segunda-feira, 11 de abril de 2011

Direita protesta na celebração da tragédia



Centenas de pessoas, de várias partes da Polônia fizeram, ontem à noite, diante do Palácio Presidencial, em Varsóvia, um misto de homenagem e protestos.
Convocados pelo PiS - Partido Lei e Justiça, comandado pelo candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais, Jarosław Kaczyński (pronuncia-se iaróssuaf  catchínhsqui), os manifestantes portando cartazes, "banners" e  cantando, gritando palavras de ordem e  outras vezes rezando escancararam a indignação pela tragédia de Smoleński, ocorrida há um ano .
Muitos dos manifestantes, além das placas ostentavam números nas costas. Questionados diziam que era identificação para não se perderem de seus grupos.
Alguns deles, identificados como montanheses, cantavam "altivez e olhando para cima, nosso presidente", quando o gêmeo do Presidente falecido, depositou flores diante do Palácio. Podiam ser lidos cartazes contra o aborto, "Komorowski e Tusk traidores" "EUA, por favor, nos ajude".
Outros cartazes diziam:"POLAND; PO-LAND, PUTIN-LAND" "Filhas da puta, Komorowski bolchevique". "Komorowski, Você sabe que o presidente do movimento Solidariedade foi Kaczyński, e não Wałęsa? Mas os judeus foram enganados", "Haverá a Líbia aqui, pois o sangue vai fluir!", "Silésia é a segunda Iugoslávia".
Um manifestante de Poznań assim se explicava, "Estou aqui para mostrar que os polacos não têm vergonha. Viemos porque eu queria ver por mim mesmo se essa multidão não seriam apenas boinas vermelhas, como descrito por alguns meios de comunicação. Há também muitos jovens como nós."

P.S. Nem parece que a Polônia quase foi destruída 70 anos atrás pelo fascismo nazista. A direita polaca com uma manifestação que deveria ser recordações dolorosas, reza e orações, transformou-se numa demonstração absurda de ignorância e rancor.