terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

10 anos da morte de Riszard Kukliński


Em 11 de fevereiro de 2004, em Tampa, na Flórida, morria o coronel Ryszard Kukliński, oficial do Estado-Maior Geral do Exército polaco, que no início dos anos 70, uniu-se à inteligência americana. Como Jack Strong deu, entre outros, planos estratégicos do Pacto de Varsóvia que permitiram a derrocada do Império Soviético na Polônia. Kukliński nasceu em 13 de junio de 1930 em Varsóvia, dentro de uma família de operários.
Seu pai era um membro do movimento de resistência polaca à ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial e acabou morrendo no campo de concentração de Sachsenhausen.
O mesmo Ryzsard passou brevemente por um campo de trabalhos forçados quando tinha apenas 13 anos de idade.
 Após o fim da guerra, Kukliński começou sua carreira militar no Exército do Povo Polaco então recém-criado. Ele participou dos preparativos das forças do Pacto de Varsóvia que participariam da invasão da Tchecoslováquia em agosto de 1968, durante a Primavera de Praga.
Após a repressão comunista, em dezembro de 1970, em que os trabalhadores polacos que se manifestavam nas cidades de Gdynia e Gdańsk, Kukliński começar a sentir repulsa crescente do regime, e ainda mais da Soviética (que ele via como o opressor real de seu país) que do próprio regime polaco, que, afinal, era um satélite.
A partir de então, ele decidiu tentar entrar em contato com os serviços de inteligência dos Estados Unidos. Sabia ele, que isto seria muito perigoso na Polônia. Teve, então, uma idéia genial: convenceu seus superiores que um seleto grupo de oficiais poderiam andar pelas margens da Europa Ocidental, por barco, posando como turistas, e recolhendo qualquer informação útil.
Finalmente, em agosto de 1972, durante uma dessas viagens, ele conseguiu enviar uma carta para a Embaixada dos EUA em Bonn (então capital da Alemanha Ocidental).
Fez desta forma seu primeiro contato com os oficiais militares dos Estados Unidos. Aquela "aventura marítima" acabaria em trabalho conjunto com CIA, e ele passou a oferecer seus serviços como um espião.
Foi assim que, durante sua carreira como um espião entre 1971 e 1981 entregou à CIA microfilme colossal de 40.000 páginas de documentos secretos do Pacto de Varsóvia de origem essencialmente Soviética.

Os documentos em questão descreviam planos estratégicos de Moscou sobre o uso de armas nucleares, detalhes técnicos do último tanque soviético produzido, o T- 72 e o míssil Strela -1 , a distribuição de bases soviéticas, a artilharia antiaérea nos territórios da Polônia e na antiga Alemanha Oriental, os métodos e as técnicas utilizadas pelos soviéticos para minimizar e tentar evitar a detecção de seus equipamentos militares por satélites espiões norte-americanos, uma análise magistral da União Soviética e das fraquezas da OTAN através de um manual de 300 páginas sobre a guerra eletrônica, a informação de que a URSS estava se preparando para invadir um país no sul (o que viria a ser o Afeganistão, 1979) e planos da eventual aplicação da lei marcial na Polônia, um fato que, eventualmente, veio a acontecer em 1981.

Kukliński, em pé, atrás do presidente Wojciech Jaruzelski
Em setembro de 1981, o ministro do Interior da Polônia dizia que "Moscou reclama que tudo que se discute no Politburo sobre o sindicato Solidariedade é descoberto em menos de 24 horas. Há um vazamento terrível de informações". Até o nome de código (Wiosna, "Primavera" ) do plano para declarar a lei marcial no país era conhecido pelo Solidariedade.
E o coronel Kukliński era parte de um punhado muito seleto de apenas dez pessoas em todo o país cujo nome oficialmente secreto era conhecido.
Diante de um risco iminente de descoberta, Kuklinski poderia ser " exfiltrated" (retirado sub-repticiamente) da Polônia pela CIA (provavelmente escondido dentro do veículo oficial da embaixada dos EUA ) em Varsóvia com sua esposa e dois filhos.
Finalmente, no dia 11 de novembro de 1981, ele foi para os Estados Unidos. Isso aconteceu pouco antes da imposição, em dezembro do mesmo ano, da lei marcial no país. Em 23 de maio de 1984, Kukliński foi condenado à morte in absentia (à revelia ) por um tribunal militar secreto ainda comunista existente na Polônia.
Mas, depois da queda do comunismo no país, em 1989, a decisão foi revertida pelas novas autoridades e, depois de um longo exílio, ele momentaneamente regressou a Polônia, em abril de 1998. Ele morreu de um ataque cardíaco aos 73 anos, em um hospital na cidade de Tampa (Flórida, EUA), em 2004.

Túmulo em Varsóvia
Seus restos mortais foram transferidos para sua Polônia e foi sepultado, em Varsóvia, em 19 de Junho de 2004, com honras militares, junto a seu filho Waldemar, que foi morto a tiros por um motorista desconhecido, em meados de 1994 (um fato que, de acordo com vozes pertencentes a teorias da conspiração, teria sido uma vingança de ex-agentes soviéticos).
Seu outro filho, Bogusław havia desaparecido em janeiro do mesmo ano, também em circunstâncias não totalmente explicadas, enquanto ele estava fazendo uma expedição de mergulho no estado da Flórida. No seu caso, seu corpo nunca seria encontrado.

Monumento em Cracóvia
Herói ou traidor
Kukliński permanece uma figura controversa para muitos polacos. Para a maioria é considerado um herói nacional legítimo, mas alguns ainda consideram-no um traidor. Para estes, o fato de ter revelado planos militares soviéticos para a CIA, contribuiu para que a planejada invasão da União Soviética sobre a Polônia, em 1981, tenha sido frustrada, e isso ajudou a evitar o superaquecimento das tensões da Guerra Fria e até mesmo uma escalada nuclear hipotética do conflito, o que, sem dúvida, teria significado a completa destruição virtual da Polônia (assim como o mundo em geral e a Europa em particular).
No entanto, estas afirmações são difíceis de avaliar (e, mais ainda, para confirmar ou dar como verdade), porque os eventos que levaram à declaração da lei marcial na Polônia, em 1981, ainda são controversos e contestada por vários historiadores. Kuklinski está enterrado em linha de honra de Powązki do cemitério militar de Varsóvia, e foi declarado cidadão honorário de várias cidades polacas, entre as quais Cracóvia e Gdańsk.
Longa-metragem polaco sobre o espião polaco. Direção de Władysław Pasikowski.