sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Começa o XVI Concurso Chopin



Neste domingo, começa o XVI Concurso Internacional de Piano Fryderyk Chopin. Será que algum dos sete polacos selecionados conseguirá repetir o triunfo de Rafał Blechacz, de cinco anos atrás?
A história do concurso começou em 1927, e embora a luta inicial do prof. George Zurawlew se passou uma época, em que a concorrência continua a suscitar enorme emoção comparada apenas com aquelas conquistas esportivas.
Uma vez a cada cinco anos, por quase três semanas, a música de Chopin ocupa o centro de todas as atenções na Polônia.
Para o crítico musical Stanisław Dybowski, "as competições de hoje podem ser divididas em dois grupos: Turismo - organizado para popularizar algumas localidades, o fundador e o artista; e as competições de prestígio, projetadas exclusivamente para os profissionais do instrumento. E justo aqui, Chopin está no topo."



Rafał Blechacz - Foto: Piotr Bernaś

Esta competição, em Varsóvia, desde o início é um evento dedicado à música de um único compositor. Daí a sua extraordinária dificuldade, porque os pianistas em fases sucessivas, devem demonstrar domínio das diferentes formas de interpretação. E também a maneira correta de tocar uma mazurka e uma polonaise, que só os membros conhecem.
Na primeira etapa, os jovens pianistas desempenham a "etude noturna", a "balada" ou "scherzo". Na segunda, devem tocar a "valsa mazurca polaca". Na terceira, é a vez de interpretarem a "sonata", e o último dos dois concertos. É necessário ter uma resistência real quanto ao estado físico e o mental. Pois, na fase final tem-se que lidar com as formas de grande porte, realizadas junto com a Orquestra Filarmônica. Como regra geral, apenas a fase final é ponto mais fraco das audiências, isto porque, os pianistas que tocaram soberbamente até este momento culminante, podem estar bastante agitados com ritmo da maratona pianística.

Novas regras

O XVI Concurso que culmina com "Ano Chopin 2010" tem sido anunciado como um avanço, porque houve mudança no sistema de classificação. Cada um dos jurados pode votar apenas "sim" ou "não". As discussões são permitidas, mas os pontos são apenas uma função auxiliar, pois o resultado será divulgado somente após o fim da competição. A avaliação será feita por apenas doze jurados, incluindo os pianistas Martha Argerich, Nelson Freire (Brasileiro), Dang Thai Son, Kevin Kenner e Piotr Paleczny. O Presidente do júri é o prof. Andrzej Jasiński, e o presidente honorário, prof. Jan Ekier.

Em abril, aconteceu a competição de pré-qualificação, quando 81 competidores foram selecionados. O concurso é aberto a pianistas de todas as nacionalidades, nascidos entre 1980-1993. Este ano, o concurso está dominado pelos asiáticos, pois são 17. Dos quais, oito são do Japão e outros oito, da China. A Polônia conseguiu classificar sete pianistas. São eles: Fares Marek Basmadij (nasceu em 1986, filho de pai sírio e mãe polaca, com estudos em Gdańsk e Dublin), Marek Bracha (nasceu em 1986, com estudos em Varsóvia e Londres), Jacek Kortus (nasceu em 1988, estudos em Poznan, cinco anos atrás chegou a final), Marcin Koziak (nasceu em 1989, estudos em Cracóvia), Joanna Różewska (nasceu em 1988, estudos em Varsóvia), Gracjan Szymczak (nasceu em 1986, estudos em Wrocław, ganhou os estudos no concurso de 2005) e Paweł Wakarecy (nasceu em 1987, estudos em Bydgoszcz).
Também retorna o austríaco Ingolf Wunder, que ganhou a simpatia do público há cinco anos, mas não chegou à final naquele concurso. Os russos estão com um forte grupo de jovens pianistas, onde se destacam Julianna Awdiejewa, Mirosław Kultyszew e Daniiło Trifonow.

O Vencedor do prêmio receberá uma medalha de ouro e 30 mil euros. Também estão incluídos prêmios especiais da Sociedade Fryderyk Chopin para o melhor desempenho (3.000 Euros), Prêmio da Rádio Polska para o melhor desempenho de mazurcas (3.000 Euros), o Programa Nacional Concerto Filarmônico para o melhor desempenho (3,000 Euros), Prêmio Reitor da Universidade de Varsóvia de Música para o melhor desempenho da "Polonaise-Fantaisie op. 61" (3.000 Euros). Um prêmio especial da Fundação Krystian Zimerman para o melhor desempenho da sonata (12.000 euros). Há ainda prêmios além do regulamento como tocar com a Filarmônica de Nova Iorque, em Varsóvia, em 29 de outubro; e em Nova Iorque, em janeiro; e com a Orquestra da NHK, em Tóquio. Tradicionalmente, o vencedor grava CD na prestigiada Deutsche Grammophon.
Todas as audições do XVI International Chopin Piano Competition, além de concertos de Argerich e de Freire podem ser seguidos na transmissão pela rádio Polska 2 e TVP Kultura. Em www.chopin.tvp.pl serão apresentados resumos diários e entrevistas com os participantes, e concertos (sessões da manhã e da tarde I, II, III). O concerto final dos vencedores estarão disponíveis não apenas na transmissão direta.

Júri

Ludmil Angelov (Bulgária), Akiko Ebi (Japão) Goetzke, Bernd (Alemanha), Adam Harasiewicz (Polônia), Krzysztof Jabłoński (Polônia), Andrzej Jasiński (Polônia) Kenner Kevin (EUA), Ivan Klansky (República Tcheca), Alberto Nose (Itália), Piotr Paleczny (Polônia), Boris Petrushansky (Rússia), Jerome Rose (EUA), Jacques Rouvier (França), Marta Sosińska-Janczewska (Polônia), Wojciech Świtała (Polônia), Xu Hong (China), Dina Yoffe (Israel).

Programação

3-07 outubro 2010 - a primeira etapa das audições
09-13 outubro de 2010 - a segunda etapa das audições
14-16 outubro de 2010 - Entrevistas da Fase III
18-20 outubro de 2010 - Final
20 outubro de 2010, em aproximadamente às 23:00 - Anúncio dos resultados do concurso, em entrevista coletiva
21 de outubro de 2010, às 20:00 - Concerto dos Vencedores
22 de outubro de 2010, às 12:00 - Cerimônia de atribuição de prêmios
22 de outubro de 2010, primeira repetição do Concerto dos vencedores às 19:30
23 de outubro de 2010, às 19:30, segunda repetição do concerto dos vencedores