quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Sinfônica do Paraná homenageia Leminski


A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta na quarta-feira (24/08), às 20h30, no Teatro Guairão, o concerto “Paulo Leminski – Canções e Poemas”. A data de abertura homenageia o nascimento do poeta (24 de agosto).

Com regência do maestro Alessandro Sangiorgi, o concerto terá participações de Estrela Leminski, Téo Ruiz, Ná Ozzetti, Rogéria Holtz e Aurea Leminski.

O programa abre com a declamação da poesia "Sintonia para Pressa" e "Presságio" e segue com as canções e poemas "Verdura", "Se houver céu", "Hoje tá tão bonito", "A você amigo", "Navio", "Filho de Santa Maria", "Polonaises", "Live with me", "Xixi nas Estrelas", "Luzes", e "Valeu".

Todas as composições são do Leminski ou têm participação do poeta. Como parte das comemorações, na ocasião será lançado o LP duplo Leminskanções.

Leminski experimentou diversas linguagens artísticas. Faleceu aos 44 anos e deixou um grande legado na literatura e na música. Produziu cerca de 110 músicas, entre canções e parcerias, catalogadas em um livro de partituras recém-lançado. Nos anos 1980, estas composições foram gravadas por Caetano Veloso, Blindagem, A Cor do Som, Ney Matogrosso, Paulinho Boca de Cantor, Moraes Moreira, Itamar Assumpção e Ângela Maria.

O evento marca a abertura do “Mês da Literatura” que terá 11 escritores paranaenses percorrendo 25 municípios do interior do Estado. Cada autor visitará entre duas e três bibliotecas. Durante os encontros, os escritores, além de falar sobre suas próprias obras, também irão abordar assuntos como livro, leitura e formação de leitores.

Entre os autores convidados, estão romancistas (Cristovão Tezza e Miguel Sanches Neto), autores infantojuvenis (Cléo Busatto), poetas (Rodrigo Garcia Lopes e Karen Debértolis), críticos (José Castello) e jovens autores (Marcos Peres). Um recorte plural da cena literária paranaense.

A programação completa do Mês da Literatura estará disponível no site da Secretaria da Cultura: www.cultura.pr.gov.br.

Serviço:
Abertura do “Mês da Literatura” com o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná
“Paulo Leminski – Canções e Poemas”
Regência: Alessandro Sangiorgi
Participações especiais: Estrela Leminski, Téo Ruiz, Ná Ozzetti, Rogéria Holtz e Aurea Leminski
Dia 24 de agosto, às 20h30 Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Classificação: maiores de 7 anos