segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Repercuções do leitor na Gazeta

A reportagem publicada no jornal Gazeta do Povo, no primeiro domingo de 2011, “Polaco ou polonês?”, uma questão delicada", tem rendido várias cartas à Seção Coluna do Leitor deste diário de Curitiba. A redação do jornal alerta que as cartas são selecionadas, portando, não estão aqui todas as que foram enviadas, mas algumas das que foram publicadas. É na Interatividade: Você considera o uso da expressão polaco correto ou ofensivo? Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor. 



Polaco ou polonês
Acredito que continuar “condenando” o termo polaco apenas reforça o preconceito (Gazeta, Caderno G, 2/1). Tanto quanto sei, os imigrantes oriundos dos territórios da Polônia ocupada, desde que começaram a chegar aqui, no século 19, eram identificados pelas autoridades como polacos, conforme se vê nos registros, demonstrando que o termo, em língua portuguesa, era esse. Ora, há que identificar linguisticamente o termo mais adequado – polaco ou polonês. Como o autor se dedicou a pesquisas linguísticas e emprega o termo polaco, suponho que tenha feito tal identificação. Minha visão é a de que os descendentes deveriam extirpar a conotação pejorativa do termo, reapoderando-se dele e passando a adotá-lo com orgulho.
Romilda Raeder

Polaco ou polonês
Sou descendente de poloneses e fico indignada quando ouço o termo polaco. Isso é coisa de quem não tem o mínimo de bom senso! Peço que a Gazeta do Povo faça uma publicação o mais breve possível repudiando o termo polaco para que as pessoas tenham consciência de que nós, os descendentes, não aceitamos esse termo.
Ivone Kruschielski Tkaczyk

Polaco ou polonês 1
Eu e grande parte da comunidade polonesa no Brasil consideramos ofensivo o termo polaco, pela conotação dada às mulheres loiras que aportaram por aqui e que se desviaram de seus objetivos, tendo caído na prostituição. O termo polaco não se justifica em absoluto no vernáculo brasileiro, mas aplica-se sim nos países hispânicos e em Portugal – onde seu uso teve início ao perguntar-se ao imigrante sua origem, que respondia jestem polak, de onde se originou o termo por aquelas bandas.
Jorge Bembnowski

Polaco ou polonês 2
Meus avós vieram da Polônia e, loirinho, ganhei dos meus colegas de escola e dos amigos de infância o apelido de “polaco”. Nunca me senti diminuído por isso. Tive o privilégio de ser recebido em três ocasiões pelo Papa João Paulo II, no Vaticano, e ele sempre se manifestou dizendo que estava feliz em se reunir com os representantes dos polacos do mundo. Ruy Barbosa, Olavo Bilac e Machado de Assis usavam o termo polaco. Começo a deduzir que esse é um termo que só deve ser usado por pessoas de alto relevo.
Anisio Oleksy, presidente do II Congresso Polônico da América Latina

Já os comentários abaixo foram postados no Fórum do sítio Meia Palavra

“Polaco ou polonês?”, uma questão delicada
Matéria interessante. Eu sempre imaginei que "polaco" fosse termo pejorativo, mas agora começo a mudar de opinião. Vejam o que uma simples palavra pode causar...
Cristiano

“Polaco ou polonês?”, uma questão delicada
Vai ser uma batalha dura a dele, tanto que não tenho certeza se ele vence. Quando o sentido de uma palavra é alterado culturalmente e passa a fazer parte do vocabulário de um povo inteiro, mesmo estando errada, para voltar atrás creio ser uma batalha praticamente impossível. Eu cresci em meio a minha família de poloneses e descendentes destes onde polaco sempre era usado em tom jocoso ou depreciativo, mesmo entre nós, ou até como mero apelido daquele familiar mais espevitado que vive entrando em confusão. Passou-se essa noção indiretamente de pais pra filhos, netos e bisnetos. Até mesmo em filmes europoeus, vi muitas vezes os poloneses tendo uma discriminação muito forte, sempre estereotipados como imigrantes braçais burros e preguiçosos. Tanto é que me passou a impressão que as piadas raciais mais fortes lá são contra eles.
Jefferson Luis Maleskihttp://meadiciona.com/jlm

“Polaco ou polonês?”, uma questão delicada
Esse uso pejorativo é só no Brasil mesmo, pelo motivo citado acima no texto. Em Portugal se usa "polaco" até hoje, como dá pra ver por este dicionário, por exemplo.
Tilion

“Polaco ou polonês?”, uma questão delicada
É uma coisa gostosa ver alguém lutar em defesa das palavras. Não há porque considerar "polaco" pejorativo só por ter sido usado para designar prostitutas (que nem eram polonesas!). Morei dois anos em Curitiba e vi "polaco" ser usada afetuosamente aos montes! Tem preconceito nessa atitude da colônia Polaca!
Vinnie

Os comentários a seguir foram postados no blog do Zé Beto (Jornale) que reproduziu a matéria da Gazeta do Povo:

Comentários para “Coisa do polaco Ulisses Iarochinski”
Gerson Guelmann zs Diz:

2 jan 2011 - 15:20
Não vou meter a colher nessa briga, pois de complicações nós judeus já temos o suficiente. Mas faço aqui um elogio ao Ulisses, emprestando a expressão usada em seu livro: seu trabalho é uma verdadeira SAGA. É admirável o resgate da memória e a permanente disseminação da cultura dos nossos polacos/poloneses, tão importantes em nossa formação. É um obstinado que merece elogios.

Dete Diz:

3 jan 2011 - 10:17
Meu pai era descendente de ucranianos e minha mãe de polonês.
O meu pai ficava muito bravo quando o chamavam de polaco. Ele dizia: “não sou polaco, sou ucraíno.” (Saudade do meu pai).
Agora, desculpe a minha ignorância, eu não sabia que os poloneses não gostam de serem chamados de polacos.