sábado, 3 de novembro de 2007

Arquivo Público lança livro sobre polacos

Capa do livro
Um resgate da história da imigração polaca no Paraná, sobretudo de seus trabalhadores, está no livro “Os poloneses do Acervo de Rui Wachowicz – Imagens do Trabalhador Imigrante no Sul do Brasil” lançado nesta quinta-feira (1º), pelo Arquivo Público do Paraná. Também foi aberta, durante o lançamento, exposição de fotos presentes no livro, que traz mais de 300 delas sobre o cotidiano dos polacos no Sul do Brasil.“Esse livro tem um valor inestimável. Porque não é só um livro para se ver imagens fotográficas bonitas. É um instrumento de pesquisa, é o encontro da reflexão acadêmica com experiência de vida das famílias, dos trabalhadores poloneses. É uma relíquia”, frisou a professora Ana Maria Mauad, do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, que após a solenidade de lançamento da publicação fez uma palestra. A historiadora Daysi Lúcia Ramos de Andrade, diretora do Arquivo Público, destacou que a publicação da obra torna acessíveis informações sobre temas e assuntos ainda “não totalmente explorados. O livro aborda aspectos importantes desta imigração, a partir da segunda metade do século XIX, sobretudo do trabalho na lavoura, do trabalho operário organizado. São cenas desde a chegada dos imigrantes da Polônia, cenas da construção de moradias, das primeiras casas, das primeiras plantações. As técnicas de colheita de trigo, do trabalho familiar, enfim, das contribuições das famílias da etnia.” Viúva do historiador Rui Wachowicz (1939-2000), a professora Lílian Anna Bendhack Wachowicz dois anos atrás, quando o Arquivo Público completou 150 anos de fundação, doou à instituição o acervo que pertencia ao marido e do qual saiu o material para o livro. O acervo é composto por livros, trabalhos, documentos e quase 2 mil fotos. O livro é resultado de projeto da Divisão de Documentação Permanente do Arquivo, sob a coordenação da historiadora Tatiana Dantas Marchette. O projeto foi inscrito, ano passado, no Concurso Memória do Trabalho, organizado pelo Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getulio Vargas e finalmente aprovado pela FGV. “O objetivo foi o de publicar um livro para servir de instrumento de pesquisa sobre o imigrante polonês e o seu universo de trabalho”, salienta Marchette. Além da parceria com a Fundação Getúlio Vargas, a produção do livro teve apoio da Imprensa Oficial do Paraná, do Consulado Geral da Polônia em Curitiba e da Petrobrás. A tiragem do livro é de 1,5 mil exemplares, que serão distribuídos a instituições públicas. Em 2008, a exposição fotográfica aberta nesta quinta-feira deverá circular por outras localidades do Paraná. O Arquivo Público fica na Rua dos Funcionários, 1796, em Curitiba. Telefone: (41) 3352-2299. http://www.seap.pr.gov.br .

Kult e kazik em Cracóvia

Nesse domingo, no Klub Rotunda, de Cracóvia, apresenta-se um dos mais consagrados grupos de “punk-rock” da Polônia. Liderados pelo vocalista e saxofonista Kazik, o “Kult” faz um concerto a 40 zl (28 reais) o ingresso.
O Kult foi formado por Kazik Staszewski, em 1982, a partir de uma outra banda, a Novelty Poland. Em julho daquele ano, no Clube de Remont, de Varsóvia, eles fizeram seu primeiro espetáculo. Já o primeiro disco foi gravado em 1987. A música do Kult tem suas raízes no punk, mas possui elementos do rock, ska, jazz, balada, reggae e letras de verdadeira poesia. Desde o começo, o grupo foi imediatamente reconhecido pelo som característico e distinto, marcado pela voz e letras das músicas provocantes do cantor Kazik Staszewski. O Kult logo ficou famoso pela atmosfera criada nos espetáculos e pelas mensagens pouco ortodoxas das canções. As letras de Kazik atacam o sistema, compreendido como um conglomerado do aparato estatal comunista, a Igreja católica, e outros entidades conservadoras. Nos anos noventa, o Kult aderiu ao "novo sistema político" fundado, segundo eles, por líderes pseudo-democráticos, pelo clero e outras entidades. Quando tinham 8 anos de fundação o Kult fez uma de suas primeiras excursões internacionais. Sim! Estiveram no Brasil em 1989. E o próprio Kazik que fala daquela exótica tournée. O líder do grupo de punk-rock Kult guarda agradáveis lembranças daquela viagem: “No Brasil ocorreu uma cósmica história. Uma estudante da ASP comprou uma fita cassete do Kult e ficou encantada. Alguém no Brasil depois a escutou e também gostou muito. Então nos convidou para Ir até lá. No continente americano estivemos em dezembro de 1989. Durante nossa permanência de mais de dois meses fizemos apenas cinco espetáculos. Na verdade foi um pouco mais, pois sem planejar, tocamos algumas vezes em praças e clubes. Dentro do planejamento, nossa primeira apresentação teve mais de vinte mil publicações em jornais, revistas, televisão, propaganda em rádio, cartazes distribuídos em várias partes. No final tocamos no mesmo clube onde iniciamos a tournée com „The Cure” e “Simply Red”. Todos muito gentis e lembramos muito daquela viagem e somos muito felizes por ter feito aquele "tour" brasileiro. Ainda porque além de tocarmos, claro, acabamos jogando futebol... Kult X Brasil. Como os brasileiros têm o futebol nos seus genes, depois de 10 minutos já estava 5X0 para eles. O placar não agradou aos brasileiros, assim propuseram trocamos de goleiros. Com o goleiro brasileiro melhoramos no decorrer da partida e perdemos apenas de 6 a 9. Também foi nessa viagem que acabamos sendo estrelas de um comercial de TV. Era propaganda de um banco e nos apresentamos com a roupa e caracterização de Charles Chaplin. Foi muito legal e cada músico do Kult recebeu 50 dólares pela participação. Temos ainda gravado esta propaganda com a gente. Foi realmente uma brincadeira muito divertida e penso que gostaria de repetir algo parecido e por que não aqui na Polônia? Não seria para mim, com certeza, nada ruim. Além disso, não sou uma pessoa tão pública e talvez minha cara possa vender algum produto. Eu deveria ser eu mesmo neste comercial, ou então atuar como ator.”
P.S. Particularmente, lembro-me de ter escrito uma página inteira, capa do caderno de cultura, “Espaço Dois” do “Jornal do Estado”, de Curitiba, sobre o grupo. A formação naquela época era Kazik Staszewski (vocal, sax), Janusz Grudziński (teclado, gitarra), Ireneusz Wereński (baixo), Piotr Morawiec (guitarra), Mariusz Majewski (bateria) e Krzysztof Banasik (Trompete). Assisti para poder escrever a reportagem, dois dos espetáculos do grupo e depois da entrevista no Hotel Promenade, na Rua Mariano Torres, onde eles estavam hospedados, convidei-os para almoçar em mia casa. Um dos integrantes aceitou e assim, o guitarrista e tecladista Janusz Gruziński passou uma tarde em companhia da minha família. Mas enfim, aquele grupo de jovens, naquele momento, não era o que se poderia chamar de estrelas e Janusz era uma pessoa bastante simples e simpática. Qual não foi minha surpresa, quando vindo morar na Polônia soube que o “Kult”, Janusz e Kazik eram estrelas de primeira grandeza no panorama musical da Polônia. Ainda conservo o endereço de Janusz, em Varsóvia. Não deve mais morar lá. Janusz além de participar do Kult desenvolve uma carreira como diretor musical compondo trilhas sonoras para filmes e seriados de TV.
No espetáculo deste domingo, a formação do grupo deve ser esta: Krzysztof Banasik (Trumpete, guitarra e teclado), Tomasz Goehs (percussão), Tomasz Glazik (sax tenor), Janusz Grudziński (teclado, guitarra, cello e vibraphone), Piotr Morawiec (guitarra), Kazik Staszewski (vocal e sax), Irek Wereński (baixo) e Janusz Zdunek (trumpete). Aqui, no videoclip para a MTV eles cantam "Baranek":

117 anos de Dom Feliciano

Apesar da maioria desconhecer, a verdade é que no Sul do Brasil, vários são os municípios em que as pessoas de origem polaca são a maioria da população. São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Campo Tenente, Gaurama, Nova Prata, Guarani das Missões, Dom Feliciano e etc. E algumas delas já foram publicados livros contando sobre a formação destas cidades, desde quando eram simples colônias de imigrantes polacos. Estava faltando um livro na estante da história da imigração polaca no Brasil. Não está mais. Márcio Rosiak está lançando "Dom Feliciano - 117 anos de Imigração História e Cultura Polonesa", nesta quinta feira, dia 8 de novembro, na Feira do Livro em Porto Alegre. O livro já teve duas seções de autógrafos, a primeira dia 28 de outubro em Dom Feliciano e nessa semana em Camaquã. Depois Rosiak sai em peregrinação por Erechim e Getulio Vargas. Rosiak diz se tratar de um livro que busca o resgate de uma história e dos costumes ao longo dos 117 anos, detalhando pessoas que deram parte de suas vidas em prol desse povoado gaúcho. "Ele fala da coragem de um povo que e meio a tantas dificuldades construiu no Brasil um pedaço da Polônia e o livro nasceu da mesma esperança dos imigrantes de acrescentar um pouco mais sobre a brava e emocionante história de um povo! " Ainda segundo o autor, a foto em preto e branco da capa do livro foi tirada em dezembro 1890, logo na chegada os polacos construíram a primeira igreja de madeira com vidro nas janelas e telhas. Documentos comprovam que mesmo sem um padre, além dos cultos religiosos, ali também funcionou a Biblioteca Adam Mickiewicz e uma escola. A escola Maria Santíssima construída em estilo gótico no centro de Dom Feliciano gerou certa polêmica na época. Sua foto foi conseguida junto a uma família no Rio de Janeiro. "O livro conseguiu reencontrar as pessoas que fizeram parte desta história, unir e ser publicado no livro." conclui Rosiak, que nasceu em 1982 e além disso é músico, compositor e professor de música. Também é diretor cultural da Rádio Integração, onde apresenta três programas, sendo um apenas de cultura polaca. O livro pode ser adquirido também através do sitio http://www.domfeliciano.net/ e pelo telefone 51-36771079.
P.S. Dom Feliciano fica no Rio Grande do Sul e está localizado na latitude 30º42'15" Sul e Longitude de 52º06'27" Oeste. Altitude de 154 metros. Faz parte da bacia hidrográfica do rio Camaquã, ao Sul de Porto Alegre. A população estimada em 2004 foi de 14.233 habitantes.