quarta-feira, 16 de julho de 2008

Férias é na Polônia... mesmo com chuva!


Foto: KFP

O calor do verão convida os polacos para estarem em Gdynia, Hel, Krynica Morski e Kazimierz Dolny. Isto se for possível ir até estes recantos ainda em julho. Contudo, se a preferência for pela Mazúria, o melhor será esperar agosto, quando deverá estar mais agradável. Chuvas e trovoadas são esperadas para os últimos dias do verão tanto nas praias do Norte como nas montanhas do Sul do país.
Aqueles que estão planejando suas férias estão nervosos com os prognósticos do tempo para as diversas regiões da Polônia. No Norte, praias e lagos, no Sul montanhas e passeios culturais. Os especialistas do Instituto de Meteorologia de Varsóvia, entretanto, procuram acalmar os mais inquietos, dizendo que se julho está sendo de muita chuva, isto é porque realmente este é o mês mais chuvoso do país. Segundo, a profa. Halina Lorenc, seu instituto têm registrados os prognósticos da Polônia desde o ano de 1901. "A análise destes registros apontam que 1989 foi o ano mais quente do século. A temperatura mais baixa de um mês de julho ocorreu nos anos 70". Portanto, afirma a prof. Lorenc, os polacos "deveriam acreditar mais nos prognóticos do Instituto, pois o índice de erros é um dos mais baixos".
Os especialistas do tempo e as agências de turismo parecem ter acertado os ponteiros para que os polacos prefiram a Polônia para passar as férias do que, aventurar-se em pacotes turísticos na Tunísia, Bulgária e Indonésia. Segundo os últimos dados econômicos, nunca na história recente do país, tantos polacos viajaram ao exterior como em 2007 e agora.