terça-feira, 31 de março de 2009

Quem é Paweł Zyzak?

Foto: Paweł Sowa

Kim jest Paweł Zyzak? (Quem é Paweł Zyzak?) Com esta pergunta em manchete, os jornais da Polônia chegaram às bancas nesta terça-feira. Todos querem saber quem irritou tanto Lech Wałęsa, a ponto dele ameaçar devolver o Prêmio Nobel e ir embora da Polônia para nunca mais voltar, "não posso viver numa sociedade que não respeita nada, devolvo todos os prêmios e vou embora daqui", disse ontem o sindicalista que mudou a face do mundo.
No programa de entrevistas, líder de audiência da televisão polaca, o jornalista Tomasz Lis entrevistou o presidente do Sejm (Câmara dos Deputados) Bronisław Komorowski sobre o assunto, na noite desta segunda-feira. Durante o programa os telefones da TV foram abertos para que os telespectadores opinassem sobre o Instituto da Memória Nacional - IPN. Instituição que tem feito tudo para destruir a imagem do herói dos tempos modernos do país, Lech Wałesa. O resultado da enquete televisiva apontou que 67% dos telespectadores querem o fechamento do Instituto, enquanto apenas 33% são pela sua continuidade. Ninguém deseja que o ex-presidente da República devolva o Nobel da Paz e tampouco deixe a Polônia.
Depois deste segundo livro lançando mentiras sobre o passado de Wałęsa é preciso dar um basta neste Instituto financiado pelo governo da República, e que se transformou com a ascensão de Lech Kaczyński na presidência do país, no tribunal da inquisição moderno polaco. A caça às bruxas do período comunista não tem quartel. O primeiro livro de dois historiadores do IPN foi lançado em setembro do ano passado e acusava o líder do Solidariedade de em 1970 ter sido o espião da SB, "Bolek". Wałęsa levou o caso a justiça e pelo menos uma mentira dos dois historiadores já foi desmascarada. O policial que acusava Wałęsa e que no livro já estava morto, reapareceu, prestou depoimento e disse que nunca disse a ninguém que o eletricista era "Bolek".
Agora, o autor do livro "Lech Wałęsa. Idea i historia" e do artigo "Diabeł jest zoofilem" tem 24 anos e defendeu dissertação de mestrado em história, ano passado, justamente com o tema que virou livro. Atualmente ele é pesquisador da seção IPN de Cracóvia. Antes de Cracóvia, Zyzak morava em Bielsko Biała, onde era um fervoroso membro do Fórum da Juventudade do PiS (Partido Direito e Justiça), mesmo partido do presidente Lech Kaczyński.
Zyzak escreveu neste livro, entre outras coisas, que o ex-presidente teve um filho fora do casamento e que colaborou com a SB - polícia secreta do governo comunista. O livro nem bem saiu às livrarias e já está sofrendo críticas de historiadores, que sugerem jogar fora a obra de Zyzak, pois segundo eles, Zyzak se serviu de informações de pessoas anônimas e sem provas evidentes. "É tudo invenção", brada o ex-líder do Sindicato Solidariedade.
Em maio de 2006, o jovem militante de direita Paweł Zyzak, enviou carta ao prefeito da cidade de Bielsko Biała, onde morava, escrevendo que, "deve-se impedir a circulação do jornal "Gazeta Wyborcza" na escola. Este jornal faz propaganda negativa, semeia o ódio ao Estado polaco, mancha toda a classe política, e nisto leva junto os poderes das cidades e do campo". Zyzak queria que o prefeito Jacek Krywult ordenasse aos diretores das escolas que não encerrassem a assinatura do principal jornal do país e impedisse a leitura do mesmo nas escolas.
Em julho daquele mesmo ano, durante uma manifestação nas ruas, afirmava que "esta é uma execução pública simbólica da resolução do Parlamento Europeu". Tal resolução acusava a Polônia de ser um país intolerante. Ele acrescentava, naquela ocasião, que aos "eurodeputados polacos que haviam votado favoravelmente àquela resolução do Parlamento, se lhes deveria cortar os dedos, o nariz e as orelhas e finalmente baní-los da Polônia". Um mês depois voltou a se manifestar no jornal "W prawo zwrot!" (A volta da direita) com o artigo "Diabeł jest zoofilem" (O diabo é zoofílico). O tema principal de seu artigo foi que o homossexualismo é coisa do diabo. "Pedały (bichas), utilizam-se de uma só vez da palavra para habilmente buscar a compaixão humana".
No seu mestrado na Faculdade de História da Universidade Iaguielônia teve acompanhamento de professores doutores habilitados, que claramente misturam atividade acadêmica com militância no partido de direita PiS. Há entre estes, há quem represente o partido na "Rada" (Conselho) da Cidade de Cracóvia. Quando a caça às bruxas do governo Kaczyński começou, professores e alunos identificados com a esquerda, ou com o passado comunista foram afastados da Faculdade de História. Professores de inclinação conservadora foram promovidos e alunos como Zyzak incentivados. Um estudante brasileiro perdeu seu orientador de tese, por causa disso. Já a dissertação de mestrado de Zyzak acabou sendo publicada pelo seu orientador, que é ao mesmo tempo, editor-chefe da editora Arkana, a mesma que lançou o livro polêmico do recém-formado estudante.
P.S. Parece que parte da juventude polaca, da qual se esperava uma compreensão maior do passado tem se encaminhado exatamente no sentido de copiar os passos do grande carrasco da sua nação: Hitler. Em seu favor alegam que o passado comunista, mais recente, foi pior do que a destruição de Varsóvia e a morte de 6 millhões de compatriotas na segunda guerra mundial. Ledo engano, pois o comunismo católico apostólico romano da Polônia teve tudo menos cores esquerdistas. Nenhum outro país comunista foi tão conservador e de direita como a Polônia naquele período e continua sendo, já que o presidente é líder do partido de extrema-direita PiS e o primeiro-ministro, líder do partido de centro-direita PO.

Águia Branca no Espírito Santo

No Noroeste do Estado do Espírito Santo, um munícipio guarda muito das tradições da Polônia. A reportagem de Luciana Gama com imagens de Fabrício Christ mostra Águia Branca com seus personagens representativos, seu museu, seu grupo folclórico. Como não poderia deixar de ser, os polacos que imigraram em 1929, levaram lendas e criaram outras. Luiz Carlos Cuerci Fedeszen, presidente da associação cultural fala sobre uma destas lendas no cemitério polaco da cidade.

Encruzilhada para emigrantes

Foto: Wojciech Pelowski

Os jovens polacos estão cada vez mais indecisos. De um lado não é mais interessante emigrar por um incerto emprego. De outro lado, muitos voltam da Inglaterra para a Polônia. Parece que é melhor esperar no lugar onde se encontra do que enfrentar a crise de frente.
Além disso são aqueles que buscam trabalho na própria Polônia e nunca pensaram em emigrar. Segundo análise do Ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha em 2008 cerca de 101 mil polacos responderam aos anúncios de emprego na Ilha da Rainha de Windsor. Um ano antes este número era de 50 mil a mais. A estatística do ministério britânico mostra que no primeiro semestre do ano passado teve a maior queda de pessoas interessadas em trabalhar alí, desde que o mercado foi aberto aos polacos em 2004.
No último trimestre de 2008, apenas 15 mil polacos foram para a Inglaterra. Comparando com o mesmo período de 2007 é uma queda expressiva, pois naquele período foram para lá mais de 35 mil ansiosos polacos para trabalhar. "Cada vez menos polacos se decidem a viajar, porque agora falta trabalho", diz Marek Jurkiewicz da agência de trabalho que em anos anteriores bateu recordes seguidos de contratações de empregados na Ilha.
Isto não significa que os polacos não pensam mais em emigrar, pelo contrário, os especialistas do mercado de trabalho agora têm oferta e busca para países como Hungria, Tcheca e Alemanha. Segundo Wojciech Ostrowski, da agência Grafton, muitos dos que se encontram na Inglaterra não querer voltar para casa, mas buscar trabalho em outro país.