sábado, 10 de abril de 2010

Polska jeszcze nie zgineła

A Polônia ainda nâo morreu... diz o verso de seu hino nacional. Mas a tragédia que se abateu mais uma vez sobra a Terra do Âmbar comove o mundo inteiro.
Durante este sábado, não consegui sair da frente do computador. Lendo, traduzindo, escrevendo, editando, buscando fotos e videos para dar com exclusividade em língua portuguesa, falada no Brasil, os assuntos mais revelevantes do acidente áereo que vitimou o Presidente da Polônia.
Dou uma parada agora, para retornar amanhã com mais repercussões do ocorrido. Por favor, acompanhe os "posts" abaixo, pois estão na ordem inversa da notícia, ou seja, mais para baixo está a primeira informação publicada.
Pois o luto também se abateu sobre mim, cidadão polaco que sou desde maio passado, por decisão do presidente que morreu hoje. O brasileiro que ainda sou também está de luto.

Putin ordena levar os corpos para Moscou

Foto: SERGEI KARPUKHIN

As informações sobre o número total de mortos ainda são desencontradas. As autoridades na Polônia dizem que 88 pessoas morreram no acidente, enquanto o Ministério de Situação de Emergência da Rússia informa que o número chega a 96; por sua vez, o Comitê de Investigações russo diz que 132 morreram.
O ministro de Situações de Emergência da Rússia, Sergei Shoigu, declarou que as equipes de busca recuperaram todos os corpos das vítimas da queda do avião Tupolev. "Neste ponto, os corpos de todos os mortos foram recuperados e eles começaram a ser transferidos para Moscou", disse Shoigu ao primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, que chegou nesta tarde a Smoleński para inspecionar pessoalmente o local do acidente.
O premiê russo Vladimir Putin disse ainda neste sábado que vai estabelecer um comitê governamental para investigar o acidente de avião."Assinei uma proposta de resolução sobre a composição da comissão governamental. Vamos trazer os corpos para Moscou, para identificação. Aqui, organizaremos tudo o que for necessário para atender os familiares, aqueles que desejarem e conseguirem vir. Todo o outro trabalho relativo à implementação dos planos da comissão será organizado. Já conversei com o prefeito de Moscou e uma sede especial será estabelecida lá", afirmou.
O governador da província de Smoleński, Sergei Antufiev, declarou na TV russa que o Tupolev-154 atingiu a copa das árvores, caiu no chão e se partiu.
A agência de notícias oficial da russia, RIA-Novosti, disse que as indicações preliminares são de que o acidente foi causado por erro dos pilotos.

Lula decreta luto pela morte de Kaczyński

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do presidente da Polônia, Lech Kaczyński, sua mulher e outras autoridades polacas em um acidente aéreo, ocorrido na região de Smoleński, na Rússia.
"Em nome do povo e do governo brasileiros, e em meu próprio, transmito as mais sinceras e fraternas condolências", disse Lula em mensagem ao primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, e ao presidente interino, Bronisław Komorowski.
O chanceler Celso Amorim também expressou suas condolências às vítimas e reiterou a solidariedade ao país "ao qual estamos ligados por grande comunidade de imigrantes e profundos laços de amizade e cooperação".
O governo brasileiro decretou luto oficial de três dias pelas mortes, segundo nota enviada pelo Itamaraty.
Também da ONU foram manifestadas condolências pela tragédia que se abateu sobre a Floresta da Morte, em Katyń.
"Em nome das Nações Unidas, o secretário-geral expressa suas mais profundas condolências ao povo e ao Governo da Polônia, assim como às famílias dos mortos", disse o porta-voz de Ban, Martin Nesirky. Acrescentou que para o principal responsável das Nações Unidas, "o presidente Kaczynski serviu a seu país e a seu povo com distinção e convicção, e mereceu o respeito internacional".
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou hoje para o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, para transmitir suas mais profundas condolências pela morte do presidente do país, Lech Kaczyński. "Nossos pensamentos e orações estão com a família Kaczyński, as pessoas queridas que foram mortas neste trágico acidente de avião e à nação polaca", disse Obama. Ele descreveu os líderes civis e militares da Polônia que morreram com Kaczyński, como aqueles que ajudaram a moldar a "transformação democrática" do país. Obama também saudou Kaczyński pelo seu importante papel no movimento Solidariedade, que conquistou reformas econômicas e eleições livres no país.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou a seguinte mensagem de condolências ao Primeiro-Ministro da Polônia, Donald Tusk, e ao Presidente interino, Bronislaw Komorowski:

Recebi, com profunda consternação, a notícia do trágico acidente aéreo que vitimou o Presidente Lech Kaczynski, sua esposa e grande número de autoridades polonesas.
Em nome do povo e do Governo brasileiros, e em meu próprio, transmito a Vossa Excelência e ao povo polonês as mais sinceras e fraternas condolências. Neste momento de dor e de perda, esteja seguro de poder contar com a plena solidariedade do Brasil e com os laços históricos de amizade que unem brasileiros e poloneses.
Aproveito a ocasião para reiterar a Vossa Excelência meus votos de mais alta estima e consideração."


Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil”

O Ministro Celso Amorim também enviou mensagem ao Ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radoslaw Sikorski:

Senhor Ministro, caro amigo,
Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento do Presidente Lech Kaczynski, sua esposa e outras autoridades polonesas.
Reitero a Vossa Excelência a solidariedade do Brasil com a Polônia, país ao qual estamos ligados por grande comunidade de imigrantes e profundos laços de amizade e cooperação.
Neste momento de luto nacional, peço que transmita aos familiares das vítimas as mais sentidas condolências e a solidariedade de todo o povo brasileiro.
Aproveito a ocasião para reiterar a Vossa Excelência meus votos de mais alta estima e consideração.


Celso Amorim
Ministro das Relações Exteriores”.

Polônia chora suas autoridades


A Polônia decretou luto nacional de uma semana após o acidente com o avião presidencial, que levava o presidente da Polônia, Lech Kaczyński (pronuncia-se Lérrhh catchinhsqui) caiu nas proximadades do aeroporto da cidade russa de Smoleński.
O primeiro-ministro Donald Tusk convocou os membros do Executivo, alguns dos quais estavam fora de Varsóvia, e entrou em contato com o presidente do Parlamento, Bronisław Komorowski. Pela Constituição polaca, cabe a Komorowski, como chefe do Parlamento, assumir a Presidência interinamente.


"A Polônia realizará eleições presidenciais antecipadas após a confirmação da morte de Kaczyński", disse Paweł Gras, porta-voz do governo polaco. As eleições devem ser realizadas até o final de junho. "De acordo com a constituição, temos que realizar eleições presidenciais antecipadas", disse Gras. "Por hora, o presidente da Câmara baixa do Parlamento, Bronislaw Komorowski, é o novo presidente interino."
Luto
Desde que a morte do governante e das autoridades que viajavam juntas foi confirmada, centenas de cidadãos começaram uma peregrinação até a sede presidencial, em Varsóvia, para depositar flores.



Fotos do estudante brasileiro Alessandro Rakowski


Flores diante da Embaixada da Polônia, em Kiev, capital da Ucrânia, com os dizeres: Drodzy Polacy, Ukraińscy są razem z Wami. Queridos polacos, os ucranianos estão convosco.

Consulado Polaco de Curitiba: Nota de falecimento


Pela trágica circunstância da catástrofe do avião presidencial perto de Smoleński, na qual morreram o Exmo. Sr. Presidente da República da Polônia Lech Kaczyński e Sua Esposa, a delegação polonesa e tripulação,

No domingo 11 de Abril de 2010 às 9h00 (em polonês) e ás 10h15 (em português), na igreja de Sto. Estanislau R. Emiliano Perneta 463, será celebrará a Santa Missa pelas vítimas da catástrofe.

O livro de condolências será exposto na sede do Consulado
entre os dias 10 e 17 de abril.

Horários:
10 de abril (sábado): 13.00 – 15.00 hrs
11 de abril (domingo): 12.00 – 15.00 hrs
12–16 de abril(segunda a sexta): 10.00 – 12.00 e 13.00 – 16.00 hrs
17 de abril(sábado): 10.00 – 13.00 hrs

W związku z tragicznym wypadkiem lotniczym pod Smoleńskiem,
w którym zginęli Prezydent RP Lech Kaczyński wraz z Małżonką i cała polska delegacja oraz załoga samolotu,


w niedzielę 11 kwietnia 2010 r.

o godzinie 9.00 (po polsku) oraz 10.15 (po portugalsku)

w kościele św. Stanisława

przy rua Emiliano Perneta 463

odbędą się msze święte w intencji Prezydenta RP Lecha Kaczyńskiego, Jego Małżonki i wszystkich ofiar katastrofy.

Od 10 do 17 kwietnia w siedzibie Konsulatu wyłożona będzie księga kondolencyjna

Godziny:
10 kwietnia: godz. 13.00 – 15.00
11 kwietnia: godz. 12.00 – 15.00
12 – 16 kwietnia : godz. 10.00-12.00 i 13.00 – 16.00
17 kwietnia: godz. 10.00 – 13.00


Consulado Geral da República da Polônia
Curitiba - Paraná
fax: (41) 3019-7909
secretariacuritiba@polonia.org.br

Catástrofe aérea: Presidente Kaczyński está morto



O presidente da Polônia, Lech Kaczyński, morreu neste sábado, quando o avião que o transportava caiu a aproximadamente 400 km a Oeste de Moscou. O governador da região de Smoleński disse que o acidente ocorreu por volta de 11 horas da manhã (4 horas da madrugada, em Brasília) e que ninguém sobreviveu.
O presidente polaco com outras 88 autoridades polacas e 7 tripulantes tinham como destino a cidade russa de Smoleński,onde nas proximidades, participariam dos comemorações dos 70 anos em homenagem aos oficiais polacos mortos em Katyń, no início da II Guerra Mundial. O acidente aconteceu no meio de um denso nevoeiro, depois que o piloto do avião rejeitou sugestões de desviar o voo, até Moscou ou Minsk, capital da Bielorrússia.

Local do Acidente

A Procuradoria russa informou que a bordo do avião presidencial polaco havia 96 pessoas, entre elas Kaczyński e sua esposa, enquanto o Ministério de Situações de Emergência da Rússia, disse que o número de vítimas era 87. Mas as informações divulgadas até agora pela Polônia fala em 96 mortos.
O Ministério das Relações Exteriores da Polônia informou a lista dos passageiros que estavam no avião na hora do acidente. Estes são os 89 autoridades mortas mais 7 tripulantes até agora divulgados:


PRESIDENTE: LECH KACZYŃSKI
PRIMEIRA-DAMA: MARIA KACZYŃSKA

Kaczyński, de 60 anos, no passado, foi aliado do líder do partido Solidariedade, Lech Wałęsa, e junto com seu irmão gêmeo, Jarosław Kaczyński, fundou o Partido Lei e Justiça, de inclinação conservadora e direitista. Ele deixou o partido quando se tornou presidente em 2005, mas continuou a apoiá-lo. Embora o cargo do presidente na Polônia, seja apenas o de chefe de Estado e fundamentalmente simbólico, ele pode vetar leis. Lech Kaczyński enfureceu o governo do primeiro-ministro Donald Tusk muitas vezes ao bloquear projetos de leis, como o que reformava o sistema de saúde do país.
A primeira-dama da Polônia, Maria Kaczyńska, 66 anos, era economista e tradutora de inglês e francês, estava à frente dos trabalhos de caridade do governo. Seu tio foi assassinado em Katyń.








RYSZARD KACZOROWSKI, último presidente da Polônia no exílio, em Londres, de 1989-90. Em dezembro de 1990 passou a insígnia da presidência para o primeiro presidente eleito democraticamente na história do país, Lech Wałęsa.

KRZYSZTOF PUTRA, vice-presidente da Câmara dos Deputados - Sejm
KRYSTYNA BOCHENEK, vice-presidente do Senado
JERZY SZMAJDZIŃSKI, vice-presidente da Câmara dos Deputados - Sejm
WŁADYSŁAW STASIAK, chefe do gabinete Presidencial
ALEKSANDER SZCZYGŁO, chefe da Segurança Nacional
PAWEŁ WYPYCH, secretário de Estado no Gabinete Presidencial
STANISŁAW JERZY KOMOROWSKI, Subsecretário de Estado da Defesa
TOMASZ MERTA, Subsecretário de Estado do Ministério da Cultura
MACIEJ PŁAŻYŃSKI, chefe da Stowarzyszenia Wspólnota Polska (Sociedade da Comunidade Polaca
MARIUSZ KAZANA, diretor de protocolo diplomático do Ministério das Relações Exteriores
GENERAL FRANCISZEK GĄGOR, chefe do Estado Maior das Forças Armadas
MARIUSZ HANDZLIK, Subsecretário de Estado do Gabinete Presidencial
ANDRZEJ KREMER, Subsecretário de Estado do Ministério de Relações Exteriores
ANDRZEJ PRZEWOŹNIK, secretário geral do Conselho para a Proteção dos Monumentos à Luta e Martírio
PIOTR NUROWSKI, presidente do Comitê Olímpico Polaco
JANUSZ KOCHANOWSKI, porta-voz da Defensoria de Direitos Civis
SŁAWOMIR SKRZYPEK, presidente do Banco Central da Polônia - NBP
JANUSZ KURTYKA, presidente do IPN- Instituto da Memória Nacional
JANUSZ KRUPSKI, diretor administrativo do Instituto dos Veteranos de Guerra e Pessoas oprimidas

DEPUTADOS E SENADORES

GRZEGORZ DOLNIAK
LESZEK DEPTUŁA
GRAŻYNA GĘSICKA
PRZEMYSŁAW GOSIEWSKI
ZBIGNIEW WASSERMANN
SEBASTIAN KARPINIUK
IZABELA JARUGA-NOWACKA
ALEKSANDRA NATALLI-ŚWIAT
ARKADIUSZ RYBICKI
JOLANTA SZYMANEK-DERESZ
WIESŁAW WODA
EDWARD WOJTAS
JANINA FETLIŃSKA
STANISŁAW ZAJĄC

Representantes de igrejas e denominações

PADRE - BISPO GENERAL DE DIVISÃO TADEUSZ PŁOSKI, Católico
PADRE - MIRON CHODAKOWSKI, Ortodoxo
PASTOR - CORONEL ADAM PILCH, Evangélico
PADRE - TENENTE-CORONEL JAN OSIŃSKI, Católico
PADRE - ROMAN INDRZEJCZYK, Capelão presidencial
PADRE - PRAŁAT BRONISŁAW GOSTOMSKI
PADRE - JÓZEF JONIEC
PADRE - ZDZISŁAW KRÓL
PADRE - ANDRZEJ KWAŚNIK

REPRESENTANTES DAS FORÇAS ARMADAS DA POLÔNIA

GEN. BRONI BRONISŁAW KWIATKOWSKI, Comandante das Forças Operacionais
GEN. ANDRZEJ BŁASIK, Comandante das Forças Terrestres
GEN. TADEUSZ BUK, Comandante da Força Aérea
GEN. WOJCIECH POTASIŃSKI, Comandante das Forças Especiais
VICE-ALMIRANTE ANDRZEJ KARWETA, Comandante da Marinha de Guerra
GEN. KAZIMIERZ GILARSKI, Comandante do Centro de Formação Militar em Varsóvia

Representantes das famílias dos mortos em Katyń e de outras associações

TADEUSZ LUTOBORSKI
STEFAN MELAK
STANISŁAW MIKKE
BRONISŁAWA ORAWIEC-LOFFLER
KATARZYNA PISKORSKA
ANDRZEJ SARJUSZ-SKĄPSKI
WOJCIECH SEWERYN
LESZEK SOLSKI
TERESA WALEWSKA-PRZYJAŁKOWSKA
GABRIELA ZYCH
EWA BĄKOWSKA
ANNA MARIA BOROWSKA
BARTOSZ BOROWSKI
EDWARD DUCHNOWSKI
ZENONA MAMONTOWICZ-ŁOJEK

Acompanhantes

JOANNA AGACKA-INDECKA
CZESŁAW CYWIŃSKI
Tenente Coronel ZBIGNIEW DĘBSKI
KATARZYNA DORACZYŃSKA
ALEKSANDER FEDOROWICZ
DARIUSZ JANKOWSKI
GENERAL DE BRIGADA STANISŁAW KOMORNICKI
JANUSZ KRUPSKI
WOJCIECH LUBIŃSKI
BARBARA MAMIŃSKA
JANIANA NATUSIEWICZ-MILLER
PADRE RYSZRD RUMIANEK
IZABELA TOMASZEWSKA
ANNA WALENTYNOWICZ
JANUSZ ZAKRZEŃSKI

Funcionários do Serviço de Segurança Presidencial

JAROSŁAW FLORCZAK
ARTUR FRANCUZ
PAWEŁ JANECZEK
PAWEŁ KRAJEWSKI
PIOTR NOSEK
JACEK SURÓWKA
MAREK ULERYK
DARIUSZ MICHAŁOWSKI





Catástrofe minuto-a-minuto

7.53 - avião presidencial levanta voo do aeroporto militar em Okęcy.
cerca das 9:00 - primeira informação não oficial da catástrofe com o Tupolev
9.26 - Ministério das Relações Exteriores da Polônia e agência Reuters informam oficialmente que o avião do Presidente da Polônia se desintegrou ao aterrissar no aeroporto de Smoleńsk, na Rússia.
9.36 - Serviços de socorro buscam sobreviventes.
9.49 - Centro de Informação do Governo informou que o primeiro-ministro Donald Tusk, deixou a região das três cidades (Gdańsk, Gydnia, Sopot) rumo a Varsóvia.
9.54 - Governo russo informa que não houve sobreviventes da catástrofe.
10.08 - Minsitério das Relações Exteriores da Polônia declara que provavelmente todos os passageiros morreram.
10.15 - O presidente Russo Dmitrij Miedwiediew ordena criação de comissão especial para investigar as causas da catástrofe aérea.


O avião Tu-154 presidencial tinha, pelo menos, 20 anos de uso. Funcionários do governo discutiam a substituição dos aviões que transportam os líderes do país. De acordo com a Aviation Safety Network, houve 66 acidentes envolvendo a série Tu-154, incluindo seis nos últimos cinco anos. A transportadora russa Aeroflot retirou recentemente o seu Tu-154 da frota do serviço. O avião presidencial foi totalmente reformulado em dezembro, na Rússia. A fábrica consertou o avião, três motores, fez uma adaptação eletrônica com equipamentos de navegação e atualizou o interior.