sábado, 12 de outubro de 2019

Eleições na Polônia: O ovo de Colombo da extrema-direita

A receita não é original mas é eficaz. Conquistar o poder através da justiça social e, depois, blindá-lo através da neutralização dos contrapoderes.

Em Outubro de 2016, o polaco Jarosław Kaczyński e o húngaro Viktor Orbán anunciaram uma “contra-revolução cultural” na Europa, visando uma reforma radical das instituições comunitárias e nacionais na era pós-Brexit. Era uma reação conservadora e nacionalista contra o liberalismo ocidental que, diziam, promovia a dissolução dos valores tradicionais da família e da nação. Mas a “revolução cultural” tinha outra dimensão: a adoção de um modelo político que põe em causa os fundamentos do Estado de Direito e que os politólogos designam por “democracia iliberal”. É aspecto que aqui nos interessa: a arte de monopolizar e blindar o poder.

Neste domingo há eleições na Polônia. E as sondagens indicam que o partido de Kaczyński, Direito e Justiça (PiS), confirmará a sua hegemonia. Para avaliar o que está em jogo, é necessário recuar um pouco.

Os gémeos Lech e Jarosław Kaczyński governaram a Polónia entre 2005 e 2007. Jarosław chefiou o governo. Lech Kaczyński foi Presidente até 2010, data em que morreu num desastre aéreo. Invocando o nacionalismo polaco e um catolicismo integrista, propuseram-se monopolizar o poder para “refundar a Polônia”.

Tentaram anular os contrapoderes, da Justiça aos meio de comunicação. Praticaram uma política de “guerra civil permanente”. Lançaram um “caça às bruxas” contra os antigos comunistas e contra a elite católica liberal que dirigiu a transição democrática. Falharam e, em 2007, perderam as eleições para o Partido Plataforma Cívica (PO, centrista), de Donald Tusk. O PiS não tinha a maioria absoluta. E também não conseguiu alargar a sua base eleitoral, na casa dos 30%.

Em 2015, o desgaste da PO era patente e, graças à dispersão da oposição, o PiS conquistou inesperadamente a maioria absoluta nas duas câmaras do Parlamento. Mas, desta vez, Jarosław mostrou que tinha aprendido muito.

Os “500 złotys”
A primeira experiência de poder fora exageradamente agressiva e ideológica. Em 2015, o PiS adota uma manobra de grande envergadura. Baixa a virulência e dá prioridade ao seu programa social. É o ovo de Colombo.

Se o PO estava politicamente gasto e desacreditado por alguns escândalos, não era fácil desacreditar a sua governação, traduzida em índices econômicos impressionantes. A Polônia não sofreu recessão na crise financeira pós-2008 e reforçou a sua economia durante a crise do euro. Kaczyński continuou a denunciar a “arrogância” da elite liberal e pró-europeia, mas o fio condutor passou a ser a justiça social.

O PiS foi convincente: após 25 anos de crescimento económico ininterrupto, chegara o tempo de distribuir os benefícios. Num país em que as prestações sociais do Estado são muito inferiores à da Europa Ocidental, o programa dos “100 dias” tem uma medida-bandeira: o subsídio de 500 złotys por filho (cerca de 120 euros).

O governo de Tusk subira a idade da reforma de 65 para 67 anos. Foi das suas medidas mais impopulares. O PiS prometia anulá-la, tal como prometia elevar o salário mínimo e garantir medicamentos gratuitos aos maiores de 75 anos. Era aquilo a que Kaczyński passou a chamar “o modelo social polaco”. Alguns analistas ocidentais escreveram que a direita polaca tinha um programa de esquerda.

O problema da oposição é que o PiS cumpriu as promessas. E, na campanha eleitoral deste ano, Kaczyński não cessou de proclamar a sua “credibilidade”. Por isso são eficazes as novas promessas feitas nesta campanha.

Os “contrapoderes”
Ganhas as eleições e instalado no poder, Kaczyński, que ficou fora do governo, não perdeu tempo. Lançou um imediato ataque às instituições que o poderiam condicionar: o Tribunal Constitucional, o Supremo Tribunal e o sistema judicial em geral. Segundo alvo: o controle dos meios de comunicação. Não conseguiu alcançar todos os objetivos e espera por uma vitória amanhã para completar a ofensiva.

Jarosław Kaczyński não aprecia a separação dos poderes, fundamento do Estado de Direito. Os constrangimentos impostos pelas instituições da democracia liberal são encarados como “impossibilidade legal” de governar. Ele evoca a “soberania popular”, ou seja, a vontade popular expressa nas urnas. Ao ser eleito, o governo não pode aceitar limites ao seu mandato. A separação dos poderes negaria a “soberania popular”. É este o argumento dos regimes polaco e húngaro.

O politólogo polaco Sławomir Sierakowski, com base em inquéritos, chama a atenção para as regras do jogo. A maioria dos polacos têm consciência da troca que estão a fazer, entre um monopólio do poder, que não apreciam necessariamente, e os benefícios que lhes agrada receber. Nada de original.

O PiS tem vários alvos para o “dia seguinte”. Quer, por exemplo, reduzir a imunidade dos juízes. Mas falta-lhe uma maioria de dois terços para mudar a Constituição. Quer “repolonizar” os meios de comunicação privados, ou seja, comprar televisões e jornais de propriedade estrangeira, essencialmente alemã e americana.

Jarosław Kaczyński sabe que os polacos mostraram, nas últimas décadas, serem imprevisíveis nas escolhas políticas. Por isso, aposta em “blindar” a hegemonia do PiS antes de se retirar. Já avisou que a idade e a saúde o impõem.

Nada é definitivo na Polônia.

Fonte: jornal Público, de Lisboa
Texto: Jorge Almeida Fernandes
tp.ocilbup@sednanrefaj

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Olga Tokarczuk - a polaca vencedora do Nobel


Mats Malm, secretário permanente da Academia Sueca, foi o porta-voz da decisão. "O Prêmio Nobel da Literatura de 2018 é atribuído à escritora polaca Olga Tokarczuk por uma imaginação narrativa que, com paixão enciclopédica, representa o cruzamento de fronteiras como uma forma de vida". Eram 13h00, no salão da Bolsa de Valores, na cidade velha de Estocolmo, quando a polaca foi anunciada como vencedora do prêmio do ano passado de 2018.

Foi o bastante para a Polônia viver momentos de imensa alegria neste dia 10 de outubro de 2019. Televisões, jornais, rádios, Internet, artistas, políticos e autoridades...todos sem excessão falaram hoje desta sexta conquista do Prêmio Nobel de Literatura. 

A premiação de Olga Tokarczuk cumpre dois dos critérios que os analistas apontavam como decisivos: é mulher e não é anglófona.

A escritora polaca de 57 anos é reconhecida no mundo inteiro. No ano passado, o livro "Podróż..." , foi editado em Portugal pela Editora Relógio de Água, com o título de "Viagens" e ganhou o Prêmio Man Booker.

Este é o segundo ano consecutivo que Tokarczuk ganha um grande prêmio literário internacional. Também referente ao ano passado de 2018, ela e sua tradutora Jennifer Croft ganharam o Prêmio Internacional Man Booker pelo livro "Voos" (Flights em inglês).

Olga Tokarczuk é mencionada há muito tempo entre os candidatos ao prêmio Nobel Foundation ao lado de escritoras como Margaret Atwood, Maryse Condé e Haruki Murakami.


Sua forte posição internacional foi confirmada pelo recebimento do Prêmio Internacional The Man Booker em 2018 por "Flights" (traduzido por Jennifer Croft) e, mais uma vez, pela final deste prêmio britânico em 2019 com o livro "Lead your plough through the dead of dead ("Guie seu arado sobre os ossos dos mortos", traduzido por Antonia Lloyd-Jones).

A boa sorte da escritora também se refletiu nas nomeações para um dos mais importantes prêmios literários americanos, o National Book Award.

Esta foi uma ótima notícia para os leitores e leitores polacos. Em Cracóvia, a ocasião para comemorar é mais do que especial - comentou o prêmio Urszula Chwalba, Gerente do Departamento de Literatura da KBF, operadora do programa Cidade da Literatura da UNESCO em Cracóvia.

Olga Tokarczuk é amiga do Festival de Conrad desde os primeiros anos de sua implementação. Durante cada uma das reuniões com a escritora, os salões do festival estavam cheios de costuras.

Em 2018, ela participou de um projeto musical incrível: a estréia da ópera 'Ahat ili. Irmã dos deuses".

"Quando eu descobri, tive que parar. Ainda não me chegou" - disse a vencedora em entrevista ao jornal Gazeta Wyborcza.


"Também estou muito feliz que Peter Handke tenha recebido o prêmio comigo, o que agradeço muito. É ótimo que a Academia Sueca tenha apreciado literatura da parte central da Europa. Fico feliz que ainda estamos segurando", acrescentou Olga Tokarczuk.

Olga Tokarczuk é escritora, ensaísta, roteirista, poeta e psicóloga. Seus romances mais importantes incluem "Viagem do Povo do Livro" (1993), "Prawiek e outros tempos" (1996), "Casa Doméstica, Casa Noturna" (1998), "Bieguni" (2007), "Guie seu arado pelos ossos dos mortos" "(2009) e "Livros de Jacó" (2014).

Seu último lançamento é a coleção Bizarre Stories (2018). Vencedora, entre outros prêmios, o da Fundação Kościelski (1997), o Passaporte Polityka (1997) e o Prêmio Literário da Europa Central da Eslovênia - Vilenica (2013).

Nomeada cinco vezes para o prêmio literário Nike, que recebeu duas vezes: em 2008 para o romance Bieguni e em 2015 para os Livros de Jacob.

Sua Living House e Night House foram agraciadas com o prestigiado Brücke Berlin - Preis Award (2002).

Os livros de Olga Tokarczuk foram traduzidos para vários idiomas, incluindo inglês, francês, Alemão, espanhol, italiano, sueco, dinamarquês, búlgaro, sérvio, croata, russo, tcheco, ucraniano, turco, além de chinês, japonês e hindi.

Em 2016, com base no roteiro da escritora e baseado no livro Lead your plough through the dead of dead, um filme foi dirigido por Agnieszka Holland com o título de "Pokot", premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim de 2017.



Tokarczuk não é a primeira pessoa a receber o Prêmio Nobel de Literatura por escrever no idioma polaco. Famoso por seus épicos históricos, Henryk Sienkiewicz recebeu o prêmio em 1905, enquanto Władysław Reymont ganhou o prêmio em 1924, mais frequentemente reconhecido por sua enorme saga de quatro partes, "Camponeses" (The Peasants"Czesław Miłosz ganhou o prêmio em 1980 por seus poemas, enquanto mais recentemente foi Wisława Szymborska, também por suas poesias venceu em 1996 e Issak Bashevis Singer venceu 1978 (Singer nasceu em 14 Julho 1904, em Leoncin, Polônia e faleceu em 24 Julho 1991, em Surfside, FL, EUA. Quando recebeu o prêmio tinha cidadania Norte - americana). Mas era polaco de origem judaica. Assim como algum ancestral de Tokarczuk era de origem rutena. O final do sobrenome czuk não esconde que em suas veias corre um tanto de sangue ruteno (os atuais ucranianos).

Olga Tokarczuk dedica o Prêmio Nobel aos polacos e faz um apelo: "Vamos votar corretamente, pela democracia!""

Tão logo, o prêmio foi anunciado Olga Tokarczuk, que estava em viagem, entre as cidade de Berlim e Bielefed respondeu às perguntas dos jornalistas, em uma coletiva de imprensa realizada às pressas, na cidade de Bielefed, na Alemanha, onde se chegou.

"Apesar de todos os problemas com a democracia no meu país, ainda temos algo a dizer ao mundo", disse ela.


Perguntada a quem o Nobel pode ser dedicado, ela respondeu: "Aos Polacos. Faltam alguns dias para as importantes eleições. Gostaria de dizer às pessoas na Polônia: vamos votar corretamente, pela democracia"

Tokarczuk admitiu que constantemente é surpreendida pelo Prêmio Nobel. "Eu sei que sou uma boa escritora, mas nunca pensei que ganharia esse prêmio. Também estou feliz que somos dois este ano, há ainda Peter Handke. O prêmio foi para a Europa Central, o que é incomum. Para mim, como uma polaca, isso mostra que, apesar de todos os problemas com a democracia no meu país, ainda temos algo a dizer ao mundo e temos uma forte literatura e cultura, e sou parte desse poder", disse Tokarczuk.

Durante a coletiva de imprensa, a escritora agradeceu seus tradutores. Observou que ela é jovem para um prêmio Nobel. "Eu também sou uma mulher e isso é muito significativo", disse ela.


A ganhadora do Nobel garantiu que não esperava ganhar, embora soubesse que seu nome estava na lista de indicados. "Já estive em várias listas muitas vezes na minha vida e nada aconteceu", disse.

Segundo Tokarczuk as eleições deste fim de semana podem mudar o futuro de seu país. Um dos jornalistas perguntou como ela reagiu às notícias do prêmio.

"Estávamos em algum lugar entre Berlim e Bielefeld, na estrada, alguém me ligou, reconheci o número de telefone sueco. Era o telefonema, tivemos que parar em um pequeno estacionamento. Eu nem sei onde estava", lembrou Tokarczuk.

Ela acrescentou que estava com a "mente vazia" e não pode acreditar nas notícias do Nobel. No final da coletiva, foi perguntado para quem era o prêmio. A escritora pensou por um momento e respondeu:

"Acho que para os polacos, porque estamos apenas a alguns dias antes da eleição, escolhas muito importantes", disse ela.

"Essas escolhas podem mudar o futuro deste país. Se tenho alguém na minha cabeça a quem dedicar este prêmio... gostaria de dizer aos meus amigos na Polônia: vamos votar corretamente, pela democracia", acrescentou.


Olga Tokarczuk é uma das escritores polacas (os) mais aclamadas pela crítica e mais traduzidas, com seus livros em inglês "House of Day, House of Night" e "Primeval and Other Tales" sendo seus maiores sucessos comerciais e críticos.

Ela vive e trabalha na cidade de Wałbrzych, na Voivodia da Baixa Silésia. Escritora destacada, ensaísta e devota de Jung, é considerada uma autoridade em filosofia e conhecimento misterioso. Inegavelmente, uma grande descoberta para a literatura polaca na década de 1990, ela continua sendo um fenômeno muito admirado por críticos e leitores.

Tokarczuk ganhou inúmeros prêmios por seu trabalho, incluindo os prestigiados prêmios polacos o "Polityka Passport" e o "Nike Literary Award", além do "Prêmio Literário Internacional de Vilenica".

Seu livro "Guie seu arado através dos ossos dos mortos" foi a base do premiado filme de Agnieszka Holland, "Rasto" (Pokot).

Ela é a primeira escritora polaca a ganhar o Prêmio Internacional Man Booker - por seu romance  "Voo" (Flights) traduzido para o inglês por Jennifer Croft.

A reputação da ganhadora do Nobel 2018 de Literatura com o público internacional foi consolidada, em 2019, com a publicação em inglês de "Drive Your Plough over the Bones of the Dead" (Guie seu arado através dos ossos dos mortos), traduzido por Antonia Lloyd-Jones.

Situado em uma pequena vila no sudoeste da Polônia, este thriller moral é sobre um professor de sessenta e poucos anos, apaixonado por astrologia, um imenso amor por animais e pela poesia de William Blake, que investiga o súbito desaparecimento de seus dois cães. Logo depois, quando membros do clube de caça local são encontrados assassinados, Duszejko se envolve na investigação. De maneira alguma é uma história de crime convencional, o suspense existencial de "um dos principais escritores humanistas da Europa" (de acordo com o The Guardian) oferece idéias instigantes sobre nossas percepções de loucura, injustiça contra pessoas marginalizadas, direitos dos animais, hipocrisia da religião tradicional e crença na predestinação. O livro foi selecionado para o Prêmio Internacional Man Booker 2019, bem como para o National Book Award for Translated Literature.

Para o jornalista polaco Jacek Nizinkiewicz, o anúncio do Nobel pegou o vice-primeiro ministro Piotr Gliński da Polônia de calças curtas e que ele perdeu a oportunidade de se sentar em silêncio. O também ministro da Cultura da Polônia, que se gabou publicamente de nunca ter lido inteiramente um livro de Olga Tokarczuk, agora está falando sobre apreciar a cultura polaca, que ele ignora.

"Sempre, se um escritor polaco receber um Prêmio Nobel, é importante, embora, infelizmente, eu tenha problemas com esse prêmio, não a partir de hoje" - respondeu o Gliński, quando perguntado na TVN 24, se ele está mantendo os dedos cruzados para uma das escritoras polacas mais famosas no mundo.

Quando questionado sobre o livro de Tokarczuk que ele leu, o Ministro da Cultura, com desarmante honestidade, respondeu que "tentou", mas "nunca terminou" nenhum dos livros dela.

Nizinkiewicz aproveitou para perguntar: "Podemos imaginar que o Ministro da Cultura da Grã-Bretanha ou outro país ocidental se vangloria publicamente de sua ignorância literária? Agora o mesmo prof. Gliński, que se gabou publicamente de nunca ter lido nenhum dos livros de Olga Tokarczuk, fala sobre a apreciação da cultura polaca pelo Comitê Nobel da Suécia e brilha à luz das câmeras, como um dos pais do sucesso. É difícil encontrar um exemplo de maior hipocrisia".

Não é segredo para ninguém que a vencedora do Prêmio Nobel não apóia o PiS - Partido Direito e Justiça, de extrema-direita, que governa a Polônia e, provavelmente, a tentativa do vice-primeiro ministro de negá-lo se deu justamente pelas convicçoes políticas de Tokarczuk. Pior que prof. Gliński, muitas vezes participando de campanhas que incentivam os polacos a lerem livros, se vangloria publicamente de não ter terminado de ler a escritora premiada muitas vezes na Polônia e no exterior. Mesmo com a falta de simpatia do ministro Gliński à autora, em conexão com seus pontos de vista, e não a arte literária, isso não deve levá-lo à abnegação da leitura pública. Nesta situação em que Tokarczuk recebe o Prêmio Nobel, as palavras de Gliński são ainda mais desacreditadoras.

O professor Piotr Gliński é um cientista, um homem de cultura, autor de muitas publicações, mas também é um importante funcionário do governo e não deve subestimar publicamente as obras da autora ganhadora do Nobel, com quem não concorda. Até seu líder Jarosław Kaczyński se vangloriava anos atrás de ter lido "Os Livros de Jacó", de Olga Tokarczuk.

Os comentários do jornalista Jacek Nizinkiewicz foram feitos após o ministro da cultura da Polônia, 
escrever no Twitter o seguinte comentário: "Parabéns à senhora Olga Tokarczuk. O sucesso do artista polaco é muito agradável, mais é outro sucesso internacional da sra. Tokarczuk. O Prêmio Nobel é uma prova clara de que a cultura polaca é apreciada em todo o mundo. Parabéns!"

No passado, Piotr Gliński foi membro do comitê científico da 2ª e 3ª Conferência de Smolensk. Ele também fez parte do conselho da Good Name Redoubt Foundation - Liga Polaca contra Difamação. 

Alguns dos Livros da Ganhadora
Se, de alguma forma, o leitor ainda não leu nada de Tokarczuk, sugerimos cinco livros dela para começar. As sugestões são de Zuzanna Piechowicz, do programa "Poczytalnia" da rádio TOK FM.

"Biegunów" (Andantes)




Os polacos do título são membros de um ramo dos Velhos Crentes, uma seita ortodoxa, que acreditam que o mundo é principalmente ruim. No entanto, de acordo com as crenças deles, você pode se proteger disso. A chave para isso é permanecer em uma jornada constante, graças às quais as forças do mal não podem alcançar um homem. No romance, as jornadas dos Biegunów (Andantes) se misturam às jornadas e histórias do autor sobre os nômades contemporâneos. Um livro incrível homenageado com o Nike Award em 2008 e o Booker Award em 2018.






"Księgi Jakubowe" (Livros de Jacó)



O mais abrangente dos livros de Tokarczuk. O romance de mais de 900 páginas é uma jornada erudita pelo mundo da história, costumes e multiculturalismo. O eixo principal da narrativa é a história de Jakub Frank, um judeu que reuniu multidões de crentes ao seu redor. Ele ganhou seguidores graças às suas histórias sobre um mundo que poderia ser melhor, tolerante, aberto e feliz. A história de Frank é tão incrível que parece inacreditável. Do judaísmo, passou pelo sabatismo, depois pelo islã e, finalmente, pelo catolicismo. É possível que ele tenha morrido como membro da Igreja Ortodoxa. Um livro que vale cada minuto de leitura. A vencedora do Prêmio Nobel passou mais de seis anos escrevendo.





"Prowadź swój pług przez kości umarłych" (Guie seu arado pelos ossos dos mortos)



Um livro que ganhou uma segunda vida através da adaptação cinematográfica. Janina Duszejko tornou-se a principal heroína de "Pokot", da cineasta Agnieszka Holland. Esta é uma história sobre um professor de inglês de uma pequena cidade que definitivamente prefere a companhia de animais à companhia de pessoas. E ele está pronta para muito defender os direitos de nossos irmãos menores. O ensaio sobre direitos dos animais e brutalidade humana se mistura com uma história de crime. Olga Tokarczuk costuma falar sobre a proteção dos direitos dos animais. Neste livro, ele prova que também pode ser um ótimo tópico para um romance.







"EE"







Um dos primeiros livros da vencedora do Prêmio Nobel 2018. A ação "EE" se concentra nos primeiros anos do século XX. O personagem principal é um adolescente que é considerado um médium. Tokarczuk levanta temas que também aparecem em livros subsequentes: ocultismo, complexidade da personalidade humana, ceticismo cognitivo e busca pelo sentido da vida.









"Eu leio todos os seus livros"




Políticos parabenizam Nobel Tokarczuk

"Estou feliz que a literatura polaca seja tão valorizada em todo o mundo", escreveu o primeiro-ministro da Polônia e chefe de governo Mateusz Morawiecki no Twitter, comentando as informações sobre a concessão do Prêmio Nobel de Literatura a Olga Tokarczuk.

"Parabéns para Olga Tokarczuk. Primeiro Nobel literário da Baixa Silésia. Muito bem!" - escreveu por sua vez o presidente do PO - Partido da Plataforma Cívica, Grzegorz Schetyna.


Um pouco da história de Olga
Tokarczuk estreou no programa de televisão TV Theater (Teatro na Televisão), atriz, em 1998 e como co-roteirista do espetáculo "EE" realizado por Maria Zmarz-Koczanowicz.

Três anos antes, um romance com o mesmo título foi publicado. Esta é uma história do início do século XX, cuja heroína é Erna, de 15 anos (interpretada pela atriz Agata Buzek), filha da família burguesa Eltzner, que inesperadamente revela habilidades parapsicológicas.

"Naquela época, o TV Theater tentava mostrar a melhor literatura contemporânea", lembra Maria Zmarz-Koczanowicz.

"Olga Tokarczuk já era uma escritora bem conhecida, e este livro deu possibilidades surpreendentes. Durante a apresentação deste espetáculo, nos conhecemos. O romance de Olga parecia tão rico em tópicos que era muito difícil se adaptar ao teatro de TV por tempo limitado. Foi o mais divertido quando estávamos tirando as fotos, porque os personagens ganharam vida nessa história bastante imaginária. Olga imaginou perfeitamente Wrocław antes da guerra, na qual a ação ocorre. Todos nós entramos neste mundo. Olga me deu uma mão completamente livre durante a implementação. Ela não interferiu em nada. Ela assistiu à apresentação final e ficou satisfeita, como me disse. Para mim, o Prêmio Nobel de Olga é uma grande alegria".

Em 1999, Tokarczuk ganhou o 2º prêmio no concurso do TV Theater por uma peça dramática. Foi também sua estréia dramática. Atriz também na época, ela interpretou uma funcionária bancária em uma performance realizada um ano depois por Piotr Mularuk. O papel principal - Krysia - foi confiado a Maja Ostaszewska. "O tesouro" acontece perto da residência da autora, estabelecida em Krajanów, perto de Nowa Ruda. No destino de todos os heróis - incluindo Krysia - eles revivem constantemente as coisas do passado, e tudo acontece na fronteira entre acordar e dormir.

Em 1998, Piotr Tomaszuk adaptou (junto com Sebastian Majewski) e dirigiu o Teatro na TV com "Prawiek and other times", que é uma história sobre um lugar que fica no meio do universo. Em Prawiek, uma vila perto da região Podlaska, que é guardada por quatro arcanjos de quatro partes do mundo - os espectadores assistem a episódios da vida de gerações sucessivas de duas famílias, desde a Primeira Guerra Mundial até os dias atuais.

Em 2000, o Teatro na TV exibiu a performance original de Agnieszka Lipiec-Wróblewska, baseada na prosa de Olga Tokarczuk "Números". A história de uma jovem empregada que trabalha em um hotel se tornou uma metáfora para os próximos estágios da vida humana.

Em 2004, os espectadores puderam assistir ao roteiro de "Miłość" (Amor) dirigido por Filip Zylber, que foi uma adaptação de quatro histórias de Tokarczuk, cujos protagonistas são mulheres em várias situações da vida.

Imposto de renda

O fisco polaco não receberá nenhum dinheiro do Nobel de Tokarczuk. O Ministro das finanças, declarou: "Eu tomei a decisão de não cobrar imposto PIT".

A escritora polaca, graças à decisão da Academia Sueca, receberá um prêmio de 9 milhões de coroas suecas, ou aproximadamente 3,5 milhões de złotych. As autoridades fiscais poderiam "ganhar" cerca de 350.000 zł. No entanto, isso não vai acontecer. O ministro das Finanças decidiu "parar de cobrar impostos PIT". Parece que o ministério também aplicará as novas regras aos vencedores do prêmio Nobel subsequentes.

O prêmio financeiro de mais ou menos 3,5 milhões de reais também está associado à decisão de premiar Olga Tokarczuk pela Academia Sueca. A escritora, no entanto, precisaria incluí-la em sua declaração de imposto, ao Departamento de Finanças. O chefe do Ministério das Finanças, Ministro Jerzy Kwieciński, no entanto, decidiu dispensar a escritora da obrigação de compartilhar o prêmio com a administração fiscal. Ao mesmo tempo, ele parabenizou a escritora por ganhar o prêmio literário Nobel em seu Twitter.


Quem é Olga Tokarczuk?
Olga Tokarczuk nasceu em 1962, na pequena cidade de Sulechów. Ela é graduada em psicologia na Universidade de Varsóvia e trabalhou inicialmente como psicoterapeuta. Nasceu 29 de janeiro de 1962 (tem 57 anos), em Sulechów.

É romancista, escritora, psicóloga, poetisa.

Recebeu os Prêmios Kulturhuset Stadsteatern, Prêmio Nike de Literatura, Prêmio Internacional Man Booker, Prêmio Nike de Literatura, Medalha de Prata do Mérito Cultural Polaco Gloria Artis, Nobel de Literatura Trabalha na Universidade Iaguielônica de Cracóvia.

Depois do consultório de psicologia, passou a se à literatura, ganhando popularidade na Polônia e no exterior. Ela criou histórias que apareceram na revista "Przełaj". Seu romance de estréia foi "Viagem do Povo do Livro", publicado em 1993.

Dois anos depois, seu segundo romance, "EE", apareceu no mercado e, em 1996, "Prawiek i inne czas". Outros romances de Tokarczuk incluem "Wardrobe", "Tocando em muitos tambores", e "Anna nos túmulos do mundo".

A Polônia não é o umbigo do mundo

"Hoje é impossível falar sobre a Polônia sem falar sobre o mundo, essa Polônia é uma miragem" , disse Olga quando foi nomeada para o prêmio Booker.

"Muitos escritores dizem que um prêmio de prestígio também é pressão. Você a sente vestindo? Sem exagero. Minha vida sempre foi dividida em duas esferas: introvertida e extrovertida. Eu experimento períodos introvertidos quando escrevo um livro. Eu permaneço em um estado de certa suspensão, em uma bolha, em um diálogo interno comigo mesmo. Mas então chega o momento em que tenho que sair dessa bolha, começar a entrar em contato com as pessoas, falar sobre meus livros, conhecer leitores. Sempre separo claramente essas duas esferas, até aprendi a me preparar mentalmente para a transição de uma para a outra. Depois dos cinquenta, a maior virtude é a capacidade de dizer não".

Entrevistador: Agora pode ser difícil, porque provavelmente em conexão com a indicação de Booker para "Arado", você ficará cada vez mais conhecida. A ação deste romance se passa em uma pequena vila polaca em uma província esquecida. Isso incomoda os britânicos?

Olga: Eu acho que não. Afinal, sob a superfície da ação semi-primitiva, meu romance aborda problemas mais profundos e universais, vivos em outros países. Além disso, personagens excêntricos, e essa é Janina Duszejko, a personagem principal de "Arado", facilmente atravessam as fronteiras de países e culturas. Quando o romance foi lançado em francês, recebi um e-mail de um clube canadense de leitores de livros. Acabou que eles fundaram um grupo de fãs de Janina Duszejko lá!

Entrev: No caso de Booker, a tradução desempenha um papel importante. Quais são as suas impressões depois de ler seu livro em inglês?

Olga: Eu tenho duas tradutoras de inglês: Jennifer Croft e Antonia Lloyd-Jones. O primeiro deles , Croft traduziu "Biegunów", enquanto Antonia decidiu por "Plough". Eu as conheço muito bem e sei que sentimos o senso de humor uma da outra. É impossível conversar com Antonia seriamente, você nunca sabe se algo é sério ou não. Afinal, é claro, ela é simplesmente uma ótima tradutora, com um grande senso de paradoxos da linguagem. Quando li a tradução dela, a voz de Duszejko estava em minha mente apenas como a voz de Antonia. Agora surgiu a ideia de que ela lêsse este livro para as necessidades do audiolivro.

Entrev. : Britânicos sentem vossa literatura?

Olga: Há algo nisso. Outros escritores polacos também estão presentes na Grã-Bretanha: Jacek Dehnel, Wiola Grzegorzewska e Julia Fiedorczuk. Espero que haja mais de nós e nossa voz seja ouvida com mais força.

Entrev.: Infelizmente, recentemente, não falamos alto sobre nossas realizações, mas sobre o fato de que os padres polacos queimam livros em público. Isso provavelmente não constrói a imagem da Polônia como um país que defende a cultura?

De fato, essas informações receberam ampla cobertura na mídia em todo o mundo, mesmo em países muito exóticos. Toda essa situação é o resultado da atitude nostálgica e anacrônica da Igreja, que apóia instintivamente - a menos que seja uma estratégia - a religião popular do século XIX, baseada na fé no diabo e no mal, exclusão, culpa e diferenciação. Esses velhos quadros de fé e religiosidade são completamente incompatíveis com a maneira como as pessoas vivem e pensam hoje. Se adicionarmos a isso um nível intelectual bastante baixo de muitos padres, teremos um efeito estranho na forma de queima de livros. Há outro problema - tenho a impressão de que não há o suficiente do mundo exterior na mídia polaca. As televisões governamentais e não-governamentais permanecem em segundo plano e relatam apenas o que está acontecendo, nem mesmo na Polônia, mas em Varsóvia. Não há eco de nós no que o mundo vive, o que está acontecendo na Ásia ou na África. De acordo com esta versão, a Polônia é o umbigo absoluto do mundo. Então, as pessoas que assistem nossa TV vivem em um estado mental atrasado. Mas essa Polônia é uma miragem. Hoje é impossível falar sobre a Polônia sem falar sobre o mundo.

Entrev.:Voltando à queima de livros ...

Olga: Felizmente, esse evento incomodou muitas pessoas na Polônia e teve uma reação brusca. Por exemplo, em Wroclaw, em maio, estava planejada uma grande campanha de leitura, que os nazistas queimaram uma vez.

Entrev.: Em que consistiu?

Olga: Funcionários do governo local, artistas e residentes puderam trazer livros proibidos pelos nazistas, incluindo Lessing ou Tomasz Mann - autores cujas obras foram queimadas em muitas cidades alemãs em 1938.

Entrev.: Na onda de popularidade, você relançou recentemente seu livro de estréia "Jornada do Povo do Livro". As memórias e emoções de anos atrás retornaram?

Olga: A ideia de retomar meu livro de estreia veio da editora, admito que estava relutante. 30 anos se passaram desde que foi escrito - essa é toda a era. Mas quando li recentemente antes desta retomada, parecia emocionante e íntimo. Como se alguém o tivesse escrito, mas alguém que eu entendi bem.

Entrev. : A passagem do tempo é culpada?

Olga: Provavelmente. Quando escrevi "Viagem" há 30 anos, eu era uma pessoa completamente diferente. Penso que durante as nossas vidas mudamos dramaticamente pelo menos várias vezes, construímos mais versões da nossa personalidade, mais visões. Somos mudados pela experiência e conhecimento que adquirimos. Sempre me pareceu que a personalidade é um conjunto de possibilidades, não algo que é permanente e se desenvolve apenas de uma maneira de maneira linear.

Repercussão na Revista Polityka

O Prêmio Nobel de Olga Tokarczuk é um grande presente para os tempos do caos, com este título a crítica de literarura Justyna Sobolewska, começou seu artigo numa das mais importantes revistas semanais da Polônia, ao saber do anúncio da ganhadora do Nobel 2018,  hoje, 10 de outubro de 2019.

"A alegria do Nobel por Olga Tokarczuk também é a alegria do leitor e da leitora, em cujos olhos a nova literatura dos anos noventa ganha ressonância global. "Descreva sua vila para que ela se torne universal." Olga Tokarczuk dominou essa arte como nenhuma outra.

O Nobel literário de Olga Tokarczuk era esperado e inesperado. Tokarczuk apostou em casas de apostas e na imprensa mundial, mas nossas várias esperanças são tão raramente cumpridas que às vezes temos medo de tê-las. Enquanto isso, recebemos um grande presente. Porque este prêmio para Olga Tokarczuk é um presente para todos nós em um momento em que há poucas razões para ser feliz.

O mundo teve que apreciar Olga Tokarczuk

Quando li "Os Livros de Jacó" , pensei que este seria um livro que o mundo apreciaria, porque é um romance europeu no sentido mais profundo: o caminho de Jakub Frank e seus seguidores conduz por toda a Europa, de Lwów, passando por Varsóvia, Viena, até os Bálcãs.

Tokarczuk descreve um momento interessante - o final do século 18, quando tudo se resume, o velho mundo cai, algo novo surge, a iluminação colide com o pensamento religioso, o mundo da razão espera por um novo messias. Paradoxalmente, o romance mostra que esse movimento incessante, o que nos parece cair e cair, na história pode ser transformado em outra coisa. Hoje, diante de nossos olhos, o mundo conhecido está desmoronando, as mudanças estão se acelerando, por isso vale a pena olhar para o passado para ver momentos semelhantes de desintegração e o surgimento de uma nova ordem.

Cruzando fronteiras nos livros de Tokarczuk

É também uma história - como ouvimos na justificativa - sobre a passagem de fronteiras (a justificativa sugeria que na Suécia os "Livros de Jacó" haviam sido lidos com cuidado, que foram recentemente em sueco; agora também apareceu uma tradução em alemão). Mostra a Polônia multicultural e multiétnica e seus heróis, os franquistas, tornam-se refugiados vagando de tribunal em tribunal. Seus heróis são "estrangeiros", mas acontece que somos todos "estrangeiros", nossos ancestrais vieram de algum lugar; ex-seguidores de Jakub Frank se misturaram à paisagem polaca.

"Crossing Boundaries" também se refere ao romance "Bieguni", pelo qual Tokarczuk recebeu o Booker Award. O romance escrito há 10 anos fala sobre um mundo sem fronteiras, pode-se viajar livremente, sobre os cidadãos do mundo e sobre postes - pessoas que sempre devem estar em movimento. Desde então, as fronteiras se fecharam, a Europa começou a cavar contra os refugiados. A visão de Tokarczuk pertence ao passado, mas ainda há esperança de que esse mundo não se perca para sempre.



Olga Tokarczuk ainda está em movimento (hoje viajou pelas rodovias alemãs) e, ao mesmo tempo, está fortemente ligada à sua região, com Nowa Ruda, onde criou um festival literário. Com a Voivodia da Baixa Silésia, que ela descreveu em um dos livros mais bonitos: "Casa diurna, casa noturna". Também notamos que cada um de seus livros é diferente - de sua estréia "A Viagem do Povo do Livro", até "Prawiek e outros tempos", que foi um dos livros mais importantes dos anos 90, pelas histórias "Tocando na bateria", até o monumental "Livros de Jacob", Um romance histórico, mas corresponde fortemente ao presente. E ainda Tokarczuk escreveu sobre o futuro, sobre os tempos pós-humanos - mesmo em "Histórias Bizarras". O que conecta seus livros é observar atentamente a hora da mudança. E a busca de significado em tempos de caos.


 Olga Tokarczuk sobre "Pokot" e sobre o fato de o mundo se tornar feio


O jornalista Janusz Wróblewski entrevistou Olga Tokarczuk sobre as adaptações cinematográficas de sua prosa, sobre "Pokot" e sobre a Polônia, nas quais é cada vez mais difícil viver. O filme foi selecionado como representante de seu país ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2018

Janusz Wróblewski: O filme teve algum impacto na sua sensibilidade, na sua imaginação literária?

Olga: Acho que sim. Hoje todos pensamos em imagens. O filme teve um enorme impacto na literatura, pode ser visto a olho nu no exemplo do romance - o ritmo da história é diferente, a maneira de contar histórias modeladas na edição de filmes apareceu, também uma espécie de suspense literário, e o papel do diálogo mudou. Isso é especialmente evidente no romance anglo-saxão. Às vezes, você tem a impressão de que esse romance é um script com didaskalia, apenas escrito de forma diferente.

Wróblewski: Muitos escritores não gostam de interferir na questão literária. Eles são contra a introdução de novos personagens, mudando a narrativa, mais a mensagem. Outros deixam cineastas completamente livres. A que grupo você pertence?

Olga: Eu realmente me preocupo com certa lealdade, especialmente quando se trata de sentido. Por exemplo: os criadores de teatro geralmente tratam textos literários como matéria-prima a ser processada à sua maneira e, às vezes, pode ser censurável ao autor vivo ou a seus herdeiros. O filme, no entanto, geralmente procura um texto literário ao procurar uma história. Quanto mais a história está envolvida no texto, mais difícil é criar um filme. É difícil, por exemplo, trazer para a tela o tipo de escrita que conta do ponto de vista de um narrador em primeira pessoa, quando você precisa construir um ponto de vista subjetivo muito sugestivo. A natureza do filme é que ele conta mais objetivamente que constrói um certo mundo que existe fora. O senso de humor no filme e no texto também é diferente. Por exemplo, Woody Allen usa um senso de humor muito literário com grande sucesso.

Wróblewski: David Lynch, e antes dele, por exemplo, Hitchcock, estavam procurando um significado para desfocar as fronteiras do mundo visível. Nesta perspectiva, sua prosa poderia ganhar alguma coisa?

Olga: Talvez seja isso. Nas adaptações de meus textos, geralmente dava total liberdade aos diretores, porque sabia que os meios utilizados pelo filme são diferentes e, às vezes, é preciso se adaptar a ele e concordar com certas mudanças, simplificações ou enriquecimento. Só interviria quando o sentido e o significado iriam muito além das minhas intenções.

Wróblewski: Sua escrita, que é uma tentativa de criar a Nova Mitologia, é considerada não cinematográfica. Apesar disso, seus livros costumam ser exibidos. Como você vê as tentativas feitas, entre outros através de Ryszard Brylski ("Żurek"), Maria Zmarz-Koczanowicz ("EE"), Piotr Mularuk ("Skarb") ou Piotr Tomaszuk ("Prawiek e outros tempos")?

Olga: Non-filme? Eu não concordo com isso. Eu escrevo com fotos, você só precisa ter uma ideia para elas. Todos os títulos que você mencionou são muito originais, eles tiveram uma ideia. Hoje eles pertencem mais aos cineastas do que a mim. É muito bom que o texto literário seja para eles um ponto de partida para algo novo e todos os tratem um pouco como pretexto. Por exemplo, "Żurek" é um cinema de grande autor, que apenas usa minha ideia fictícia e reproduz tópicos um pouco diferente do que no texto da história. Ele faz isso de forma muito criativa. "EE" é uma adaptação bastante fiel - sua força está na ótima atuação. Os personagens, apenas esboçados no livro, se materializam aqui, adquirem dimensões adicionais através de sua fisicalidade e singularidade. Me arrependo muito que este excelente desempenho do programa Teatro de Televisão com o fantástico papel de Agata Buzek é conhecido por apenas alguns. Não é exibido na televisão há anos. "Prawiek" também é uma produção para o Teatro de Televisão, na verdade a segunda versão, porque a primeira foi tocada maravilhosamente pelo Teatro Wierszalin. "Tesouro" deve muito à maravilhosa interpretação de Maja Ostaszewska.

Wróblewski: A visão do mundo criada por Agnieszka Holland em "Pokot", adaptação cinematográfica "Guie seu arado pelos ossos dos mortos", corresponde à sua imaginação? Você se identifica totalmente com ela?

Olga: Agnieszka é um mestre de cinema. Trabalhar com alguém assim é uma ótima experiência. Seus filmes me acompanharam desde que fui ao cinema. Desde o início, presumi que Agnieszka tinha sua visão dessa história e a aceitei desde o início. Enquanto trabalhamos no texto, tivemos o maior problema em transferir para a tela o humor característico e excêntrico da heroína principal e seu ponto de vista subjetivo. Daí sua estrutura híbrida na fronteira de espécies e formas. Apesar disso, provavelmente devido à importância das questões que carrega, o filme é mais seriamente comparado ao romance, e às vezes até se opõe ao realismo. Não esperávamos que a recepção desse filme fosse inesperadamente influenciada pela situação política na Polônia, que de repente ganhou um novo contexto muito específico e, assim, se tornou uma espécie de manifesto político.

Wróblewski: Lembre-se: a heroína de "Pokot", uma arquiteta aposentada Duszejko, defende o direito à vida, mas ela não segue as regras pelas quais luta. Houve uma acusação de que você defende o ecoterrorismo, enquanto atribui um papel negativo à Igreja Católica em favor da caça e da matança de animais. Agnieszka Holland acredita que é uma provocação intelectual.

Olga: Muito é permitido na arte, certamente muito mais do que em uma declaração de mídia ad hoc. Este filme explora uma possibilidade, mostra um certo paradoxo. A principal questão por trás dessa história é: O que um cidadão decente pode fazer quando descobre que a lei moral e a lei constitucional são violadas, ignoradas e ignoradas? Até que ponto temos o direito de nos rebelar contra autoridades que não cumprem os padrões morais? Temos o direito à desobediência civil e até onde pode chegar? Sim, em certo sentido, é uma provocação, é uma oferta para experimentar uma catarse imaginária. Funciona um pouco como "Inglourious Inglourious" ou "Django" de Quentin Tarantino. Passamos na fronteira entre a representação realista e imaginária do mundo. É antes um conto de fadas sobre as características de um panfleto político.

Wróblewski: Porque pessoas com opiniões políticas diferentes gostam de matar animais, que sempre o fizeram corretamente. Você teve a impressão de que esse conto de fadas sensibilizou ou mudou um pouco a consciência dos polacos?

Olga: O filme apareceu em um momento especial, embora a atmosfera em torno da ecologia, da proteção da natureza e da caça tenha sido estragada há algum tempo. Quando o filme estava nos cinemas, o ministro Szyszko atirou no faisão criado no aviário. A história de uma velha louca com quem ninguém a conta ou a trata seriamente, e que se vinga por matar inocentes e fracos, repentinamente diante de nossos olhos se tornarem muito mais reais, porque dizia respeito ao aqui e agora. Talvez essa transferência para o mundo real significasse que os espectadores receberam o filme literalmente como um manifesto e até como uma ameaça. Mas o filme foi feito cinco anos e o livro foi escrito nove anos atrás.

Wróblewski: Agora o clima é radicalizado, mais se fala em violência.

Olga: Eu tenho medo da violência como o fogo, mas sua ameaça está acima de nós. Talvez existam indivíduos psicopatas em algum lugar que impressionam, mas isso é patologia. Raiva, raiva e irritação, no entanto, existem e não podem ser varridas para debaixo do tapete. No livro "Lead Your Plough ...", que foi a base do script "Pokot", assistimos ao processo do nascimento da violência, mas, acima de tudo, vemos que o homem não tem controle sobre isso, porque a erupção da violência também é catártica. A arte tem sido usada como uma plataforma para a imaginação há milhares de anos, onde você pode lidar com esses sentimentos sombrios de forma controlada. Olhe para eles, toque-os. A arte foi inventada para romper fronteiras; a boa arte se torna kitsch. Até agora, pessoas que pensam como eu dormem no sentido ilusório de segurança que o politicamente correto dá. Em um mundo de muitos valores, era uma espécie de polidez e respeito assumido nas relações com outras pessoas. Acabou. A palavra "esquerdista", que já foi usada para alguém com visões esquerdistas ultra-radicais, é usada hoje em dia para alguém que não concorda com a política do PiS ou não vai à igreja. "Você morre, sua vagabunda" é um comentário em um artigo na internet. Esse lado sempre lutou pelo politicamente correto em nome da liberdade. E conseguiu. As pessoas, convencidas de que o politicamente correto limita sua liberdade, se jogaram na garganta uma da outra. E aqui temos: "sua puta" é um comentário ao artigo na internet. E aqui temos.

Wróblewski: Guerra de duas tribos. Mais alguma coisa te surpreendeu no debate sobre o filme?

Olga: Só isso. As pessoas esqueceram um pouco que estão indo ao cinema. Eles queriam algum comentário político real sobre o que estava acontecendo. Eles trataram Janina Duszejko a sério e literalmente. Eles estavam aterrorizados com a violência. Penso que quando as emoções associadas aos movimentos loucos do ministro Szyszka enfraquecerem e ele se aposentar politicamente bem merecido, o filme será assistido sem todos esses contextos quentes. Então sua dimensão provavelmente será vista mais claramente como uma parábola trágica de desamparo, raiva e desobediência civil.

Wróblewski: O papel da literatura e do cinema ambicioso hoje em dia se baseia principalmente no racismo estigmatizante, na xenofobia, no fanatismo e na defesa dos direitos das minorias?

Olga: Infelizmente, vivemos tempos difíceis e violentos, nos quais devemos perceber constantemente o que parecia tão óbvio até recentemente - que tipo de mundo queremos. Estes não são bons tempos para a arte; como um tipo de comunicação social, ela deve cada vez mais entrar no discurso político. Ainda é possível dizer hoje algo que não se enredaria na reflexão sobre ameaças, desigualdades sociais, fascismo das sociedades, ameaça de guerra e ameaça de ruptura da ordem democrática? A arte não pode ser reduzida a lidar com a 'beleza'. O mundo simplesmente se tornou feio.

Wróblewski: Ele nunca foi bonito, apenas artistas nem sempre foram tão abertamente envolvidos na disputa política. Enquanto isso, como os políticos, eles estão cada vez mais usando linguagem radical e brutal, às vezes fazendo fronteira com o discurso de ódio. Por outro lado, como evitar um salto para o fanatismo, para uma identificação nítida - com a nação, com patriotismo primitivo, com religiosidade infantil, com quais projetos sociais liberais após 1989 tentaram libertar os polacos?

Olga: Eu assisti esse processo na Internet - nos primeiros ataques incrivelmente brutais de inimigos, a pessoas nojentas e decentes nojentas responderam com calma, sem comentários, ignorando essas entradas. Apenas emanou. Pode-se fazer a pergunta sobre os limites desse desfalque e se inventivos e ameaças acabarão se tornando realidade. Estou preocupado com a facilidade incrível com a qual você pode usar propaganda, mentira e lavagem cerebral hoje. E que funciona de forma eficaz, a longo prazo e com precisão. Em termos de construção de humor xenófobo, essas sementes ruins já foram plantadas e crescerão por gerações. Não tenho idéia de quem serão os jovens, os alunos do ensino médio e as crianças que, além do consumismo, colocam em mente toda essa visão nacional e fascinante do mundo. Receio que não termine bem. Eu posso ver uma imagem inesquecível de "The Cabaret", de Bob Fosse, e uma cena chocante de piquenique, na qual um garoto bonito começa a cantar uma música que parece inocente a princípio, mas em um momento, palavra por palavra, se torna o hino nazista. A câmera também mostra o rosto de um homem idoso ouvindo essa música e - é incrível - nesse rosto, podemos ver o que acontecerá em alguns anos. Eu sinto essa testemunha hoje. Parece-me que o mesmo coro começou sua música e canta aqui na Polônia no século XXI. Eu ainda acredito na arte que conhece pessoas, mas não esconde a cabeça na areia. A arte entendida dessa maneira é um pouco semelhante à educação - abre cabeças,

Wróblewski: A liberdade na Polônia está cada vez mais ameaçada?

Olga: Acho que sim, e que o processo de limitação da liberdade é lento, pouco a pouco, pouco a pouco. Os próximos limites são violados, movidos e inclinados. Ainda é possível interromper esse desmantelamento da ordem democrática, mas deve ser uma ação firme. É muito tarde para negociar, pequenos ajustes para trás, para frente ou para os lados. O que mais me preocupa, como reverter todos esses danos na mente das pessoas, é pensar em conspiração, misturar fatos com mentira, essa confusão mental. Certamente, a escola e a educação escolar baseada no conhecimento devem ser restauradas. Introduzir a religião nas escolas causou muitos danos ao diminuir a distância entre fatos científicos e atos de fé. Por mais de 20 anos, as crianças aprendem simultaneamente, lição em lição, sobre a gravidade e a ressurreição. Isso cria mentes suscetíveis a qualquer manipulação cognitiva. Em um mundo de verdade, essas mentes são impotentes, perdem a orientação. Portanto, dois pecados nacionais - hipocrisia e conformismo - crescem em força. Hipocrisia como a maneira mais simples de manter a coerência cognitiva básica e o conformismo como resultado da incapacidade de pensar de forma independente. No mundo caótico de hoje, vemos como ideologias baseadas na religião tentam introduzir sua ordem, que é de fato a ordem da exclusão - mulheres, estranhos, pensadores diferentes. Somente um estado secular é capaz de se opor a isso.

Wróblewski: "A coisa mais trágica e que vale a pena descrever na vida das pessoas é o fato banal de que você nunca tem o que deseja; você não está onde queria estar; você não é quem você gostaria de ser. Todo mundo experimenta isso, pelo menos em algum momento de suas vidas. E isso é uma fonte de sofrimento "- você assinaria essas palavras hoje?

Olga: É muito budista. Ele fala sobre a ansiedade básica de um homem que está constantemente olhando e ainda se sentindo insatisfeito. Essa ansiedade impulsiona o desenvolvimento do mundo, ao mesmo tempo em que nos sentimos tão insatisfeitos. Essa é uma contradição fundamental, que provavelmente não pode ser superada, exceto buscando a própria autonomia.


Antipolaca

Olga Tokarczuk é uma "escritora antipolaca", segundo o Google. Depois de digitar a frase "Olga Tokarczuk" aos olhos do Google, uma nota da Wikipedia apareceu por algum tempo, começando com as palavras "escritora antipolaca".
Atualmente, depois de inserir o nome de Olga Tokarczuk no mecanismo de busca do Google, podemos ver a descrição retirada da Wikipedia, começando com as palavras: "escritora polaca". No entanto, por algum tempo a palavra "anti-polaca" apareceu lá, e foi capturada nas telas. Não é segredo que Tokarczuk não é uma das favoritas do poder atual.

Até a mídia estrangeira comentou sobre isso, eles escrevem sobre o Nobel para uma mulher polaca. "The Guardian" lembrou a entrevista da escritora depois de receber o prêmio Nike, o que deixou a direita polaca zangada. Tokarczuk disse que a Polônia tem em sua história "atos terríveis" de colonização, ao contrário da visão propagada de um país que se recuperou da opressão.

Tokarczuk foi então chamada de "targowiczanka" e sua editora teve que contratar seus guarda-costas por algum tempo. O New York Times também lembrou Tokarczuk da posição extraordinária na cultura polaca. Em janeiro, ela escreveu um artigo para a revista, no qual avaliou o estado em que a Polônia está localizada atualmente. O artigo apareceu após a morte do prefeito de Gdansk Paweł Adamowicz. "Estou preocupada com o nosso futuro próximo", escreveu ela.

"O prêmio para Olga Tokarczuk eleva o moral dos polacos que acreditam em visões liberais apenas três dias antes das eleições, nas quais o partido nacionalista e populista tem chance de ser reeleito, novamente levando os poloneses ao caminho iliberal" - observou o Washington Post.

Apesar do sucesso da escritora, vamos lembrar essas palavras escandalosas de Tokarczuk: Os polacos são "proprietários de escravos" e "assassinos judeus".

Os polacos são "donos de escravos" e "assassinos de judeus" que deveriam tentar reescrever sua história do zero, "não escondendo todas as coisas terríveis que fizemos". É assim que a história da Polônia é percebida pela vencedora do Prêmio Nobel Olga Tokarczuk de 2018.

"Você terá que enfrentar sua própria história e tentar reescrevê-la um pouco mais uma vez, sem esconder todas as coisas terríveis que fizemos como colonizadores, a maioria nacional que reprimiu a minoria, como proprietários de escravos ou assassinos de judeus", disse Olga Tokarczuk no programa "Passados ​​vinte", na TVP Info, em 2015.

E ela argumentou que a história polaca foi inventada como um falso mito. "Estou começando a pensar que estávamos sonhando com nossa própria história. Inventamos a história da Polônia como um país extremamente tolerante, aberto, como um país que não foi contaminado por nada de ruim em relação às suas minorias" enfatizou.

Ela argumentou que os polacos fizeram pogroms contra judeus durante e depois da guerra. "Você pode ver a história do ponto de vista de uma mulher, camponesa, judia, fantasma ou animal", - acrescentou.

A escritora também se referiu aos eventos atuais em suas declarações. Ela criticou as autoridades atuais. "Vivemos em um país governado por populistas, como resultado, somos surpreendidos por ideias cada vez mais estranhas, mas esse tipo de bizarro não é apenas uma doença polaca, outros países também são guiados por políticas estranhas", ela falou sobre os governos do PiS em uma entrevista ao site wp.pl.

Na mesma entrevista, ela criticou o paroquialismo polaco e julgou todos eles através do prisma polaco. "Começo a sentir, como opressora, a necessidade de lidar com as próximas ideias dos políticos polacos. Os polacos cuidam dos polacos. Estamos terrivelmente sem um horizonte mais amplo para ver que vivemos em um mundo que está mudando muito rapidamente, afundando em guerras subsequentes, a situação climática está piorando", disse Tokarczuk.

Olga com a cineasta Agnieszka Holland

Cartaz do filme POKOT de Holland baseado no livro de Tokarczuk


Brasil
No Brasil, os direitos do romance "Guie seu arado sobre os ossos dos mortos" foram comprados pela editora brasileira Todavia. O livro deve sair em novembro, com tradução de Olga Bagińska-Shinzato.

Já tem até capa e título adulterado para: 



O jornal o Estado de São Paulo, até já publicou o trecho inicial do livro em português:

E agora prestem atenção! Outrora dócil, e em perigosa senda, O justo seguiu seu curso ao longo Do vale da morte. Com a minha idade e nas minhas condições atuais, deveria sempre lavar bem os pés antes de dormir, caso uma ambulância precise vir me buscar à noite. Se tivesse examinado nas Efemérides o que acontecia no céu naquela noite, nem me deitaria para dormir. Entretanto, caí num sono muito profundo; recorri ao chá de lúpulo e tomei ainda dois comprimidos de valeriana. Por isso, quando fui acordada no meio da noite pelo som — violento, excessivo, e por isso agourento — de alguém batendo na minha porta, não consegui me recompor. Levantei às pressas e fiquei em pé junto da cama, vacilando, pois o corpo sonolento, trêmulo, não conseguia dar o salto da inocência do sono para a vigília. Desfaleci e cambaleei, como se estivesse prestes a perder a consciência. Isso tem me acontecido ultimamente, e está relacionado com as minhas moléstias. Precisei me sentar e repetir algumas vezes para mim mesma: estou em casa, é noite, alguém está batendo na porta, e só então é que consegui controlar os nervos. Enquanto procurava os chinelos no escuro, podia ouvir que aquele que tinha batido agora circundava a casa, murmurando. No térreo, na caixa do relógio de luz, guardo gás de pimenta que ganhei de Dionísio por causa dos caçadores ilegais. Foi justamente nele que pensei agora. Consegui achar na escuridão o formato frio e familiar do aerossol e, assim armada, acendi a luz do lado de fora. Olhava para o alpendre pela janela lateral. A neve rangeu e apareceu no meu campo de visão o vizinho que costumo chamar de Esquisito. Estava enrolado numa velha samarra, com a qual às vezes o via quando trabalhava do lado de fora de casa. Debaixo dela podia ver seu pijama listrado e suas botas pesadas para caminhar nas montanhas. — Abra — disse. Com um espanto evidente olhou para o meu terno de linho (durmo vestida com as peças que o Professor e sua esposa quiseram jogar fora no verão, e que me lembram da moda antiga e da minha juventude. Assim, combino o útil com o sentimental) e entrou sem pedir licença. — Vista-se, por favor. Pé Grande morreu. Por um instante perdi a fala e, em silêncio, calcei as botas de cano alto e vesti o primeiro casaco de frio que encontrei no cabideiro. Lá fora, a neve, na mancha de luz jogada pelo abajur no alpendre, virava uma ducha vagarosa e sonolenta. Esquisito estava do meu lado, calado, alto, esbelto e ossudo como uma silhueta esboçada com alguns riscos a lápis. A neve caía do seu corpo ao mínimo movimento, como se fosse um cavaquinho polvilhado com açúcar de confeiteiro. — Como assim “está morto”? — perguntei, por fim, ao abrir a porta, com a garganta apertada, mas ele não me respondeu. De modo geral, ele fala pouco. Deve ter Mercúrio num signo silencioso, acho que em Capricórnio ou em conjunção, quadratura, ou talvez em oposição a Saturno. Podia ser, também, um Mercúrio retrógrado — que, nesse caso, acarretava discrição. Saímos de casa e, imediatamente, nos envolveu esse ar muito familiar — frio e úmido — que nos relembra todos os invernos que o mundo não fora criado para a humanidade, e durante pelo menos a metade do ano nos demonstra a sua hostilidade. O frio atacou brutalmente as nossas bochechas, e emergiram nuvens brancas de vapor de nossas bocas. A luz no alpendre se apagou automaticamente e caminhamos pela neve crepitante na escuridão completa, a não ser pela lanterna de cabeça de Esquisito que penetrava as trevas num único ponto oscilante logo à sua frente. Eu andava na penumbra, saltitando às suas costas. — Não tem lanterna? — perguntou. Claro que tinha, mas conseguiria achá-la apenas de manhã, à luz do dia. Com as lanternas é sempre assim: são visíveis só durante o dia. A casa de Pé Grande ficava um pouco afastada, acima das demais. Era uma das poucas habitadas durante o ano inteiro. Apenas ele, Esquisito e eu vivíamos aqui sem temer o inverno; os outros moradores fechavam a casa já em outubro; esvaziavam os canos de água e voltavam para a cidade. Desviamos então levemente da estrada, desobstruída, que passa pelo nosso vilarejo e se ramifica em trilhas que levam às respectivas casas. Um caminho pela neve profunda, tão estreito que nos obrigava a pisar colocando um pé atrás do outro, alternadamente, enquanto tentávamos manter o equilíbrio, nos guiava até Pé Grande. — Não vai ser uma imagem nada agradável — avisou Esquisito, virando-se para mim e, por um átimo, me cegando completamente. Não esperava nada de diferente. Silenciou por um instante e, em seguida, disse, como se quisesse se desculpar: — Fiquei preocupado com a luz acesa na cozinha e o latido desesperado da cadela. Você não ouviu nada? Não, não ouvi. Estava dormindo, entorpecida pelo lúpulo e pela valeriana. — Onde ela está agora, essa cadela? — Levei embora, está na minha casa. Eu a alimentei e ela pareceu se acalmar. Mais um instante de silêncio. — Ele sempre ia dormir cedo e apagava as luzes para economizar, e dessa vez a luz ficou acesa o tempo todo. Uma faixa brilhante de luz sobre a neve, visível da janela do meu quarto. Foi por isso que decidi ir até lá. Pensei que ele poderia estar bêbado, ou que estivesse implicando com o cão, para que latisse daquele jeito. Passamos por um estábulo arruinado e, logo em seguida, a lanterna de Esquisito caçou na escuridão dois pares de olhos reluzentes, esverdeados, fluorescentes. — Olha só, corças — eu disse num sussurro excitado e agarrei a manga de sua samarra. — Chegaram muito perto da casa. Não têm medo? As corças estavam com as patas imersas na neve até a altura da barriga. Olhavam para nós com calma, como se as tivéssemos apanhado no meio de um ritual cujo sentido não conseguimos entender. Estava escuro, portanto não sabia reconhecer se eram as mesmas jovens que vieram da República Tcheca no outono. Ou será que eram outras, novas? E por que, essencialmente, havia apenas duas? Aquelas eram no mínimo quatro. — Voltem para casa — eu disse, espantando-as com as mãos. Estremeceram, mas não se moveram. Elas calmamente nos acompanharam com o olhar até a porta. Senti calafrios. Enquanto isso, Esquisito limpava os sapatos, batendo os pés contra o solo diante da porta de uma casa descuidada. As pequenas janelas haviam sido calafetadas com papéis de vedação e plástico. Feltro betumado cobria as portas de madeira. Pedaços de lenha de diversos tamanhos recobriam as paredes do vestíbulo. Era, de fato, um interior desagradável, sujo e descuidado. Sentia-se o cheiro de mofo, madeira e terra — molhada e voraz. O odor de fumaça, de longa data, envolveu as paredes com uma camada de gordura. A porta da cozinha estava entreaberta. Assim, de imediato avistei o corpo de Pé Grande prostrado no chão. Meu olhar roçou nele fugazmente, para logo recuar. Demorou um bocado antes que eu conseguisse olhar para lá outra vez. Era uma cena horrível. Estava deitado, retorcido numa posição estranha, com as mãos junto do pescoço como se quisesse afrouxar a gola apertada. Ia me aproximando aos poucos, como que hipnotizada. Vi os seus olhos abertos fixados em algum ponto debaixo da mesa. A camiseta suja estava rasgada na altura da garganta. Parecia que o seu corpo tinha travado uma luta consigo mesmo, foi derrotado e se entregou. Fiquei com frio de tanto horror, meu sangue gelou nas veias e senti como se tivesse cedido para o próprio fundo do meu corpo. Ainda ontem havia visto esse corpo vivo. — Meu Deus — balbuciei. — O que aconteceu? Esquisito deu de ombros. — Não consigo ligar para a polícia, o sinal da operadora tcheca deu interferência outra vez. Tirei meu celular do bolso e digitei o número que conhecia da televisão — 997 — e, em seguida, uma voz tcheca automática ressoou no aparelho. Aqui é assim. O sinal vagueia, sem se importar com as fronteiras nacionais. Às vezes, a fronteira entre as operadoras ficava por um tempo na minha cozinha. Outras, se fixava durante alguns dias junto à casa de Esquisito ou no terraço. No entanto, era difícil prever o seu caráter quimérico. — Você devia ter subido a colina — o aconselhei tardiamente. — O corpo vai enrijecer por completo antes que eles cheguem — disse Esquisito num tom que eu não gostava, particularmente no seu caso: era um tom sabichão. Tirou a samarra e a pendurou no encosto da cadeira. — Não podemos permitir que fique assim. Está com um aspecto repugnante, mas, enfim, era nosso vizinho. Olhava para o pobre e retorcido corpo de Pé Grande e me custava entender que ainda ontem tinha medo desse homem. Não gostava dele. Talvez não gostar fosse até um eufemismo. Deveria, aliás, dizer: ele me parecia repugnante, horrível. De fato, nem sequer o considerava um ser humano. Agora estava prostrado no chão manchado usando uma cueca suja, pequeno e magro, impotente e inofensivo. Ora, um fragmento de matéria que, em consequência de transformações difíceis de ser imaginadas, virou um ser frágil, isolado de tudo. Fiquei triste, extremamente triste, pois mesmo uma pessoa tão desagradável não merecia morrer. Aliás, quem mesmo merece morrer? Eu também compartilharei o mesmo destino, assim como Esquisito e aquelas corças lá fora; todos nós seremos um dia nada mais que um corpo morto. Olhei para Esquisito, na esperança de algum consolo, mas ele já tinha se entregado à tarefa de arrumar a cama revirada, improvisada sobre um sofá-cama em ruínas, então fiz o possível para me consolar sozinha. Passou, então, pela minha cabeça a ideia de que a morte de Pé Grande poderia ser considerada, de alguma forma, algo bom, pois o libertou da bagunça que era a sua vida. E libertou outros seres vivos dele. Eis que, repentinamente, me dei conta dos benefícios da morte e de como ela era justa, à semelhança de um desinfetante ou de um aspirador. Admito, foi o que pensei, e continuo com a mesma convicção. Era meu vizinho, menos de um quilômetro de distância separava as nossas casas, mas, por sorte, o meu contato com Pé Grande era esporádico. Normalmente avistava-o de longe — sua figura franzina e rija, sempre um pouco instável, se deslocava com a paisagem ao fundo. Ao andar, balbuciava algo e, de vez em quando, a acústica ventosa do planalto propagava os farrapos desse monólogo, essencialmente simples e pouco diversificado, trazendo-os até mim. Seu vocabulário era composto principalmente de palavrões aos quais acrescentava apenas nomes próprios. Conhecia cada pedaço de terra deste lugar, pois parece que nasceu aqui e nunca foi além de Kłodzko. Era perito na floresta — sabia como usá-la para ganhar dinheiro, o que poderia vender e para quem. Cogumelos, mirtilos, lenha roubada, gravetos para acender o fogo, armadilhas, o rali off-road anual, as caçadas. A floresta alimentava esse pequeno gnomo, e por isso ele deveria respeitá-la, mas não era o caso. Uma vez, em agosto, durante a estiagem, ele incendiou todo o mirtileiro. Liguei, aliás, para os bombeiros, mas não consegui salvar quase nada. Nunca soube por que ele fez aquilo. No verão, caminhava pelas redondezas com uma serra e cortava as árvores cheias de seiva. Quando chamei sua atenção, reprimindo a raiva com dificuldade, ele respondeu de forma simples: “Cai fora, sua velha”. Só que com mais grosseria. Ele sempre ganhava um dinheirinho extra roubando alguma coisa, dando um jeitinho; quando os veranistas deixavam uma lanterna ou um podador no quintal, Pé Grande sempre aproveitava a ocasião para levar tudo e depois vender na cidade. Na minha opinião, inúmeras vezes deveria ter recebido punições, ou até ido para a cadeia. Não sei como sempre saía impune. Talvez tivesse a proteção de certos anjos; às vezes eles tomam o lado errado. (...)

Em 2014, a editora Tinta Negra publicou "Os vagantes". Hoje esgotado, o romance ganhará nova edição, também pela Todavia, com novo título ("Viagens") e tradução (também de Olga Bagińska-Shinzato). Ainda não há data de lançamento.


Acesso ao site da escritora https://www.tokarczuk.wydawnictwoliterackie.pl/

Fontes: Gazeta.pl / Rzeczepospolita Polska / Gazeta Wyborcza / Wprost / Polityka.pl / jornal O Globo / jornal O Estado de São Paulo

Tradução e adaptação para o português: Ulisses Iarochinski

terça-feira, 8 de outubro de 2019

8 de outubro: Dia Nacional do Pierogi

Na data de hoje é comemorado na Polônia e nos Estados Unidos: o Dia Nacional do Pierogi.


Reeconhecido como o prato internacional polaco ele é um tipo de bolinho feito de massa de trigo sem o uso de fermento e recheado com vários de ingredientes. No Brasil existe a versão chamada de pastel, em sua maioria com recheios salgados, mas apenas fritos em óleo muito quente. O pieróg polaco é quase sempre cozido e também pode ser doce.

O Pierogi (pronuncia-se piérógui) é a forma plural da palavra polaca pieróg (pronuncia-se piérug).

Para ser polaco os pierogi tem que preferencialmente serem apenas cozidos (quando eles boiarem na água fervente estão prontos) e terem os seguintes recheios: purê de batatas e requeijão (chamados de ruskiej); de queijo (z serem); repolho e repolho azedo (kapusta z grzybami); carne moída (z mięsem),  e de diferentes frutas como morango, amoras, framboesas e mirtiro (estes são servidos com creme de leite e açucar) - estes são os mais tradicionais.

Pierogi ruskiej ( pierogi com recheio de purê de batata e requeijão)
Mas existem outros recheios com requeijão e molho de bacon; cogumelos e cebolas refogadas. Para estes que são salgados basta como molho para serem servidos, manteiga derretida com cebola refogada (bem tostada).

Com recheio das frutas silvestres, os pierogi podem ser apreciados com molho de maçã, xarope de cassis, calda de chocolate e / ou chantilly.

Pierogi z truskawkami i bitą śmietaną (pierogi com morango e creme de leite)
Existem outros tipos semelhantes de pratos semelhantes a bolinhos de massa em outras cozinhas étnicas, como exemplos temos  o perohe dos rutenos-ucranianos e o varenik dos russos e eslavos de origem judaica.

Os imigrantes da Polônia popularizaram o pierogi nos Estados Unidos. A princípio, os imigrantes serviam pierogi apenas para suas famílias. No entanto, restaurantes étnicos também serviam pierogi.

Pierogi kapusta z grzybami (pierogi de repolho e cogumelos)
Após a Segunda Guerra Mundial, as igrejas étnicas venderam o pierogi como um angariador de fundos.

Na década de 1960, as mercearias comercializavam pierogi nos corredores de alimentos congelados em muitas partes dos Estados Unidos. De fato, os supermercados ainda os vendem hoje, principalmente em Chicago, Nova Iorque, Pittsburgh e Los Angeles.

Enquanto o pierogi é consumido como prato principal em outros países, os americanos normalmente os consideram um prato adicional.

Pierogi z serem (pierogi de queijo)

Bom bocado
O Pittsburgh Pirates realiza uma corrida pierogi em todos os anosa. Seis corredores vestindo roupas de pierogi (Batata Pete, Jalapeño Hannah, Cheese Chester, Chucrute Saul, Oliver Onion e Bacon Burt) correm para a linha de chegada.

Em Whiting, Indiana, celebra-se a Pierogi Fest anualmente em julho.

Glendon, Alberta, no Canadá, é o lar de um pierogi de 1.500 metros de altura e 8 metros de altura, feito de aço e fibra de vidro resistente. Deve-se perfurar o pierogi gigante, construído em 1991, com um garfo igualmente gigante.

 #NationalPierogiDay