sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Beatificação do polaco com data marcada

Foto: SLAWOMIR SIERZPUTOWSKI
Já é conhecida a data em que o Papa João Paulo II será beatificado. Foi o que informou o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, nesta sexta-feira.

Será no dia primeiro de maio, próximo.

Esta é a primeira beatificação que Bento XVI fará em seu pontificado. O Papa presidirá a beatificação de João Paulo II na Praça de São Pedro, no dia 1º. de maio. Bento XVI aprovou um decreto sobre o milagre realizado por intercessão de João Paulo II. E este é o ponto de partida para o atual papa introduzir o princípio de que a cerimônia de beatificação do Papa pode levar à canonização do papa polaco. Quem não se lembra daquele cardeal que disse, "vengo da un paese lontano... si me sbaglio... me corregerete". Foram estas, as frases que o polaco pronunciou na sacada do Palácio do Vaticano ao surgir para os fiéis de todo o mundo, logo após a fumaça branca ter aparecido nos céus romanos, anunciando-o como o Papa João Paulo II, em outubro de 1978.

Tusk pergunta sobre a Torre de Smolenski

Fot. Wojciech Olkuśnik
Se os russos não concordam com um relatório conjunto sobre o acidente de Smolenski, a Polônia pode procurar ajuda na investigação de organizações internacionais. Esta é a resposta do primeiro-ministro, Donald Tusk, a respeito do relatório do Comitê Interestados de Aviação, que responsabiliza e culpa apenas os pilotos polacos pelo acidente com o avião presidencial, e que silencia sobre a situação do aeroporto de Smolenski e o trabalho de seus controladores de voo.
O primeiro-ministro Tusk se pronunciou imediatamente à apresentação do relatório em Moscou, no dia de ontem. Ele afirmou que o relatório russo é incompleto. Ressaltou que não está questionando os russos, que culpam o piloto polaco pela tragédia e que pede para se processar o piloto do avião do presidente falecido Lech Kaczynski.
"Estamos assumindo alguma responsabilidade para nós", ele garantiu. "Apenas acrescento que, no relatório polaco nossos erros serão descritos ainda mais de forma acentuada". O Primeiro-Ministro, no entanto, disse que os russos vão melhorar o relatório apresentado, que levam em conta as observações da parte polaca das investigações, de preferência após ser consultado. Disse que uma nova proposta de apresentação do relatório será enviada agora para Moscou. "Estas são provas circunstanciais, a presunção de que, pelo menos, as circunstâncias, se não faz, também estão ao seu lado. Eu estou falando sobre o aeroporto e os procedimentos torre de controle russa. Os russos também devem ter a coragem de mostrar o quadro inteiro", comentou o primeiro-ministro.