sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Rádio Maria também fala besteira



Lech Wałęsa alerta que a Radio Maryja em 95% das vezes realiza um bom trabalho, mas resta 5%, que são apenas absurdos e asneiras. O que estaria irritando tanto o ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz? - "Além de importantes autoridades, apenas o político Rydzyk não trai. Isto não se encontra no incêndio", afirmou o ex-lider do Sindicato Solidariedade ao site de notícias Pardon. Como se sabe o Padre Rydzyk joga importante papel nas eleições polacas. Credita-se a seus pronunciamentos na Rádio Maria (de sua propriedade) a eleição dos políticos conservadores na Polônia, tendo virado as previsões de vitória da esquerda nas últimas eleições presidenciais com foi eleito o atual presidente Lech Kaczyński. Apesar de não ser candidato nas eleições parlamentares do próximo dia 22 de outubro, Wałęsa é ouvido diariamente pelos meios de comunicação da Polônia.

Polacos no Iraque

Na longa missão no Iraque muitos soldados polacos perderam a vida

Os soldados polacos se enfraquecem no Iraque? É a pergunta que o jornal “Tribuna” fez ao chefe do departamento de controle MON, general Piotr Makarewicz (piótr macarewiTch). Segundo ele, em vez de enviar os soldados para missões distantes, deveria-se deixa-los treinar na Polônia. O general critica o fato, de que as divisões polacas estacionadas no Iraque não têm possibilidade de realizar exercícios. Os soldados quase não disparam, a única ação em que se envolvem é ajuda e policiamento. Para Makarewicz, isto é muito mal para a formação de um soldado do exército e o resultado é que logo após voltarem do Iraque, os soldados entram de férias, ou são liberados pelos médicos.
A Polônia é junto com a Grã-Bretanha o país com o maior contingente de soldados no Iraque, depois dos Estados Unidos. Esta situação teve início com o ex-presidente Kwaśniewski (kvachnievsqui) e continuou com a mesma com Kaczyński (catchinhsqui). Os efeitos políticos e práticos desta presença só têm sido negativos, porque mesmo os Estados Unidos não têm facilitado as coisas para o parceiro europeu. A liberação do visto para cidadãos polacos viajarem aos Estados Unidos, apesar dos vários acenos, ainda não foi atendido. Assim, além da pergunta do jornal “Tribuna”, outra deveria ter sido feita: O que a Polônia ganha com a presença de soldados no Iraque?