sábado, 10 de janeiro de 2009

Sobieski: viemos, vimos e Deus venceu

Quadro de Jan Matejko, onde o rei Sobieski envia mensagem de vitória ao Papa

O grande imperador romano Julio Cesar quando, em 47 a.C., chegou a Ásia e conquistou rápida vitória sobre Farnaces, rei do Ponto, disse uma de suas frases célebres, "Veni, vidi, vinci"  (Vim, vi, venci).
Já, o grande rei polaco Jan III Sobieski, quando em 12 de setembro de 1683, salvou a Europa de invasão pelo Império turco Otomado, na famosa batalha de Viena, enviou mensagem ao Papa Inocêncio XI, repetindo a frase de Cesar, mas conferindo a vitória, não a ele, mas a Deus: "Venimus, Vidimus et Deus vicit" - "Viemos, vimos, e Deus venceu".
Sensibilizado, o Papa desejando homenagear Maria, estendeu a festa do Santíssimo Nome de Maria que já era comemorado em 12 de setembro no calendário litúrgico da Igreja Católica,  para toda a igreja. Assim o Dia do Santíssimo Nome de Maria é em comemoração à vitória polaca nesta batalha da Europa cristã sobre as forças muçulmanas do Império Otomano.
Antes da batalha o rei Jan III Sobieski já havia colocado seus hussardos alados (legião de soldados polacos mais poderosa da história mundial) sob a proteção da Virgem Maria, quando antes de partir para a Áustria foi ao santuário de Częstochowa com este sentido de humildade perante a mãe de Cristo.