terça-feira, 8 de outubro de 2019

8 de outubro: Dia Nacional do Pierogi

Na data de hoje é comemorado na Polônia e nos Estados Unidos: o Dia Nacional do Pierogi.


Reeconhecido como o prato internacional polaco ele é um tipo de bolinho feito de massa de trigo sem o uso de fermento e recheado com vários de ingredientes. No Brasil existe a versão chamada de pastel, em sua maioria com recheios salgados, mas apenas fritos em óleo muito quente. O pieróg polaco é quase sempre cozido e também pode ser doce.

O Pierogi (pronuncia-se piérógui) é a forma plural da palavra polaca pieróg (pronuncia-se piérug).

Para ser polaco os pierogi tem que preferencialmente serem apenas cozidos (quando eles boiarem na água fervente estão prontos) e terem os seguintes recheios: purê de batatas e requeijão (chamados de ruskiej); de queijo (z serem); repolho e repolho azedo (kapusta z grzybami); carne moída (z mięsem),  e de diferentes frutas como morango, amoras, framboesas e mirtiro (estes são servidos com creme de leite e açucar) - estes são os mais tradicionais.

Pierogi ruskiej ( pierogi com recheio de purê de batata e requeijão)
Mas existem outros recheios com requeijão e molho de bacon; cogumelos e cebolas refogadas. Para estes que são salgados basta como molho para serem servidos, manteiga derretida com cebola refogada (bem tostada).

Com recheio das frutas silvestres, os pierogi podem ser apreciados com molho de maçã, xarope de cassis, calda de chocolate e / ou chantilly.

Pierogi z truskawkami i bitą śmietaną (pierogi com morango e creme de leite)
Existem outros tipos semelhantes de pratos semelhantes a bolinhos de massa em outras cozinhas étnicas, como exemplos temos  o perohe dos rutenos-ucranianos e o varenik dos russos e eslavos de origem judaica.

Os imigrantes da Polônia popularizaram o pierogi nos Estados Unidos. A princípio, os imigrantes serviam pierogi apenas para suas famílias. No entanto, restaurantes étnicos também serviam pierogi.

Pierogi kapusta z grzybami (pierogi de repolho e cogumelos)
Após a Segunda Guerra Mundial, as igrejas étnicas venderam o pierogi como um angariador de fundos.

Na década de 1960, as mercearias comercializavam pierogi nos corredores de alimentos congelados em muitas partes dos Estados Unidos. De fato, os supermercados ainda os vendem hoje, principalmente em Chicago, Nova Iorque, Pittsburgh e Los Angeles.

Enquanto o pierogi é consumido como prato principal em outros países, os americanos normalmente os consideram um prato adicional.

Pierogi z serem (pierogi de queijo)

Bom bocado
O Pittsburgh Pirates realiza uma corrida pierogi em todos os anosa. Seis corredores vestindo roupas de pierogi (Batata Pete, Jalapeño Hannah, Cheese Chester, Chucrute Saul, Oliver Onion e Bacon Burt) correm para a linha de chegada.

Em Whiting, Indiana, celebra-se a Pierogi Fest anualmente em julho.

Glendon, Alberta, no Canadá, é o lar de um pierogi de 1.500 metros de altura e 8 metros de altura, feito de aço e fibra de vidro resistente. Deve-se perfurar o pierogi gigante, construído em 1991, com um garfo igualmente gigante.

 #NationalPierogiDay