quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dilúvio volta a atacar a Polônia

Manchete de primeira página da Gazeta Wyborcza desta quarta-feira, 19 de maio:
Suportai até sábado


Cracóvia. Grande curva do rio Vístula, em frente ao Castelo de Wawel. Ao fundo se vê as águas do rio quase cobrindo a ponte próxima à Loja de Departamentos Jubilat. Nas margens do rio, ainda sob a ponte existem duas vias (de cada lado) que estão a uma altura de mais de 6 metros. Por baixo da ponte, nestas vias, podem passar ônibus e caminhões sem problema algum, embora sejam utilizadas apenas pelos ciclistas e pedestres de passeio.


Czestochowa

Opole

Czechowice-Dziedzice

Mielec

Auschwitz-Birkenau

Cracóvia

O prefeito de Cracóvia, Jacek Majchrowski disse, hoje, que o nível do rio Vístula, em Cracóvia caiu para cerca de 60 cm acima do nível normal do rio. A cidade ainda tem problemas com os diques de proteção, mas o prefeito assegurou que a situação já está sob controle.
As fortes chuvas que atingiram o Sul da Polônia, provocando enchentes em grandes e pequenas cidades está se dirigindo ao Norte do país. Desde o fim de semana equipes de salvamento buscam evacuar áreas de maior risco e instalá-las até em estacionamentos de supermercados, embaixo de grandes tendas de campanha. Em Cracóvia, os moradores retirados são das áreas em Nowa Huta, nas proximidades da curva do rio Vístula, nas ruas Koszykarska, Płaszowska, Myśliwska. Pela manhã, 133 pessoas foram evacuadas e mais 200 pessoas estão ainda em processo de evacuação.
Parte das coleções dos museus de Cracóvia foram levados para pisos superiores. O Museu de Arte e Tecnologia Manggha foi fechado. A água inundou o nível mais baixo da instalação. Ontem, terça-feira foi também fechado o edifício principal do Museu Nacional e o Museu Wyspianski. As autoridades também foram obrigadas a fechar o museu do campo de concentração Auschwitz-Birkenau, na cidade de Oswiecim (65 km de Cracóvia). A medida foi tomada para proteger os arquivos do Holocausto e artefatos mantidos no local. Auschwitz, onde cerca de 1,5 milhões de polacos, a maioria polacos de origem judaica, foram mortos por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, está localizado em uma das regiões mais afetadas enchentes. Os dois campos de concentração que formam o complexo de mais de 200 hectares estão alagados.
As fortes chuvas inundaram ferrovias no Sul da Polônia, forçando o fechamento da estação em Czechowice-Dziedzice. A estrada nacional próxima ao município também foi fechada temporariamente após a cheia do rio Vístula. Os bombeiros estão drenando a água dos porões de algumas casas, escritórios e hospitais da cidade de Olsztyn, no norte da Polônia, pois a onda de inundação já atingiu as divisas meridionais da voivodia da Mazóvia. 18 mil moradores de comunidades ribeirinhas estão prontas para serem evacuadas. Aumenta o nível das águas no rio Pilica. Em Lipski, o nível do rio atingiu 1 (um) metro acima do normal.
Mais de 2,1 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas na Malopolska. Em Cracóvia, 4,6 mil casas estão sem energia elétrica e provocaram o fechamento de 10 linhas de trem, informou o Ministério de Assuntos Internos do país em comunicado.
Na voivodia da Silesia, mais de 1,5 mil bombeiros e 110 soldados foram mobilizados para ajudar a população local a enfrentar os estragos das chuvas. Desde que começou a chover forte, na segunda feira, seis voivodias já foram atingidas pelas enchentes. São elas: małopolska, podkarpacki, śląska, opolska, świętokrzyska e mazowiecka.
Os governos dos países vizinhos da Lituânia, a Estônia e a Letônia já comunicaram ao governo polaco que estarão enviando nas próximas horas equipes de resgate para auxiliarem a população polaca.
Na região leste da República Tcheca as chuvas deixaram pelo menos 10 mortos, informou, nesta quarta-feira, o primeiro-ministro tcheco Jan Fischer. Na Polônia pelo menos 4 foram dados como mortos e ainda é impreciso o número de desaparecidos.As chuvas que começaram no centro da Europa no último final de semana estão causando enchentes também na Hungria, Eslováquia e República Tcheca, onde os rios transbordaram e inundaram localidades e estradas. Centenas de pessoas foram evacuadas e a luz foi cortada em algumas áreas.