terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ídolo do futebol é preso na Polônia

Foto: Lukasz Cynalewski / AG

Poznań está sob estado de choque! Piotr R. - um dos mais conhecidos e ovacionados jogadores de futebol da cidade foi detido pela polícia e transferido para a casa da detenção de Wrocław junto com o gerente da equipe do Lech Poznań, Przemysław E
Os dois são acusados de corrupção no futebol polaco. Piotr R. e Przemysław E. foram presos na manhã de ontem. Przemysław E.  foi ouvido ontem na promotoria e soube que contra ele pesam qautro acusações. 
O promotor Edward Zalewski irá ouvir nesta terça-feira o jogador. Piotr R. capitão da equipe do Lech, que está disputando a Copa da UEFA. A acusação contra ele é de que teria aceitado subordo na temporada 2003/2004, em que o Lech perdeu o jgo para o "Świtem Nowy Dwór Mazowiecki". 
Antes das duas detenções de ontem já havia sido detido pela mesma razão de Piotr R. outro jogador da equipe,  Zbigniew W.  Os detidos passaram a noite na cadeia em Wrocław onde a procuradoria regional investiga casos de corrupção no futebol polaco. Os torcedores e a própria cidade estão sob choque, porque Piotr R. é um ídolo. Sempre o mais procurado para entrevistas, o mais parabenizado e adorado pelas crianças.
A diretoria do Lech Poznań reuniu-se na tarde de ontem e o vicepresidente Arkadiusz Kasprzak disse estar chocado com a detenção de seu jogador. O dirigente afirmou que o presidente está de viagem, mas que na quinta-feira estará de volta, até lá o clube não tomará nenhuma atitude. "No momento não axiste formalmente uma acusação contra o Piotr. Com a chegada do presidente Jacek Rutkowski veremos o que temos que fazer em relação a este assunto. Se realmente as acusações foram comprovadas e ele condenado, então não poderemos renovar seu contrato e o atual será encerrado. Mas tudo isso ainda será motivo de julgamento pela justiça e pela diretoria do clube." Aliás contra o clube não foi apresentada nenhuma acusação. 

Brasileiro na Polônia - 4

O blog JAROSINSKI do Brasil está procurando ouvir a opinião de brasileiros que vieram para a Polônia, para estudar, trabalhar e aqui foram ficando. O quarto brasileiro a responder o questionário foi Alexandre Afonso. Baiano, amante de música, ele chegou na Europa pela Espanha, onde foi descoberto por um grupo que promove a cultura brasileira na Polônia e na Alemanha. Conhecido pelo nome artístico de DJ Alex Baxter, ele agita as noites polacas em discotecas pelo país inteiro. Seu trabalho pode ser conferido no sítio www.myspace.com/djalexbaxter . Morando há um ano e meio em Varsóvia, ele trabalha como Disck-Jockey, músico e produtor musical.

JAROSINSKI do Brasil - O que mais gosta da Polônia?

Alexandre - Da tranquilidade em poder sair caminhando pelas ruas a qualquer hora da noite, o transporte que funciona super bem (aqui em Varsóvia), a cerveja (pra mim, a melhor do mundo) e a simpatia das pessoas que vivem nas vilas da Polônia... sou super bem recebido por eles. 

JAROSINSKI do Brasil – O que não gosta da Polônia?

Alexandre - O trânsito (digo qualidade do asfalto, sinalização e organização), a discriminação nas portas das "boites" (devido à seleção que fazem das pessoas que podem e não podem entrar), pessoas muito idosas de joelhos pedindo dinheiro em via pública (não que seja culpa deles), o clima no inverno porque escurece muito cedo, alcoólatras bebendo nas ruas e espalhados por tudo quanto é canto da cidade e as ruas mal iluminadas de Varsóvia!!!

JAROSINSKI do Brasil – Quais as maiores dificuldades que encontrou na Polônia?

Alexandre - Idioma e o reconhecimento do meu trabalho.

JAROSINSKI do Brasil - O idioma é assim tão difícil como se orgulham os polacos?

Alexandre - Bota difícil... e impossível aprender se não estas em uma escola de línguas!!!

JAROSINSKI do Brasil – É possível viver aqui sem aprender o idioma polaco?

Alexandre - Sim, porém se vive com muitas limitações... o inglês facilita a vida, mas o legal mesmo é aprender a língua !!!

JAROSINSKI do Brasil – A Polônia que você encontrou é diferente daquela cultuada pelos descendentes de imigrantes no Brasil?

Alexandre - Bem, minha descendência é italiana e não tenho família polaca, porém pelo que li em livros e artigos sobre a história polaca, hoje se vive muito limitado e sem a mesma alegria de antes devido às guerras e o comunismo, esse é o meu entendimento.

JAROSINSKI do Brasil – Você acredita que a Polônia já se libertou de seu passado comunista?

Alexandre - NAO!!!

JAROSINSKI do Brasil – Como você define a juventude polaca?

Alexandre - Pra frente, com muita vontade de mudança!!!

JAROSINSKI do Brasil – Qual sua opinião sobre os idosos polacos?

Alexandre - Bem retrógrados, não estão adaptados ao Séc. 21... mas não por culpa deles, mas sim pelas mágoas que carregam do Séc. 20!!!

JAROSINSKI do Brasil – Que nomes famosos polacos você cita sem muito esforço?

Alexandre - João Paulo II e Chopin. 

JAROSINSKI do Brasil – Qual o prato da cozinha polaca que você mais gosta?

Alexandre - Golonko e Pączek (estou falando sobre joelho de porco e o famoso sonho) e a imensa variedade de sopas. 

JAROSINSKI do Brasil – Qual prato da cozinha polaca você sabe preparar?

Alexandre - Pierogi e algumas sopas!!!

JAROSINSKI do Brasil – Beber aqui é um prazer, ou uma imposição ditada pela tradição?

Alexandre - Já deixou de ser um prazer, porque o número de alcoólatras é muito alto e aqui só se pára de beber quando estas bêbado, quase caindo no chão e não vejo prazer nisso!!!

JAROSINSKI do Brasil – Com que frase você define a Polônia?

Alexandre - Um país acolhedor que tem muito para crescer se não ficar remoendo o seu passado... Tem que se pensar pra frente e não ficar culpando a Alemanha, ou a Rússia que destruíram seu país em guerras passadas!!!

JAROSINSKI do Brasil – Qual teu conselho para quem vem visitar a Polônia?

Alexandre - Aconselho visitar a Polônia, no período de inverno e conhecer as suas belas montanhas, esquiar, nadar em suas piscinas térmicas naturais no meio da neve, conhecer os seus castelos que é algo surpreendente. Para quem é aficionado por guerras, aqui também é o lugar certo pra se visitar.

JAROSINSKI do Brasil – Volta para o Brasil com saudades do que viveu na Polônia?

Alexandre - Somente volto ao Brasil de férias... minha vida agora é na Europa!!!

Hotel de Varsóvia entre os melhores da Europa

Foto:  Maciej Zienkiewicz / AG

O Hotel Le Méridien Bristol de Varsóvia está no 11º. posto de melhor hotel da Europa e o 57º. no mundo. A excelente colocação foi dada pelos leitores da revista norte-americana "Travel&Leisure". Apenas dez europeus ficaram na frente do Bristol como os melhores hotéis do mundo.
Na Europa o melhor hotel é o francês quatro estrelas "Domaine des Hauts de Loire" em Onzain. Os outros nove hotéis se encontram nas cidades de Roma, Paris, Bruxelas, Budapeste, Praga e Veneza.
O varsoviano Bristol ficou na frente do Dorchester de Londres, do Bristol de Viena e do parisiense Ritz. No ano anterior o hotel varsoviano não ficou nem entre os 50 melhores hotéis do continente. A Pesquisa da revista é feita pela 13ª vez.