quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Enchente em Cracóvia assusta

Foto: Jakub Ociepa

As chuvas que caem torrencialmente na Voivodia (Estado) da Malopolska colocaram em alerta a população de Cracóvia. No trecho do rio Vístula entre Bielany e o Castelo de Wawel, o nível das águas subiram nesta madrugada 6 metros. A foto acima foi tirada na curva do rio diante das muralhas de Wawel.
Outras cidades nas redondezas também sofreram com a subida do nível das águas dos rios. Como em Jawiszowice no município de Oświęcin. Os bombeiros passaram a noite colocando sacos de areia, e defensas especiais para conter as águas do Vístula. A enchente inundou a estrada nacional 75 em Uszwi no município de Brzostek. Em Zembrzyce, no município de Suski a estrada nacional n º 28 está fechada.
Felizmente, segundo as previsões, as chuvas vai diminuir ainda hoje. Informou Joanna Sieradzka do Instituto de Meteorologia.

Uma nova Sukiennice





Fotos: Mateusz Skwarczek

260 lâmpadas LEDs se iluminaram esta semana no edifício monumento do Rynek Główny (Praça do Mercado Central) de Cracóvia) o Sukiennice (Mercado dos Tecidos).
A restauração do prédio mais famoso de Cracóvia está em curso há mais de dois anos, pelo menos. Nesse tempo longo de espera, a Galeria Jan Matejko do Museu Nacional Polaco, o subsolo da praça e a Galeria de Artesanato foram paulatinamente sendo reformados e restaurados.
A iluminação com a mais alta tecnologia do momento, segundo Jacek Bartlewicz, porta-voz do Departamento de Infraestrutura Comunitário e Transportes, custou mais de 1,2 milhões de złotych. Foram instalados 8 km de cabos elétricos para compor o cenário de 260 lâmpadas LED.