quarta-feira, 11 de maio de 2011

Coxa-Branca já é o recordista mundial de vitórias consecutivas



Até esta data, acreditava-se que o Benfica, de Lisboa, devido à série de 29 vitórias entre 1971/1973, detinha um recode de vitórias consecutivas. Porém, estes números são referentes apenas ao Campeonato Português e não levam em conta empates e derrotas sofridas em outros campeonatos, como por exemplo a Copa de Portugal e a Copa dos Campeões. Além destas partidas, o Benfica foi derrotado pelo próprio Coritiba, em amistoso realizado, em Janeiro de 1972
O site da UEFA, divulgou as maiores séries de vitórias de times europeus. Nesta reportagem fica implícito que as vitórias são unicamente nos respectivos campeonatos nacionais.
Na Croácia, o Dínamo Zagreb detém 28 vitórias consecutivas no campeonato Croata 2006/2007, mas no meio dessa sequência de vitórias, sofreu derrotas na Copa dos Campeões da Europa.
Estes fatos se repetem também no caso do Celtic 2003/2004 e do PSV Eindhoven 1987/1988.
Com base nos dados da pesquisa realizada, o Coritiba deixa de ser apenas recordista nacional de vitórias consecutivas, para entrar para história do futebol mundial, já que nenhum clube europeu teve mais vitórias em sequência que o Coritiba.
Fica a ressalva com relação aos clubes de demais países americanos, africanos, asiáticos e oceânicos, mas é consenso que a façanha alviverde só pode ser comparada se tiver sido alcançada em países de expressão no futebol.
A partir desta data, o mundo saberá que o maior vencedor de todos os tempos, antes alvi-rubro, agora veste o Verde e Branco. O país e o estado são outros. O maior vencedor do mundo é o Coritiba Foot Ball Club.
Parabéns atletas, comissão técnica, diretoria, funcionários e torcedores. Vocês fizeram história no Coritiba e eternizaram seus nomes nas páginas da vida deste amado e centenário clube de futebol.”