quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Cracóvia mais perto da Euro2012

O maior shopping center da Europa vai abrigar ainda mais dois hotéis.

Apesar não estar entre as 4 cidades polacas sedes do campeonato de futebol de seleções europeias de 2012 - o Euro2012, Cracóvia está cada vez mais perto de deixar a condição de cidade reserva e ser definitivamente titular.
A UEFA está neste momento acertando com um hotel standard e conta o número de quartos disponíveis para abrigar seu pessoal em Cracóvia durante a Eurocopa. Sinal de que Cracóvia com seus mais de 30 mil lugares para hospedagem e a permissão da justiça para se construir mais 17 hotéis na cidade está praticamente eleita. São dois novos edifícios junto a Galeria Krakowska ( o maior shopping center da Europa), três próximos ao Rondo Grunwaldzki e dois na ulica Reymonta (no terreno do Wisła). Além da infraestrutura o estádio do Wisła Kraków é o que está mais adiantado no cronograma de construção. Falta pouco, apenas finalizar um dos lados que fechará o quadrado de arquibancadas da arena projetada para 40 mil lugares.
segundo Janusz Piechociński, vice-chefe da comissão de infrastrutura da prefeitura, a cidade está muito mais servida em todos os quesitos que Poznan. Neste fim de semana, uma grupo de delegados da UEFA visitam uma vez mais Cracóvia. Os delegados já estiveram em Poznań e Wrocław, e verificaram justamente o quesito hospedagem e as facilidades de transporte como aeroporto (em Cracóvia fica a 15 minutos do centro) trens e transporte coletivo. O mais certo é que antes os delegados da Uefa visitassem Gdańsk e Varsóvia as outras duas cidades titulares.
Na lista da UEFA foram colocados três hoteis: Sympozjum, Crown Piast e Best Western Premier. A decisão final sobre as cidades polacas e ucranianas para sediarem a Euro2012 será em 15 de maio próximo.

Montanhas mais baratas para esquiar

Albergue "Schronisko Śląski Dom" em Równi pod Śnieżką - Foto: Jerzy Sadownik

Com os preços cada vez mais altos nos centros de esqui da Polônia como Zakopane e Szczyrk, os polacos estão procurando outras montanhas no sul do país.
O albergue da foto fica na região da Silésia, nas Montanhas Izerski, onde os preços são bem mais acessíveis. A diária, por exemplo, é de 30 złotych e tem a vantagem de já se estar praticamente na pista de esquiar. Além do que oferece uma sopa muito boa acompanhada de nalaśniki (panqueca doce) de amoras.
Schronisko (srrronisco - Albergue) da foto foi construido nos anos 20, em cima das fundações de um casa de 1847. Além de histórico e todo em madeira, está localizado num local de maravilhoso panorama, na região de Karkonoszy, Kotły Wielki e Mały Staw e das regiões tchecas de Studniczne Hory e Kozi Hrbety.

Justiça acéfala na Polônia

O já ex-ministro da Justiça Zbigniew Ćwiąkalski - Foto: Sławomir Kamiński / AG

O primeiro-ministro aceitou a demissão do ministro da Justiça Zbigniew Ćwiąkalski e perdeu na sequência também o vice-ministro, o promotor da República e o diretor geral do departamento de penitenciárias. A decisão de demitir o ministro da justiça aconteceu ontem de manhã, depois de algumas horas de reunião do primeiro-ministro com seus conselheiros.
A demissão do ministro está diretamente ligada ao suicida Robert Pazik, um dos assassinos de Krzysztof Olewnik. Enforcou-se segunda-feira no departamento penal de Płock. Este foi já o terceiro suicidio ocorrido em relação a aquele crime.
"Políticos devem saber quando sair. Até mesmo quando o respondente não tenha cometido erro", afirmou o ministro demissionário. Ćwiąkalski acrescentou que no caso Olewnik não tem nenhuma culpa. Ao mesmo que o ministro saía, a viceministra Mariana Cichosza, o promotor da República, Marek Staszak e alguns funcionários do Departamento de Penitenciárias junto com seu diretor geral Jacek Pomiankiewicz pediam demissão também.
"Não posso aceitar desistências, desleixo e fraqueza do pessoal da penitenciária, que respondem por este suicidio", explicou sobre sua decisão o chefe de governo Donald Tusk.
A equipe do primeiro-ministro ainda na noite de ontem procurava encontrar um substituto para Ćwiąkalski. As especulações são de que poderiam ser escolhidos o prof. Andrzej Zoll, ou Marek Safjan, ex-presidente do Tribunal Constitucional.
Para os especialistas a demissão do ministro da justiça é um erro. Segundo o prof. Zbigniew Hołda, chefe da seção Direito e Política Penitenciáia da Universidade Iaguielônia, "a demissão do ministro é um erro inaceitável". E acrescentou que suicidios acontecem nas prisões e nem por isto é necessário demitir os funcionários das penitenciárias "e muito menos o ministro". 
Também o prof. Andrzej Zoll se manifestou dizendo que, "esta decisão é um erro bastante importante. E foi causado apenas como efeito dos cínicos ataques da oposição, principalmente de Jarosław Kaczyński, ao desempenho do ministro Ćwiąkalski".