sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Apelo de uma amiga ucraniana

MARTA ZBOROVSKA Colega no curso de idioma e cultura polaca da Universidade Iaguielônica de Cracóvia está pedindo a ajuda de amigos e conhecidos na cidade de Wrocław, na Polônia.


Zwracam się do wszystkich znajomych i kolegów. Sytuacja w moim kraju jest krytyczna. Mężczyźni bronią naszą ojczyznę, ale kobiety i dzieci muszą uciekać. Bardzo proszę o wsparcie! Przed chwilą do Wrocławia przejechało dużo kobiet z dziećmi z Ukrainy, a granicy jedzie jeszcze więcej. Wielu z nich nie mają przystanku, jest potrzeba w zapewnieniu mieszkania, pokojów, miejsca dla noclegów na okres od 2 do 15 dni. Jeżeli ktoś z twoich znajomych lub wasze znajomi mogą pomóc, będę bardzo wdzięczna. 

TRADUÇÃO
Apelo a todos os meus amigos e colegas. A situação no meu país é crítica.
Os homens defendem nossa pátria, mas as mulheres e as crianças devem fugir.
Estou pedindo seu apoio! Há alguns momentos, muitas mulheres com filhos da Ucrânia viajaram para Wrocław, e muitas outras ainda mais estão indo para a fronteira da Polônia.
Muitos deles não têm onde ficar, há a necessidade urgente de providenciar apartamento, quartos e um local de alojamento por um período de 2 a 15 dias.
Se algum de seus amigos ou conhecidos puder ajudar, ficarei muito grata.

Marta é natural da cidade de Iwano-Frankowsk, no atual território da Ucrânia.

P.S. ARRE!!! Como me lembro da Marta, a mais simpática, alegre, querendo enturmar todo mundo. Sempre sorridente e doce.

Ucrânia: Comunicado da Uniwersytet Jagielloński

Reitoria da UJ - Collegium Novum

Em relação à agressão armada da Rússia contra a Ucrânia e à brutal violação de acordos e padrões internacionais em vigor no mundo civilizado, a comunidade acadêmica polaca condena veementemente o ataque ao nosso vizinho e o uso da violência contra ele.

Expressamos nossa total solidariedade com todo o povo ucraniano e apoiamos a Ucrânia como um Estado soberano, e declaramos toda a assistência possível nestes tempos difíceis. Ao mesmo tempo, apelamos às autoridades do Ministério da Educação e Ciência para que lancem, em cooperação com a Agência Nacional de Intercâmbio Acadêmico, medidas especiais, incluindo as legais, para apoiar cientistas ucranianos, estudantes de doutorado e estudantes que expressem sua disposição de continuar suas atividades nas universidades polacas.

A comunidade acadêmica polaca intensificará e desenvolverá ainda mais a cooperação em todas as suas formas com nossos parceiros acadêmicos ucranianos.

Prof. Arkadiusz Mężyk - Presidente da Conferência de Reitores de Escolas Acadêmicas na Polônia
Prof. Marcin Pałys - Presidente do Conselho Geral de Ciência e Ensino Superior
Prof. Jerzy Duszyński - Presidente da Academia Polaca de Ciências
Prof. Dariusz Surowik - Presidente da Conferência de Reitores de Escolas Públicas Profissionalizantes
Prof. Waldemar Tłokiński - Presidente da Conferência de Reitores de Escolas Vocacionais na Polônia
Jaroslaw Olszewski -Presidente da Representação Nacional dos Estudantes de Doutorado
Doutor Igor Kilanowski - Presidente do Conselho de Jovens Cientistas
Matthew Grochowski - Presidente do Parlamento dos Estudantes da República da Polônia

O texto completo do comunicado está disponível no seguinte link:

A indignação de uma ucraniana

Mensagem da esposa do meu primo Grzegorz Jarosiński
de Bielsko-Biała, Sul da Polônia,
a ucraniana OLHA YAVORNYTSKA-JAROSIŃSKA



 Я багато над чиим думаю. Я пишаюся тим що я Українка. Жодна країна на цій сраній планеті не заслуговує на незалежність так сильно як ми. Другу добу нас нищить шизофренік, за те що ми хочемо жити безпечно. Я дуже розчарована тим що ми благаємо про допомогу, а ця Європа ціла дивиться на нас і каже "ой як шкода" і все більше нічого. Бо блядь гроші важливіші, бізнес важливіший. Ті до яких ми так хотіли приєднатися в 2014 році розводять руками і кажуть ми нічого вам не можем допо… 

Tradução
Tenho muito em que pensar.
Tenho orgulho de ser ucraniana.
Nenhum país neste maldito planeta merece tanto a independência quanto nós.

Segundo dia que estamos sendo destruídos por esquizofrênicos e tudo porque queremos viver em segurança.

Estou muito decepcionada por termos que implorarmos por ajuda, e essa Europa toda olha para nós e diz "ah que pena" e nada mais.

Isto porque a "merda" do dinheiro é mais importante, o negócio é mais importante. Aqueles a quem queríamos nos juntar em 2014 lavam as mãos e dizem que não há nada que não possam fazer para nos ajudar.

Que mundo é este?
Sinto muito que esta COVID não tenha destruído tudo. Porque as pessoas que fecham os olhos para a miséria e morte alheia não se merecem....