segunda-feira, 16 de maio de 2011

"Tu és Pedro" na TV E-Paraná

Maestro Piotr Rubik
Apresentado na E-Paraná no último primeiro de maio, dia da beatificação do Papa João Paulo II, o concerto “Tu és Pedro” emocionou a todos. E foi o público que pediu a reapresentação que a TV E-Paraná faz neste domingo, 22 de maio, às 17 horas.
Tu és Pedro”, tem regência do maestro polaco Piotr Rubik e as participações das Orquestras “Sinfônica” e “Filarmônica” Santa Cruz, dos Coros da Academia Santa Cruz e Câmera Fermata. Todos da cidade de Kielce, Polônia, além dos solistas Dorota Marczyk, Joanna Slowinska, Olga Szomanska, Przemyslaw Branny, Maciej Miecznikowski e Janusz Radek. A narração de trechos da Bíblia é do ator Igor Michalski, com voz em português de Ulisses Iarochinski.
O concerto tem roteiro e textos de Zbigniew Książek, composição e regência do maestro Piotr Rubik. Conta ainda com poemas do próprio Karol Wojtyla, que também foram orquestrados e integram a obra.
"Tu és Pedro" foi composto, em 2005, para ser uma homenagem e presente de aniversário do Papa João Paulo II. Deus, entretanto, tinha outros planos para ele... e o levou antes daquele 18 de maio. Com a morte de João Paulo II, às 21:37 – horário de Roma – daquele triste sábado de 02 de abril, o compositor Piotr Rubik e o poeta Zbigniew Książek, transformaram, a homenagem em um "epitáfio para o sumo pontífice.
"Tu és Pedro" estreou, em 02 de julho de 2005, na Polônia e tem repetido o sucesso de crítica e público na Alemanha, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos.
Assista, o concerto “Tu és Pedro” na E-Paraná TV, canal 9 (VHF), Via Satélite C-2 horizontal 1.320 Mhz, NET Canal 9 (Curitiba), neste domingo, 22 de maio, 17 às horas.