segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Peregrinos em Częstochowa

Peregrinos de Garwolin


Os peregrinos continuam chegando a Częstochowa para as comemorações do dia da Rainha e Padroeira da Polônia, Matka Boska Częstochowa - Nossa Senhora de Częstochowa. (pronuncia-se matca bosca Tchenstorróva, rróva e não cova)
Nesta segunda-feira os peregrinos da paróquia de São Clemente de Trzemeśna chegam às 10:40 horas e passam pelas ruas Hektarowa, Mirowska, Aleja NMP, aleja Sienkiewicza. São 250 pessoas que pernoitam na cidade e retornam para sua cidade individualmente.
Da cidade natal do Papa João Paulo II, Wadowice, chegam às 11.00 horas do dia 19, pelas ruas Korkowa, Poselska, Żyzna, Sabinowska, Skrzetuskiego, Polna, Matejko, Piastowska, Bohaterów Monte Cassino, Korczaka, Śląska, pl. Biegańskiego, Aleja NMP, al. Sienkiewicza; 500 pessoas. Elas pernoitam em Wrzosowa já a partir de amanhã, dia 18, para no final de quarta-feira retornarem a sua cidade, individualmente.
No dia 21, será a vez dos peregrinos do Convento dos Paulinos de Cracóvia, que chegam às 15:00, através das ruas Mstowska, Mirowska, Aleja NMP, aleja Sienkiewicza. São 300 pessoas. De Olsztyn chegam no dia 20 um grande grupo que permanecem em Częstochowa até o dia 21 de agosto.
Os peregrinos que começaram a chegar no dia 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, já ultrapassaram a marca de mais de um milhão nestes dias. As comemorações e homenagens têm seu ponto culminante no dia 26 de agosto. Isto porque, em 1931, o Papa Pio XI aprovou a Festa em honra de Nossa Senhora de Częstochowa, neste dia. Mas o Decreto da Congregação para os Ritos da Santa Sé, para esta honraria, foi oficializado à todas as dioceses da Polônia, somente em 26 de Outubro de 1956.
Em Curitiba, as comemorações acontecem há alguns anos no Bosque do Papa João Paulo II. Este ano estava programado para o próximo dia 23 de agosto, domingo. Entretanto, as festividades foram canceladas por resolução da Missão Católica Polaca no Brasil, atendendo ordem papal, que restringiu todos os eventos (missas, etc.) em função da gripe H1N1, ou "A".