domingo, 10 de maio de 2009

"Dia das Mães" de Ghiaroni na TV

Coincidindo com minha estada em Curitiba para efeitos de pesquisa de minha tese de doutoramento em Cracóvia, fui convidado pelo amigo de sempre Rene Scholz para declamar o poema "Dias das Mães", do poeta e locutor Giuzeppe Ghiaroni, no Educandário São Francisco, do Sistema Correcional da Penitenciária Central do Estado, em Piraquara, para menores detentos e sua mães.
A emoção causada sugeriu convite para repetir a dose no Concerto do Padre Reginaldo Manzotti, realizado na noite deste sábado, no Centro Cívico de Curitiba, logo após a Santa Missa das Mães, transmitida ao vivo pela TV Paraná Educativa.
No vídeo abaixo declamo este poema que me acompanha desde a adolescência, quando o declamei pela primeira vez na Escola Senai de Telêmaco Borba. Para saber mais sobre o autor e meu envolvimento com este poema, leia o que escrevi no dia das mães, neste blog. para isto clique aqui.

Esta é minha homenagem pessoal à todas as mães da Internet em seu dia:

Local: Concerto especial dia das mães do Padre Reginaldo Manzotti,
na TV Paraná Educativa, Centro Cívico, Curitiba
Autor do poema "Dia das Mães": Giuzeppe Ghiaroni
Declamador: Ulisses Iarochinski


Na Polônia, o "Dia das Mães" é comemorado no dia 26 de maio. A primeira vez que o dia foi realizado foi na cidade de Cracóvia, em 1923.
Já o próprio "Dia" tem sua origem nos Estados Unidos, quando em 1858, a professora norteamericana Ann Maria Reeves Jarvis, abalada com a morte de sua mãe, recebeu uma homenagem de suas amigas. Elas queriam fazer uma festa para que Ann Maria se recobrasse da dor. Esta concordou com a festa, mas desde que ala fosse estendida a todas as outras mães. Assim comemoraram com festa o primeiro "Dia das Mães" no mundo. Logo depois, em 1872, outra norteamericana, de nome Julia Ward Howe, promoveu o "Dia das Mães da Paz". Finalmente em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson decretou o dia 9 de Maio como sendo o"Dia das Mães", um feriado nacional.
Em Portugal, o "Dia das Mães" é celebrado no primeiro domingo de maio, enquanto no Brasil o segundo domingo de maio é fruto de decreto assinado, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Em Israel o "Dia das Mães" deixou de ser celebrado, passando a existir em lugar desta comemoração o "Dia da Família", que é celebrado no mês de fevereiro.