terça-feira, 17 de agosto de 2010

Polônia constrói estádios por todo canto

Como vai ficar o Estádio Nacional em Varsóvia depois de pronto

Não houve até agora qualquer tipo de investimento esportivo na Polônia. Na sombra da construção de grandes instalações para a Euro2012 em Poznań, Varsóvia, Gdańsk e Wrocław, além de Cracóvia e Chorzów, todos seguem aumentando os estádios em cidades menores do país.
Os preparativos para a construção estão em andamento em Rzeszów e Białymstok. Na capital da voivodia Podkarpacy o estádio de 17 mil está sendo modernizado para ser o primeiro totalmente coberto da Polônia. O velho estádio foi construído em 1956. Dinheiro existe para investir, pois é da União Europeia, mas a prefeitura está retendo o investimento para analisar se este será de interesse da comunidade, ou somente do clube esportivo. Já em Białymstok está sendo contratada a construção de um modero estádio moderno coberto para 22.000. espectadores. Sua arquitetura foi projetada pelo estúdio Kurylowicz & Associates.
Também a população de Lublin pode esperar por um novo estádio. Até o final do ano será contratada empresa para modernizar o acanhado estádio da cidade. Pelo menos é o que declara Grzegorz Wójcikowski, assessor do prefeito de Lublin.
Outras cidades que estão planejando, ou com construções em andamento são: Gdynia, Cracóvia, Łódz, Puławy, Łomża, Kołobrzeg, Ostróda, Stalowa Wola, Torun e Bydgoszcz.
"Do que precisamos, no entanto, para ter um monte de estádios, em especial, de futebol. Será que vamos poder mantê-los depois? A construção de novos estádios é um direito normal de cada cidade, assim como bibliotecas ou piscinas. É um sinal do nível de civilização e desenvolvimento cultural. Porque espaços são lugares onde podem encontrar ainda as dezenas de milhares de residentes. Não só os jogos, mas também em concertos e eventos locais, tais como festivais regionais", afirma o coordenador nacional des estádios, Wojciech Rokicki, da empresa PL.2012, que venceu a concorrência pública para coordenar a preparação da Euro 2012.