quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Geórgia: conseqüências da ocupação russa

Ekateriny Beruaszwiil e sua mãe no Centro de Saúde da Criança em Varsóvia. Foto: jornal Rzeczpospolita

Duas crianças georgianas da Osetia do Sul chegaram na Polônia. Vieram em busca de especialistas. Ekateriny Beruaszwili de 13 anos têm problemas no coração. Como não tinham dinheiro, pois fugiram da zona ocupara pelos russos em Cchinwali, ainda não puderam ser operadas. A cirurgia deve custar entre 20 a 30 mil złotych. Foi iniciada uma campanha para arrecadar o dinheiro suficiente.
A segunda criança é Temuri Machniaszwili. Sua família toda morreu. O menino Temuri não ouve devido aos bombadeios. Estava prevista uma cirurgia para um implante, que permita a ele voltar a escutar. O Centro Internacional de Audição e Fala de Kajetan quer fazer a cirgurgia gratuitamente, mas é necessário pagar o implante, que custa em torno de 30 mil euros. A mãe de Ekaterina, a senhora Makvala Beruaszwili diz que é um milagre que esteja na Polônia, onde está recebendo ajuda do governo polaco e também da Embaixada da Geórgia em Varsóvia.

A grande batalha medieval

Quadro monumental de autoria do mestre Jan Matejko retratando a maior batalha da idade média, a de Grunwald (ou Tannenberg, em alemão) em 15 de julho de 1410, quando finalmente o reino polaco com seus aliados lituanos e tártaros-lipka, principalmente, expulsaram das terras da Polônia, os cruzados teutônicos (saxões, atuais alemães). Na cena, o grande duque lituano Witold ataca as forças do mestre da ordem Ulrich von Jungingen (de branco com faixa azul no lado direito) que é morto nesse instante, mesmo tendo o maior exército da época. O Rei polaco Władysław Jagiello ajudado por uma combinação de legiões lituanas, francesas, inglesas e mil soldados tártaros-lipka deram fim a uma ocupação de quase 200 anos em terras polacas.

Mapa da fase final da batalha de Grunwald com as posições de cada uma das legiões em confronto. As bandeirinhas vermelhas e brancas da Polônia contra as azuis e brancas dos teutônicos. Do outro lado do rio o avanço dos mil soldados tártaros sob o comando de Dzielal Ed Dyn em direção ao Oeste.