domingo, 27 de abril de 2008

Esquentando para o título

As cores da bandeira do Estado do Paraná são verde e branco.... as cores do coração coxa-branca também. A simbiose de cores acalenta a saudade destas arquibancadas desde a longíncua Cracóvia. Hoje, no Alto de todas as Glórias, o Coritiba dá o primeiro grande passo para o título de 2008... ganhando bem hoje: acabou o campeonato...aí é só erguer a taça e vestir as faixas... Dá-lhe Coxa!

(In)tolerância nas ruas de Cracóvia

Foto: Tomasz Wiech / Agencja Gazeta
A Marcha da Tolerância atravessou o centro de Cracóvia, neste sábado. Os manifestantes se concentraram na Plac Matejki e marcharam em direção ao Rynek (praça central da cidade). Não faltaram intolerantes que das janelas das Kamiennice (prédios) jogassem nos manifestantes ovos, tomates e pedras. Antes da chegada da parada gay à praça central a polícia teve problemas para dispersar membros da "Młodzieży Wszechpolskiej", da NOP e falsos torcedores que esperavam para atacar os integrantes da Marcha da Tolerância. Seis pessoas foram detidas entre os mebros da NOP.
Entre os apoiadores da marcha estavam mães que disseram a reporteres que "Minha filha é lésbica", "radical revolução do Sexualismo", "o que duas mães não é uma", "dois pais não é um", "Racionais da liberdade não só sexual".
Por sua vez os contrários gritavam: "No Rynek cracoviano não virão nunca os gays". E incitavam turistas e outros que curtiam o céu azul e o sol brilhante nas mesas dos bares e restaurantes ao ar livre: "Quem não pula é homossexual", e pulavam alto para demonstrar suas contrariedades pela marcha. Finalmente com a ajuda da polícia a marcha com muitas bandeiras coloridas encerrou-se diante da estátua do poeta Adam Mickiewicz.

Foto: Paweł Piotrowski / AG

Poster polaco - circo

Poster do artista gráfico Jerzy Czerniwaski, de 1974, denominado Cirk ou contorcionista. Com este cartaz ele foi terceiro colocado no 5th International Poster Biennale, de Varsóvia, em 1975. Em anos posteriores ele venceria com outros posteres no -"Best Poster of the Year", de Varsóvia.

Fotógrafas polacas 5

Foto de Maria Kietlinska "Po majowym deszczu", (depois das chuvas de maio), de 1935, presente na Exposição fotográfica, "Ela - Documentalista - As mulheres polacas fotógrafas do século 20", com o subtítulo "Kobiety nie są sentymentalne" (Mulheres não são sentimentais), que fica aberta até 18 de maio, em Varsóvia, na Galeria Zachęta.