Foto: Iwona Burdzanowska |
Foi se o tempo em que o índice de leitura e empréstimos nas bibliotecas beiravam os 100%. Sim! Mas isso eram tempos de comunismo. Desde a queda do império soviético e restauração da república democrática, os polacos têm lido menos.
"As crianças e os jovens lêem menos", alertam bibliotecários de todo país. Dois entre três professores da escola fundamental buscam incentivar os alunos a buscarem um livro. Na Szkole Podstawowej (Escola Fundamental) nrº. 17, na ulica Krochmalnej, em Lublin, com dinheiro da União Europeia foi formado um círculo de leitura na biblioteca.
As pesquisas mais recentes realizadas por leitores da Biblioteca Nacional entre os estudantes do ensino médio mostra que um em cada quatro alunos do ensino médio não lê livros. Esta tendência também é evidente nos estudos de leitura entre os adultos - por exemplo, em 2008, este índice era de 62%.
Muitos polacos não lêem nem um único livro por ano. Os bibliotecários relatam que os estudantes estão lendo apenas aqueles livros obrigatórios. Para alguns adolescentes, a biblioteca é um lugar atraente somente quando se pode usar a Internet. Sem acesso a grande rede, eles nem se aproximam das bibliotecas.
Muitos polacos não lêem nem um único livro por ano. Os bibliotecários relatam que os estudantes estão lendo apenas aqueles livros obrigatórios. Para alguns adolescentes, a biblioteca é um lugar atraente somente quando se pode usar a Internet. Sem acesso a grande rede, eles nem se aproximam das bibliotecas.
Por isso, programas de incentivo à leitura como este implantado na Escola Fundamental da nr º 17 da ulica (rua) Krochmalnej são muito importantes. No final de fevereiro, as aulas serão realizadas com dois grupos, formados por crianças das classes I a III, e IV-VI.
A professora Janina Łatwińska ressalta a importância de padrões aprendidos no lar, "se a criança não vê os pais lendo um livro é pouco provável que ela própria vá se interessar pela leitura na escola, ou na biblioteca".
Como convencer os alunos a ler? Esta é a pergunta que move professores em mudar esta tendência pela não leitura de livros. Programas de incentivo são a única esperança. Entre estes planos, estão visitas orientadas às livrarias, onde as crianças audam a escolher livros para serem adquiridos pela biblioteca da escola.