quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

A sopa da prima Bogumiła

Nos meus tempos de Polônia, ao menos um fim de semana a cada mês, ou dois meses eu passava na casa dos meus primos Jerzy e Bogumiła, na cidade de Bielsko Biała, em meio às montanhas Beskidy, nos Cárpatos polacos.

Jerzy sempre me esperava na estação lá pelas 11 horas da manhã, quando eu chegava de Cracóvia.  Antes de irmos para sua casa, Jurek parava num mercado para comprar uma garrafa de wódka e alguns pepinos verdes.

Bogumiła e Jerzy Jarosiński
A wódka, evidentemente terminava antes do almoço, que invariavelmente era ao redor das 15 horas (horário oficial do almoço polaco).
Além de pierogi, carpa assada, salada de repolho e cenoura e arroz (nem sempre), o prato principal...e  preparado especialmente para mim era a ZUPA Z ZIOLONEGO OGÓRKA da prima Bogumiła.

Bogumiła Jarosiński

Realmente a zupa era muito boa, aliás gostosíssima! De tanto eu saborear e elogiar, ela repetia sempre a receita, quando eu os visitava.

Para não dar água na boca, aqui vai a receita:


Sopa de pepino fresco
* da minha prima polaca Bogumiła

Ingredientes
- 1 1/4 de água
- 2 cubos de caldo
- 300 g de pepino
- 1 queijo pequeno cremoso derretido
- 2 colheres de sopa de farinha de batata
- Tempero Vegeta
- pimenta a gosto
- 1 colher de sopa de endro seco ou fresco
- 200 ml de creme de leite

Preparo
- Coloque os pepinos com a casca no liquidificador.
- Bata por alguns segundos.
- adicione os ingredientes restantes.
- Leve ao fogo até ferver. Mais ou menos uns 12 minutos de cozimento/fervura


Vegeta

O ingrediente Vegeta da receita é um misto de especiarias e legumes produzida, na Polônia pela empresa Podravka, cuja sede fica na cidade de Koprivnica, na Croácia, que incluem sal, legumes secos (cenoura, pastinaga, cebola, aipo, salsa ), glutamato monossódico, açúcar, amido de milho, vitamina B2.

O produto foi inventado nos laboratórios de Podravka em 1959. Zlata Bartl era a chefe do departamento que o inventou. Primeiro, foi lançado no mercado iugoslavo, sob o nome de Vegeta 40.

O produto ganhou grande popularidade. Em 1967, começaram as exportações para a URSS e a Hungria. Chegou ao mercado polaco nos anos 70. Segundo o produtor, o Vegeta é vendido em mais de 40 países ao redor do mundo.