sexta-feira, 27 de maio de 2011

Wałęsa não verá Obama

O ex-presidente Lech Wałęsa não se encontrará com Barack Obama, porque segundo o próprio "não se ajusta".
Em uma entrevista Wałęsa sugeriu a TVN24 (televisão) que não há tempo para conhecer o americano. Questionado sobre se a data designada pelo gabinete presidencial conflita com sua agenda, ex-presidente polaco respondeu: "Não, não me ajusto e este senhor não me ouve. Adeus, obrigado.".
Wałęsa com essa recusa e essa desculpa deixa todos especulando sobre o motivo de não se reunir com o político mais poderoso do mundo. Será que é só porque ele não se ajusta aos protocolos estabelecidos na visita Norte-americana.

Barak Obama na Polônia


Presidente Barak Obama dos Estados Unidos da América do Norte chegou a Polônia. Seu primeiro compromisso, como demonstra a foto colhida da tela da TVP Info (Telewizja Polska Info), foi na tumba do soldado desconhecido, no centro de capital polaca. Eram 18:09 horas, horário de Varsóvia e chovia no momento da visita. As várias ruas e avenidas bloqueadas para o deslocamento da comitiva Norte-americana provocou o caos no trânsito da cidade. 


Barak cumprimenta remanescentes da Armia Krajowej
Barak já no Palácio Presidencial com Komorowski
Para a imprensa mundial, que acompanha a visita de Barack Obama, ele surpreendeu nesta sexta-feira, ao quebrar o protocolo, já nos primeiros minutos de sua visita oficial ao pais do Beato João Paulo II. Ele começou levando flores ao túmulo do soldado desconhecido e ao monumento ao Levante do Gueto de Varsóvia.
O presidente americano deixou o protocolo de lado por alguns instantes para dedicar alguns minutos ao grupo de veteranos da Segunda Guerra Mundial e a militares que presenciavam o ato no túmulo do soldado desconhecido.
"Apreciamos que sua primeira parada em Varsóvia tenha sido precisamente aqui", opinaram alguns dos combatentes veteranos, que foram surpreendidos pelas palavras de Obama, algo que não estava previsto.
O presidente dos Estados Unidos também assinou o livro de honra do túmulo, que homenageia os mortos nas diferentes batalhas das quais o Exército polaco participou na história.
Em seguida, Obama levou flores ao monumento ao Levante do Gueto de Varsóvia, momento que também aproveitou para interagir com os representantes da pequena comunidade judaica polaca, com quem tirou várias fotos, e conheceu em primeira mão os planos de construção do futuro museu de história do povo judeu da Polônia.
O avião presidencial dos Estados Unidos aterrissou nesta sexta-feira em Varsóvia por volta das 17h30 do horário local (12h30 de Brasília), após uma forte tempestade na capital polaca.
Obama iniciou assim sua primeira visita oficial à Polônia, onde permanecerá até sábado, e prevê participar da 17ª Cúpula de Países da Europa Central, que começou nesta sexta-feira, em Varsóvia. A reunião está sendo boicotada pela Sérvia e pela Bulgária, devido à participação do Kosovo.