiros em Ojców e as ilhas Woliński.

10. Como é possível pronunciar "W Szczebrzeszynie chrząszcz brzmi w trzcinie?"
A pronúncia polaca pode não ser fácil, mas esta frase em particular é um trava-língua, difícil de pronunciar, mesmo para os polacos nativos. O idioma polaco usa muitas consoantes, mas quando elas são agrupadas correspondem a um único som, o que significa que você não tem pronunciar cada letra. Por exemplo, "sz" é pronuncia como "ch", "cz" como "tch", "rz" mais ou menos como "j" no francês "je t'aime". Soa mais fácil, não é?

11. As cidades polacas não são restos feios da era comunista.
Stare Miasto ou Cidade Velha, o centro de todas as grandes cidades, está rodeado por kamienice, alguns dos quais têm 700 anos de idade. Estes belos edifícios residenciais são pintados em cores brilhantes e decorados com esculturas fantásticas e - basta olhar para imagens de Poznań, Wrocław, ou Kraków. As cidades polacas são testemunho de séculos de história. Toruń está cheia de arquitetura gótica; Malbork tem o maior castelo medieval construído de tijolos de toda Europa; Gniezno uma catedral do ano 1170. E todas as cidades polacas são verdes com parques ribeirinhos.

12. Sobrenomes polacos.
Meu sobrenome é Góralska, mas do meu pai é Góralski. Isso acontece com todos os sobrenomes polacos que terminam com -ski / ska ou -cka / CKI (e alguns outros). Sobrenomes com essas terminações funcionam como adjetivos e adjetivos tem a necessidade em idioma polaco de concordar em gênero com o substantivo. Então a sílaba final -ski é para homem, e -ska para o sexo feminino.

13. Polônia não só produz pessoas não-famosas.
Muitos dos famosos polacos são erroneamente taxados com outras nacionalidades. Roman Polański, diretor de cinema, é polonês. Frederic Chopin, criou músicas em Paris, mas nasceu e cresceu na Polônia. Maria Skłodowska-Curie casou com um cientista francês e trabalhou na França. Joseph Conrad era um polaco (seu nome verdadeiro era Józef Konrad Korzeniowski) e ele nem sequer dominava o inglês até ele ter 20 anos de idade. Nicolaus Copernicus, o cara que descobriu que o sol não girava ao redor da Terra, mas o contrário – também era polaco! E sem sua teoria o italiano Galileu Galilei não teria descoberto nada.

Nenhum comentário: