domingo, 13 de novembro de 2022

NOITE DE EMOÇÃO WISŁA


Nesta noite, de sábado, não precisei ir muito longe de casa para me emocionar várias vezes.
Fui à 38.ª Feira de Santa Rita, no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui.

Recebi convite de última hora do meu amigo, dos tempos de Cracóvia, Lourival Araújo Filho, para assistir a mais um espetáculo do grupo folclórico mais antigo do mundo, o Wisła de Curitiba, que ano que vem completará 95 anos de fundação. Nem na Polônia existe um grupo tão longevo.

Lourival é o diretor coreografo do grupo. Fez dois anos de curso de coreografia de folclore polaco na Universidade de Lublin.

E de novo, e de novo... O Wisła (Vístula em português - nome do maior rio polaco) me emocionou e emocionou a cada dança, a cada canto.

Embora brasileiras de quinta geração de emigrantes polacos, os rostos das belas moças dançarinas-cantoras do grupo me transportaram para os espetáculos de grupos folclóricos que assisti em Lublin, Rzeszów, Częstochowa, Nowy Sącz e Cracóvia.

Vi nos semblantes que elas mantêm o sorriso polaco de séculos. O mesmo sorriso nos olhos que nunca pereceu… O sorriso da esperança polaca que nenhum ódio conseguiu dizimar ao longo dos séculos.

Sorriso de guerreiros vencedores de uma nação que teima em não desaparecer.

Foi uma noite de enxugar os olhos várias vezes pela emoção da beleza, dos passos, dos trajes coloridos, do canto e das músicas polacas populares.

As duas bailarinas na dança da oferenda apresentam a cesta do pão e do sal, símbolo da hospitalidade polaca.