segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Krakowianka eleita em Bento Gonçalves


Foto: da erquerda para a direita: Simone Zelbrazikowoki(1ª Królewna), Mauro César Noskowski(Presidente da BRASPOL de Bento Gonçalves), Verônica Lavandoski da Silva (Krakowianka 2010/2012), e a 2ª Królewna Fernanda Kuczkiviski.

Verônica Lavandoski da Silva foi eleita, neste fim de semana, a krakowianka 2010/2012, de Bento Gonçalves. A comissão julgadora foi composta por: Alexandre Ferrari(Promotor do concurso Rainha do Vale dos Vinhedos), Celestino Szynwelski (Vice-Presidente da BRASPOL de Caxias do Sul), Juliano Volpato(Presidente da Fundação casa das Artes e Secretária de Cultura), Kariane Modelski Golembieski(artesã polonesa, representando a cidade de Nova Prata), Luis Gromowski(Ex-Presidente da BRASPOL), Susana Noskoski Morandi(Krakowianka 2002/2004) e Mauro César Noskowski(Presidente da BRASPOL de Bento Gonçalves).
O evento em sua 7ª edição que elegeu Verônica Lavandoski da Silva, avaliou as candidatas nos quesitos Conhecimentos Gerais, Conhecimentos da Polônia, Conhecimentos do Brasil, Beleza e Desembaraço. As demais colocações apontou como primeira Królewna, Simone Zelbrazikowoki; e como 2ª Królewna, Fernanda Kuczkiviski, a 4ª colocação ficou para Jéssica Lavandoski e a 5ª colocada é Letícia Gowaski.
Verônica Lavandoski da Silva, a partir de agora fará parte do mosaico histórico das Krakowiankas de Bento Gonçalves, onde Débora Ancewski foi eleita a primeira Krakowianka, seguida por Vera Rustick, Susana Noskoski, Janine Klucznik, Jéssica Lavandoski, e agora substituí Thayse Noskoski.
Embora a capital do vinho brasileira seja reconhecida pela imigração italiana, a atnia polaca é bastante importante no mosaico cultural da cidade gaúcha, pois os polacos chegaram na região juntamente com os italianos em 1875 e hoje representa 15% da população de Bento Gonçalves. O evento quer buscar o reconhecimento, resgatando, preservando e aprimorando a cultura polaca no Brasil.
Verônica Lavandoski da Silva vai agora disputar o certame estadual que será realizado em Erechim no próximo ano.

Líder checheno deixa a Polônia


O líder checheno no exílio deixou a Polônia e voltou para a Grã-Bretanha neste fim de semana.Como se sabe, o Tribunal Distrital de Varsóvia tinha negado o pedido dos procuradores polacos para emitir um mandado de prisão para o líder separatista checheno Akhmed Zakayev. Esta decisão foi explicada pelo status de refugiado político concedido a Zakaev no Reino Unido, que é válido em todo o território da União Europeia. No entanto, o próprio Tribunal de Justiça disse que esta não é uma decisão final e está sujeita a recurso interposto pelo Ministério Público.
A Rússia emitiu um mandado de busca internacional para Zakayev nove anos atrás. Promotores russos coletaram evidências de que os grupos armados formados na Chechênia, no início dos anos 90, foram organizados sob às ordens de Zakayev. Estes grupos sequestraram, roubaram e mataram pessoas e justificaram seus crimes como sendo uma luta pela liberdade, segundo os mesmos promotores russos.
Em outubro de 2005, quando guerrilheiros chechenos atacaram a cidade de Nalchik, Zakayev apoiou abertamente o ataque e prometeu ataques similares no futuro. Além disso, Moscou conseguiu reunir materiais que provariam que Akhmed Zakayev que parte de um grupo checheno que está diretamente ligado à Al-Qaeda.
O Tribunal de Justiça polaco está preparado para esperar 40 dias até que os tribunais russos recolheram provas adicionais dos "crimes" de Zakayev.
Evgeny Bazhanov, vice-chanceler da Academia Diplomática do Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirma que a "Rússia e a Polônia estão orientadas para uma cooperação construtiva. A Polônia teve uma mudança em sua liderança recentemente. E seus novos líderes são fortemente a favor do desenvolvimento da Polônia e novas relações com a Rússia. Em qualquer caso, a abordagem da elite mudou. Nós estamos desenvolvendo nossas relações econômicas, no momento, e Zakayev não deverá causar um racha entre a Rússia e Polônia."

P.S. - A notícia sobre o assunto foi veiculada pelo portal "A Voz da Rússia", e portanto, tem um tom nitidamente parcial. O Federação Russa, como se vê, insiste em tratar outras nações como propriedades suas, como nos tempos do império e a sovietização russa. A Chechênia é uma nação e como a Polônia, no passado, que sua independência da Rússia. Zakayev é o líder deste povo que deseja ocupar uma cadeira entre os mais de 200 países do planeta terra e ter assento também na ONU. A Rússia, por sua vez, que mante-la sob jugo, tal qual faz com outros povos, como os Georgianos da Ossétia.